De São Miguel ao Funchal

March 8, 2015
March 2015

near Alcainça Grande, Lisboa (Portugal)

• Photo of Marçal Muralha
    Marçal Muralha Jul 5, 2015

O propósito desta partilha é dar a conhecer um novo e belo percurso pedestre "De São Miguel ao Funchal" situado nos territórios das uniões de freguesias da Malveira-Alcainça, Venda do Pinheiro-Santo Estêvão da Galés e Cheleiros-Igreja Nova, Concelho de Mafra.
    Existem três pontos possíveis de partida para este percurso pedestre: a Igreja de Alcainça, a Padaria Adelaide na Avessada e o Apeadeiro desactivado da linha do Oeste de Alcainça-Moinhos para o caso que queiram deslocar-se de comboio sendo para isso necessário que contactem a CP para uma paragem extraordinária.
    Uma das alternativas é começar o percurso pedestre junto à Igreja (séc. XII) de São Miguel de Alcainça (https://goo.gl/maps/tA2VC 38.91971377 -9.28985775) sendo eventualmente possível visitar à mesma e o estacionamento será no próprio adro.
    Começamos por subir em direcção a Alcainça Grande e deixando esta para trás, iremos circundar o Alto das Comeras.
    Mais tarde, atravessaremos a estrada nacional 116, que liga Mafra à Malveira, em direcção ao apeadeiro desactivado da CP, Alcainça-Moinhos, passando antes por uma antiga ponte sobre um ribeiro.
    Atravessando a linha do Oeste, começamos a subir em direcção à Quinta das Pegas por um antigo caminho carreteiro recentemente e arduamente reaberto (agradeço a simpatia do Sr. Ribeiro ter disponibilizado as máquinas para o efeito) e caminhando ao redor da Serra do Funchal passamos junto ao Picadeiro da Quinta do Brejo. Seguidamente chegamos às Quintas e a Avessada. Aqui e sendo já horas de comer qualquer coisa, vamos à Padaria/Café Adelaide (https://goo.gl/maps/9LC6b 38.91078783 -9.26131368) que coze a lenha uns maravilhosos e variados pães com leitão, azeitonas, alheira, entremeada, chouriço, torresmos normais ou picantes, bifana, queijo e fiambre, entre outros. Além de também das suas broas deliciosas, bebidas e cafés, por isso e para quem assim desejar, nem terá de levar o lanche habitual.
    Já reconfortados, retomamos a nossa caminhada onde passaremos ao lado do Picadeiro da Quinta da Anta em direcção ao cabeço do Funchal, onde subiremos aos 476m e de onde podemos usufruir de uma bela vista sobre a região.
    Descendo, passamos primeiro pelo vilarejo do Funchal, chegando seguidamente à povoação de Moinhos, não sem antes ter atravessado a sua passagem de nível da Linha do Oeste.
    Subindo ligeiramente, vamos contornando o Cabeço de Alcainça até finalmente chegar ao nosso ponto de partida, ou seja, a Igreja de Alcainça. smile emoticon
    Percurso Circular:
    - Grau de dificuldade: 3 (numa escala de 1 a 5)
    - Distância: cerca de 8 ou 14 Km pois é possível fazer só metade do percurso tanto do lado de Alcainça como da Avessada. O ponto de retorno é o