Activity

De Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento)

Download

Trail photos

Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento) Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento) Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento)

Author

Trail stats

Distance
6.84 mi
Elevation gain
1,499 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,499 ft
Max elevation
1,549 ft
TrailRank 
85 5
Min elevation
432 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 13 minutes
Coordinates
961
Uploaded
April 7, 2019
Recorded
April 2019
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Regilde, Porto (Portugal)

Viewed 1638 times, downloaded 38 times

Trail photos

Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento) Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento) Photo ofDe Tagilde ao Santuário de S. Bento (reconhecimento)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular de reconhecimento para um percurso a realizar em Vizela;
- Este percurso foi desenvolvido de forma a permitir a passagem pela igreja de S. Salvador de Tagilde, o Santuário de S. Bento das Peras e margens do rio Vizela;
- Coincide, em diversos pontos, com o PR2 - Trilho do S. Bento;
- Por se tratar de um reconhecimento, contêm várias situações de indecisão assim como, na parte final, junto ao rio Vizela, optou-se por não se seguir pelo PR1 - Margens do Rio Vizela, até ao Parque das Termas, lugar já conhecido mas que, futuramente, também constará do traçado final.

__________________________________________________________________________________________

PR2 - TRILHO DE S. BENTO
Este percurso tem início na Zona Ribeirinha, junto ao Campo Municipal de MiniGolfe – Fonseca e Castro, na união de freguesias S. João S. Miguel, concelho de Vizela. É um itinerário montanhoso, cheio de património religioso, cultural e natural, repleto de paisagens sobre a cidade de Vizela. Reflecte a elevada biodiversidade de fauna e flora, onde é possível observar e ouvir, uma elevada diversidade de espécies.
O Parque das Termas é considerado o “pulmão” da cidade de Vizela, sendo um amplo e magnífico espaço natural. O Parque foi construído entre 1885 e 1886, tendo sido delineado e plantado pelo floricultor e horticultor José Marques Loureiro, custando na altura 4500$000 réis. Neste espaço, encontra-se uma vasta vegetação, sendo algumas das árvores, existentes, centenárias. O primeiro ponto de passagem será pela artéria principal da cidade, nomeadamente a Rua Dr. Abílio Torres. Nesta rua poderão ser admiradas casas com belas fachadas que demonstram a dinamização económica, que Vizela outrora possuía. Depois o percurso passa pela Praça da República, onde se poderá admirar um pequeno fontanário, mais conhecido por “Bica – Quente”. É no sub-solo desta praça, que nasce a água sulfurosa que cai na “Bica – Quente”. Uma curiosidade sobre este fontanário, é que segundo a lenda, quem meter o dedo nesta fonte, ficará, para sempre, prisioneiro de Vizela. Após percorrer alguns metros dentro da cidade, o percurso tornar-se mais montanhoso, percorrendo um trilho até ao Santuário de S. Bento que era usado antigamente pelos mais crentes e religiosos. No cimo do monte, a uma altitude de 454 metros, através do seu miradouro observa-se um dos mais belos panoramas de todo o concelho de Vizela. Temos ainda, a capela antiga data do século XVl e a mais recente foi aberta ao culto em Outubro de 1970. Além destas duas capelas, poder-se-á ainda admirar uma Cista Romana. Característica única deste local, são também os penedos pintados de branco que se apresentam por toda a encosta do monte, que significam o agradecimento dos devotos por graças concedidas. Depois da visita ao Santuário, o regresso é feito por outro trilho muito pouco movimentado, tornando o percurso circular.

Ficha Técnica
Localização do Percurso: Concelho de Vizela
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Carta Militar: n.º 99 e 85
Âmbito do Percurso: Paisagístico, ambiental, turístico e religioso
Distância Percorrida: 12,2 Km
Duração do Percurso: 4h
Grau de Dificuldade: Médio/Difícil
Cota Máxima Atingida: 454 mts

VIZELA
Vizela é uma cidade portuguesa no distrito de Braga, na região Norte de Portugal. O concelho foi criado em 24 de Maio de 1361, vindo a ser extinto em 3 de Fevereiro de 1408. Teve então a designação de Riba Vizela. Na região predomina a indústria têxtil, vestuário e calçado e possui um desenvolvido comércio. As empresas estão ligadas ao ramo têxtil, vestuário e calçado, cuja produção está direccionada, quase exclusivamente, para o mercado externo. Vizela está também associada à prática do termalismo, tendo sido este um legado deixado pelos povos romanos. Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, doenças de pele e reumatismos, o actual balneário termal foi construído em 1870. Para além da vertente termal, o concelho oferece outras atracções ao visitante, desde vários monumentos interessantes a belas paisagens e à possibilidade de praticar diversas actividades de lazer, como o remo, o ténis ou a pesca.

