Activity

De Mafómedes à Senhora da Serra (2020)

Download

Trail photos

Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020) Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020) Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020)

Author

Trail stats

Distance
10.25 mi
Elevation gain
2,881 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,881 ft
Max elevation
4,629 ft
TrailRank 
84 4.8
Min elevation
2,517 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 34 minutes
Coordinates
2118
Uploaded
May 6, 2020
Recorded
May 2020
  • Rating

  •   4.8 4 Reviews

near Marao, Porto (Portugal)

Viewed 5488 times, downloaded 111 times

Trail photos

Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020) Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020) Photo ofDe Mafómedes à Senhora da Serra (2020)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

Em início de "desconfinamento", regresso com enorme satisfação a uma das zonas mais bonitas da Serra do Marão. Após dois meses longe das montanhas, nada melhor que esta belíssima região para um regresso ao que de melhor a natureza nos oferece.

- Trilho circular, sem marcações, que permite circundar o vale de Mafómedes pelas cumeeiras da serra do Marão, rodeados de paisagens panorâmicas de perder de vista;
- Decorre pelas encostas poente, sul e nascente, com passagem por vários pontos de referência deste maciço, entre a aldeia de Mafómedes (800 mts) e a Capela da Senhora da Serra (1416 mts);
- Misto de trilhos pedregosos, estradões de terra e caminhos de pé posto;
- Trilho com características difíceis, quer pelos declives a vencer assim como pela dificuldade acrescida dos caminhos, com muita pedra solta e rolante;
- Apresenta alguns declives bastante acentuados. Ao longo do trajeto, são também vários os troços que requerem atenção pois, se molhados, são muito escorregadios e irregulares;
- Este trilho é um percurso que requer alguma prática, pois percorrem-se caminhos que exigem capacidade e destreza física. A serra está maioritariamente coberta por vegetação rasteira, com poucas árvores, o que não dificulta a passagem pelos caminhos de pé posto. No entanto, no período estival devem ser tomadas medidas de protecção solar, assim como precaver-se com bastante água. Nos meses mais frios, a neve pode ser um impedimento para a progressão e, se chover, o vento e a neblina serão dificuldades muito acrescidas. Botas e bastões são essenciais;
- No seu todo, é um percurso fisicamente exigente mas deslumbrante. A Serra do Marão é um maciço imponente, com vistas de 360º e uma localização privilegiada entre o rio Douro e o alto Douro vinhateiro, as serras do Alvão e da Aboboreira e os vales adjacentes ao rio Tâmega. Este percurso proporciona uma experiência altamente recomendável para quem procura beleza natural, exigência física e paisagens de perder de vista!


__________________________________________________________________________________________


- SERRA DO MARÃO
A Serra do Marão é a sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1416 metros de altitude, 681 metros de proeminência topográfica e 59,9 km de isolamento topográfico. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para Trás os Montes e Alto Douro. No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o Observatório Astronómico do Marão. A sua presença confere ao clima do interior transmontano um caráter continental. Apresenta uma boa mancha vegetal. Embora sejam frequentes os incêndios de Verão, é essencialmente constituída por pinheiros. A vinha é a cultura dominante nas zonas habitadas das suas encostas meridionais. Geologicamente é composta ou por largas manchas xistosas ou graníticas, existindo na zona da localidade de Campanhó uma pequena bolsa calcária, que é explorada para fins agrícolas (para correcção da acidez dos solos). Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas da exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Constitui um obstáculo natural que atrasou de forma significativa o progresso do Interior Trasmontano até o século XIX. Contornado-o pelo Sul, a Linha do Douro afigurou-se a via mais rápida para ultrapassar o Marão desde a década de 1880, para onde convergiram outras vias férreas paralelas ao Marão, garantindo um fluxo de passageiros e mercadorias contínuo. Com a chegada da EN15, a situação pouco mudou, dadas as características de estrada de montanha sinuosa que esta representa ainda hoje. O IP4 foi a primeira rodovia a marcar de forma visível uma mudança no acesso entre Trás-os-Montes e o Litoral, mas devido ao seu traçado ainda o Marão constitui um perigoso ponto de passagem, somando acidentes entre Amarante e Vila Real. Em 2016 foi completado o prolongamento da A4 entre Amarante e a fronteira de Quintanilha (Bragança), denominada «Autoestrada Transmontana», incluindo o novo troço entre Amarante e Vila Real (alternativo ao IP4), o Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, o que permite percorrer este caminho de uma forma mais segura, tendo surgido como forma de evitar os acidentes que se sucediam, ano após ano, no IP4.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,593 ft
Photo ofMafómedes Photo ofMafómedes Photo ofMafómedes

