De leonte às fichinhas

June 6, 2021
June 2021

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Mais um otimo trilho até a uma das zonas mais impressionantes do Gerês. Seguimos a sugestão de trilho dos celitos da montanha adaptando ligeiramente para ter um percurso mais simples.
Começamos em Leonte, subindo sempre ate à Lomba de Pau, passando pelo Vidoal, Cha da Freza e Cha da fonte. Aqui vimos uma manada de vacas ainda com algums vitelos bem pequenos.
Descemos depois até ao prado do conho onde almoçamos à sombra de carvalhos naquele que é um dos locais mais bonitos do Gerês.
Começamos depois a parte circular do percurso, descendo até ao porto das vacas, seguindo depois em direção às portas ruivas. Mas a meio do peecursos viramos de novo à direita e começamos a descer até à impressionante junção de dois vales, onde ficam as fichinhas, e que fica rodeado pela portas ruivas, velas brancas e pelas sombrosas.
Depois foi só subir de novo ao conho e regressar pelo mesmo caminho.
Pelo meio ainda conseguimos ver umas cabras a subir por um encosta bem ingreme.