De Vouzela às Termas de São Pedro do Sul (circular)

Photo ofDe Vouzela às Termas de São Pedro do Sul (circular) Photo ofDe Vouzela às Termas de São Pedro do Sul (circular) Photo ofDe Vouzela às Termas de São Pedro do Sul (circular)

3 hours
November 24, 2020
November 2020

near Vouzela, Viseu (Portugal)

Este percurso de ligação da Vila de Vouzela às Termas de São Pedro do Sul, bem perto da ponte do Pêgo, é um percurso simples e muito fácil de realizar mas de grande beleza paisagistica, para quem gosta de Rios e zonas verdes.
Com inicio junto à antiga estação dos caminhos de ferro, onde se encontra uma antiga locomotiva, o caminho segue pela linha por cima da ponte do Caminho de Ferro, deste loca e ex libris de Vouzela tem-se uma paisagem fantástica sobre esta Vila, mais à frente deixamos a linha e descemos novamente até Vouzela, ao lugar do Fonte da Nogueira, junto ao Rio Zela, atravessamos este Rio pela ponte em pedra e subimos pelo centro histórico atravessamos as Ruas de Vouzela e na saida da Vila viramos à esquerda e iniciamos a descida na direção do Rio Vouga, local conhecido pela Quinta do Valgode e é neste local que entramos na Estrada Romana, denominada "Estrada do Vau" esta estrada, ainda bem preservada e sempre paralela ao Rio Vouga, com uma paisagem do Rio magnifica, leva-nos até às Termas de São Pedro do Sul, este caminho por vezes e derivado às cheias do Rio encontra-se com bastante água.
A estrada Romana termina na estrada de alcatrão onde entramos e que nos leva às famosas Termas de SPS.
Aqui passamos pelo balneário da Rainha D.Amélia e seguimos junto à margem do Rio Vouga que atravessamos por duas vezes, mas é pela margem esquerda que seguimos para o lugar do Gerós, neste local subimos à Ecopista pela escadaria recentemente construida, perto da ponte do Pêgo, já na Ecopista viramos à direita e agora o caminho segue na direção de Vouzela
Sempre pela Ecopista, ora com terreno em terra batida, ora por alcatrão, o caminho não tem qualquer dificuldade até chegar a Vouzela onde iniciamos este percurso, muito fácil de realizar.
É um percurso curto mas com bastantes pontos de interesse, com destaque para a Vila de Vouzela e as Termas de São Pedro do Sul.

• Photo of Rijk J.
    Rijk J. Nov 27, 2020

Thanks for this description. Unfortunately still in confinement here. But as soon as it is safe ( and allowed) to travel again, I would consider this one.