GR 50 - Etapa 8 e 9 - De Lindoso a Germil

June 21, 2020
June 2020

near Lindoso, Viana do Castelo (Portugal)

GR 50 - com a Desvios
5 etapa (etapa 8 e 9 oficiais) Lindoso - > Germil.
Com início no Lindoso, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Ponte da Barca e situa-se numa das vertentes da serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A aldeia foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX.
Iniciamos no fabuloso e mágico Castelo de Lindoso, sobranceiro a terras de Espanha, em posição dominante na serra Amarela. Mesmo não tendo estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas novidades técnicas e arquitetónicas que ensaiou, à época, no país.
Pelas encostas da Serra Amarela, viradas a norte, desfrutamos das magníficas vistas sobre o vale do Rio Lima, a Serra do Soajo, várias zonas da Serra da Peneda, algumas montanhas em território espanhol e a albufeira da Barragem do Alto Lindoso.
As ruínas da Branda de Bilhares são mais um testemunho do que foi a implantação das populações nestas serras.
Segui-se a descida por um caminho em calçada até à Ermida, ladeado por vários lameiros.
A povoação da Ermida, com o seu típico casario em pedra, espigueiros, fontes, calçadas, a igreja e o cenário de campos cultivados em socalcos.
Descemos depois o vale da Ribeira de Carcerelha, pela estrada em calçada até ao Poço Negro.
Já com a povoação de Germil à vista deparamo-nos com um interessante exemplar de calçada, que as gentes da região criaram ao longo dos tempos para as apoiar nas suas actividades de criação de gado. Além de ter uma estética bastante própria e estar relativamente bem conservada, a Calçada de Germil oferece uma panorâmica invulgar.
Assuntos de interesse:
- Castelo e Espigueiros de Lindoso
- Branda de Bilhares
- Ermida
- Poço Negro
- Cascatas
- Germil
Informações Técnicas:
Tipo de percurso: Linear.
Meio: Rural, Natural e Paisagístico
Distância: aprox. 20 Km
Duração aproximada: 5 a 7 horas.