Mafómedes

Mafómedes é uma aldeia com uma fantástica localização. O casario é de paredes de xisto e as coberturas são de telha cerâmica. O núcleo actual apresenta-se como há séculos, mas sendo a aldeia viva poderia ser pensado o contrário. Vive-se da criação de gado ovino e caprino e de uma agricultura familiar. Destaque para a presença de simpáticos cães da raça Podenga, aqui criados para venda a caçadores de todo o país. A aldeia de Mafómedes situa-se no concelho de Baião, na freguesia da Teixeira, em plena serra do Marão, a cerca de seis quilómetros de distância do centro da freguesia. É, ainda hoje, um dos lugares mais isolados do concelho de Baião, encaixado entre duas íngremes encostas da serra, muito próximo do pico. É um lugar lindo, venturoso, mágico e com um lindíssimo rio. Nesta pequena aldeia, habitam cerca de 30 habitantes, a maioria das pessoas são idosos, que desde muito novos se dedicam à pastorícia e a uma agricultura de subsistência, com base em técnicas ancestrais. Poderá encontrar uma diversidade de vegetação autóctone, designadamente, o carvalho, os fetos, o castanheiro e as mimosas, que nestas paragens chegam a atingir dezena de metros. Não sendo uma espécie autóctone e por ser resistente em todos os tipos de solos e climas, o seu crescimento impede o desenvolvimento de espécies de árvores locais. A carqueja também predomina. O gado existente em maior número por estas paragens é o caprino. Em regime de pastorícia livre e aberto, os animais “não são deixados à sua sorte”. Acompanhados por pastores durante o dia inteiro, alimentam-se livremente na encosta íngreme e regressam ao fim do dia à aldeia. Excelentes exemplares de cabra Galega (não se deixem enganar pelo nome, são de facto portuguesas) criam-se, como já indicado, em liberdade, com uma alimentação totalmente natural à base de ervas, de carqueja e sem nenhum tipo de suplemento. Estes animais têm uma alta capacidade de adaptação ao meio e uma elevada resistência às doenças, são portanto duros e robustos como o espaço envolvente. Estes animais aproveitam os pastos duros e vegetais arbustivos, têm uma alta percentagem de partos duplos e triplos e o seu leite serve para consumo ou para ser transformado em requeijão.

PictographBridge Altitude 2,521 ft
Photo ofPonte sobre rio Teixeira Photo ofPonte sobre rio Teixeira Photo ofPonte sobre rio Teixeira

Ponte sobre rio Teixeira

O rio Teixeira é um pequeno rio que nasce na serra do Marão e é um afluente da margem direita do rio Douro. No concelho de Mesão Frio e a cerca de 500 metros da sede do concelho existe uma praia fluvial no mesmo rio.

PictographPanorama Altitude 3,685 ft
Photo ofPanorâmica de Mafómedes Photo ofPanorâmica de Mafómedes Photo ofPanorâmica de Mafómedes

Panorâmica de Mafómedes

PictographWaypoint Altitude 4,014 ft
Photo ofGerador elétrico dos Seixinhos Photo ofGerador elétrico dos Seixinhos Photo ofGerador elétrico dos Seixinhos

Gerador elétrico dos Seixinhos

PictographSummit Altitude 4,195 ft
Photo ofVértice geodésico dos Seixinhos Photo ofVértice geodésico dos Seixinhos Photo ofVértice geodésico dos Seixinhos

Vértice geodésico dos Seixinhos

Um vértice geodésico (também popularmente chamado "talefe" ou "telefo" em Portugal, e "pinoco" no Norte de Portugal, ou ainda "bolembreano", nome dado em Portugal às construções de forma tronco-cónica da rede de 2.ª e 3.ª ordem) é um sinal que indica uma posição cartográfica exata e que forma parte de uma rede de triangulação com outros vértices geodésicos. São habitualmente escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão desimpedida para outros vértices.

PictographPanorama Altitude 3,972 ft
Photo ofPanorâmica da nascente do rio Teixeira (quedas de água) Photo ofPanorâmica da nascente do rio Teixeira (quedas de água) Photo ofPanorâmica da nascente do rio Teixeira (quedas de água)

Panorâmica da nascente do rio Teixeira (quedas de água)

PictographPanorama Altitude 4,216 ft
Photo ofMiradouro Photo ofMiradouro Photo ofMiradouro

Miradouro

PictographPanorama Altitude 4,570 ft
Photo ofFraga da Ermida (miradouro) Photo ofFraga da Ermida (miradouro) Photo ofFraga da Ermida (miradouro)

Fraga da Ermida (miradouro)

A Fraga da Ermida é um dos mais belos locais da serra do Marão, não só pela sua apaixonante envolvente, mas porque dali é possível assistir ao maravilhoso nascer e pôr do sol.

PictographWaypoint Altitude 4,575 ft
Photo ofEmissor do Marão Photo ofEmissor do Marão Photo ofEmissor do Marão

Emissor do Marão

PictographSummit Altitude 4,630 ft
Photo ofVértice geodésico do Marão (1416 mts) Photo ofVértice geodésico do Marão (1416 mts) Photo ofVértice geodésico do Marão (1416 mts)

Vértice geodésico do Marão (1416 mts)

PictographReligious site Altitude 4,595 ft
Photo ofCapela da Senhora da Serra Photo ofCapela da Senhora da Serra Photo ofCapela da Senhora da Serra

Capela da Senhora da Serra

Também designada por Capela de Nossa Senhora do Marão. Fica situada no Pico da Serra do Marão, no limite dos distritos do Porto e de Vila Real e é um extraordinário miradouro. Nesta Capela celebra-se no 2ª domingo de Julho a romaria da Senhora da Serra, uma das mais típicas e antigas festividades da região. Este local, também marcado pela presença das instalações do emissor de comunicações do Marão, é ponto de passagem obrigatório para diversas provas de trail running e de BTT.

