De Vila Nova de Gaia ao Porto (Pelas ruas da Cidade)

Photo ofDe Vila Nova de Gaia ao Porto (Pelas ruas da Cidade) Photo ofDe Vila Nova de Gaia ao Porto (Pelas ruas da Cidade) Photo ofDe Vila Nova de Gaia ao Porto (Pelas ruas da Cidade)

October 26, 2019
October 2019

near Bandeira, Porto (Portugal)

A opção desta vez foi efetuar um percurso urbano pela sempre fantástica Cidade do Porto.
Com saída na estação de Caminhos de Ferro de General Torres, na Cidade de Vila Nova de Gaia, seguimos na direção do Mosteiro da Serra do Pilar, onde existe um miradouro com uma vista fabulosa com vista para o Rio Douro e da cidade do Porto, após as fotos, voltamos e inciamos a descida em direção ao Rio.
Ao chegar à margem do Rio, obrigatório visitar os vários cais e passagem em frente às diversas Caves do famoso Vinho do Porto, voltamos e passamos pelo tabuleiro debaixo da ponte D. Luis em direção ao Porto, entramos no Cais da Ribeira e seguimos em direção ao Palácio da Bolsa e da Igreja de São Francisco, esta Igreja, monumento histórico, foi a nossa escolha para uma visita prolongada.
Após visitar a Igreja e as suas catacumbas, seguimos para a Rua das Flores e daqui ao Pátio das Cardosas, subimos até à Sé do Porto, local de culto e muito turístico, descemos ao Museu de Via Sacra e regressamos até à estação de São Bento.
Da estação seguimos pela Rua 31 de janeiro e subimos à bem conhecida Rua Santa Catarina, desta rua descemos para os Aliados, onde se situa a Câmara Municipal, esta avenida merece uma paragem prolongada, foi também o local escolhido para o almoço. Após o almoço e as fotos da praxe seguimos agora para os Clérigos onde são muitos os pontos de interesse, passamos pela Igreja do Carmo, a Igreja das Carmelitas, a Casa Escondidinha, a Reitoria do Porto, claro, a Livraria Lello, lógico, a Torre dos Clérigos, o jardim da Praça de Lisboa, o edifício do Centro Português de Fotografia, passagem pelo Jardim da Cordoaria, são muitos e muitos pontos interessantes num curto espaço, só este local merece várias horas de visita.
Nós lá seguimos, agora para o Palácio de Cristal, atualmente denominado Super Bock Arena, e os seus famosos jardins exteriores e miradouros românticos com vista para o Douro, mais um lugar de excelência nesta Cidade do Porto.
Era hora de regressar, descemos à marginal do Rio, passamos pelo Palácio das Sereias e chegamos à marginal junto à Alfandega do Porto (Por coincidência estava a decorrer o Portugal Fashion Week ) e seguimos para a Estação de São Bento. A ideia era seguir pelo tabuleiro superior da Ponte D. Luis e terminar na Estação General Torres em Vila Nova de Gaia onde inciamos o percurso, mas o tempo era pouco e decidimos apanhar o comboio em São bento e seguir para casa.
Por vezes fazemos uns percursos urbanos, este, no Porto, é para repetir, foram mais de 20km e cerca de 9 horas a caminhar com muitos pontos de interesse.