Waypoints

PictographBridge Altitude 433 ft
Photo ofPonte sobre o rio Vizela Photo ofPonte sobre o rio Vizela Photo ofPonte sobre o rio Vizela

Ponte sobre o rio Vizela

O rio Vizela é um rio português que nasce na Alto de Morgaír, na antiga freguesia de Gontim, concelho de Fafe, e é afluente do rio Ave. No seu percurso, na direção nordeste-sudoeste, banha sucessivamente os concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso. É neste rio que se encontra a barragem de Queimadela. A foz do Vizela, com margens entre as freguesias de Vila das Aves e Rebordões, converge na margem esquerda do rio Ave no concelho de Santo Tirso. Como nota importante na geografia deste rio, refira-se a curiosidade natural que se encontra logo a seguir à barragem de Queimadela: é ali que se encontram as Olas (ô). Por capricho da natureza, ali e no percurso de mais de cem metros, o rio desaparece debaixo de penedos enormes, para surgir logo adiante, rugindo de forma ameaçadora.

PictographReligious site Altitude 649 ft
Photo ofIgreja S. Salvador de Tagilde Photo ofIgreja S. Salvador de Tagilde Photo ofIgreja S. Salvador de Tagilde

Igreja S. Salvador de Tagilde

TRATADO DE ALIANÇA ANGLO-PORTUGUESA - S. Salvador de Tagilde, freguesia integrada no município de Vizela em 1998, distrito e diocese de Braga, dista cerca de 14 km da cidade. Foi nesta freguesia que, no séc. XIV se assinou o primeiro tratado de Aliança anglo-portuguesa entre o rei D. Fernando e o duque de Lencastre. Um obelisco junto da Igreja recorda a efeméride. Aparece como paróquia nas inquirições de 1258. Esta antiga freguesia foi abadia da apresentação do ordinário. O seu orago é São Salvador.

PictographReligious site Altitude 1,537 ft
Photo ofSantuário de S. Bento das Pêras Photo ofSantuário de S. Bento das Pêras Photo ofSantuário de S. Bento das Pêras

Santuário de S. Bento das Pêras

O Santuário de São Bento das Pêras, localizado no cimo do monte com a mesma designação, a 410 metros de altitude, é local de peregrinação de milhares de crentes. A festa religiosa em honra deste padroeiro de Vizela acontece a 11 de julho, com a realização da procissão e celebração da missa campal. É um agradável espaço de convívio popular. Há quem ainda procure o local para simplesmente desfrutar das magníficas vistas panorâmicas para o vale do rio Vizela.

PictographReligious site Altitude 534 ft
Photo ofCapela São Crau Photo ofCapela São Crau Photo ofCapela São Crau

Capela São Crau

PictographRiver Altitude 453 ft
Photo ofRio Vizela / Intersecção PR1 e PR2 Photo ofRio Vizela / Intersecção PR1 e PR2 Photo ofRio Vizela / Intersecção PR1 e PR2

Rio Vizela / Intersecção PR1 e PR2

PictographBridge Altitude 466 ft
Photo ofPonte Nova Photo ofPonte Nova Photo ofPonte Nova

Ponte Nova

Trata-se duma ponte singela, bonita, secular, de origem e estilo românico, com três arcos, estreita e único elo de ligação a unir as margens de Tagilde e Santo Adrião do concelho de Vizela. Interdita a veículos pesados, não deixa um carro passar pelo outro. Quem chegar primeiro entra no tabuleiro. O outro tem de esperar. Em baixo corre o rio Vizela... num dos trechos mais bonitos do seu percurso.

Comments  (4)

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 1, 2022

    I have followed this trail  View more

    Caminhada de reconhecimento que permitiu passar e conhecer pontos bem interessantes. Para regressar! Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 1, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Este reconhecimento permitiu, mais tarde, aqui voltar e realizar um percurso muito interessante.
    Boas caminhadas!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Mar 20, 2022

    I have followed this trail  View more

    É uma zona que proporciona soluções interessantes para caminhar. E do santuário de S. Bento temos vistas panorâmicas fabulosas. Abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Mar 21, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço!

You can or this trail