PictographMine Altitude 3,871 ft
Photo ofMinas do Teixo Photo ofMinas do Teixo Photo ofMinas do Teixo

Minas do Teixo

A mina do Teixo situa-se na serra do Marão, na colina que forma o maciço central da Serra, encimada pelos vértices geodésicos do Marão - Penedo Ruivo e Chorido. Conhecidas por minas do Teixo ou minas de Penedo Ruivo, encontram-se numa área limite entre dois concelhos: Amarante e Baião. Explorada essencialmente para a obtenção de estanho, teve atividades laborais desde a época romana, que se poderá compreender devido à grande romanização da área em questão, podendo o ouro ter sido a sua busca original, sendo que a laboração principal foi entre 1940-1968, quando para além da extração de cassiterite, se extraiu também columbite/tantalite. Porem, em Janeiro de 1968 a laboração na mina Penedo Ruivo parou, e houve um pedido de rescisão de contrato para as concessões de Penedo Ruivo e Fraga de Chão de Moiro a 6 de Janeiro de 1968, que passa novamente para a Sociedade Mineira de Penedo Ruivo, Lda. A 31 de Agosto de 1988 a mina de Penedo Ruivo é declarada abandonada.

PictographPanorama Altitude 3,828 ft
Photo ofPanorâmica (vale de Amarante) Photo ofPanorâmica (vale de Amarante) Photo ofPanorâmica (vale de Amarante)

Panorâmica (vale de Amarante)

PictographMountain hut Altitude 2,632 ft
Photo ofAlbergue de Natureza de Mafómedes Photo ofAlbergue de Natureza de Mafómedes Photo ofAlbergue de Natureza de Mafómedes

Albergue de Natureza de Mafómedes

Localizada na serra do Marão, em plena comunhão com a natureza, a casa da comunidade de Mafómedes e de apoio à observação da natureza transformou a antiga escola primária local num espaço funcional e confortável, pronto para acolher os turistas mais exigentes.

Comments  (8)

  • Photo of Bermuda Rover
    Bermuda Rover Nov 14, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Another excellent trail from João, that I enjoyed completing as a solo hike.

    This trail deserves the rating of 'difficult' as it includes some very steep sections with rocky footpaths. This is particularly the case with the first 3.5km which climbs from 800m to 1,270m. The ascents are all in the first 9.5km, making the final 7km comparably easier. This is not a casual walk in nature - the route requires a good level of fitness to achieve it.

    I approached the trail with the mindset of it being a workout and I completed it in 5 hours, but this was maintaining a strong pace throughout. A more leisurely pace would obviously take longer.

    My full review of the trail can be found at https://bermudarover.wordpress.com/2020/11/14/above-the-clouds-on-the-serra-do-marao/

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 15, 2020

    Thanks, Craig, for the comment and review of the trail.
    This is one of my favorite trails, to which I return with some frequency, so I am really pleased to know that you have traveled and enjoyed it.
    It is physically demanding but the landscapes are well worth the effort.
    Continuation of excellent adventures in nature.
    Greetings!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Nov 26, 2021

    I have followed this trail  View more

    Um trilho clássico do Marão ao qual gosto de regressar sazonalmente. Boas caminhadas.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Dec 8, 2021

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Concordo totalmente. Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 15, 2022

    I have followed this trail  View more

    Este é dos trilhos mais fantásticos da serra do Marão. O percurso é duro, fisicamente exigente mas vale absolutamente a pena ser percorrido. E Mafómedes é uma pequena aldeia isolada num vale lindíssimo, aninhada no sopé da serra. Uma delicia! Muito bom, mesmo. Altamente recomendado!! Grande abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 17, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Também é dos trilhos que mais gosto de percorrer na serra do Marão. Abraço!

  • Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Apr 26, 2024

    I have followed this trail  verified  View more

    Olá boa noite João, ontem foi a vez de fazer este duro percurso, mas um verdadeiro jardim, realmente paisagens de perder de vista,valeu todo esforço e suor, foi fantástico, os caminhos estão bons,não há árvores devido aos incêndios mas valeu a pena,se bem que ainda apanhei nevoeiro nos Seixinhos, mas depois apareceu o sol. Abraço, continuação de óptimas caminhadas.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 26, 2024

    Viva, Fernando! Este é um trilho que já percorri várias vezes e com frequência a ele retorno. Sobretudo na primavera, as encostas sobre o vale de Mafómedes ficam deslumbrantes. É um trilho duro, com uma boa altimetria mas cuja beleza compensa todo o esforço pois as vistas panorâmicas são qualquer coisa!! Obrigado pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço e continuação de ótimas caminhadas!

You can or this trail