De Leonte ao Vidoal, Alto do Vale da Teixeira e Prado do Conho

Photo ofDe Leonte ao Vidoal, Alto do Vale da Teixeira e Prado do Conho Photo ofDe Leonte ao Vidoal, Alto do Vale da Teixeira e Prado do Conho Photo ofDe Leonte ao Vidoal, Alto do Vale da Teixeira e Prado do Conho

1995
October 14, 2021
October 2021

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Num dia de Outono a saber a final de Verão, começamos em Leonte com o objetivo de fazer 20Km de Leonte a Cantarelo, Fechinas e Mourô. A subida inicial até ao prado do Vidoal foi mais simples do que estava à espera (para quem esteve parado tanto tempo). Ao chegar ao prado, somos saudados por um jardim lindíssimo e um descanso para contemplar. Continuamos para o alto do vale da Teixeira e foi nesse trajeto que as pernas se queixaram. Tanto tempo parado, conduziu a uma dor estranha e que tinha aparecido na semana que terminava... Decidi continuar até perceber onde deveria parar. Depois de mais uma subida e mais uma descida, o caminho levou-nos até ao Prado do Conho. Paisagem idílica (como são todos os prados do Gerês) e o fim de linha para mim. A dor não passava e estava somente a 1/3 do caminho. Decidi que deveria voltar para não atrasar os restantes 3 caminheiros :). Voltaria sozinho pelo mesmo caminho (algo que já tinha feito em 3 ocasiões pelo que não me senti desconfortável em fazê-lo sozinho). Os 5 Kms de regresso, sozinho no Gerês, foram completamente surreais. Vi-me isolado, sozinho e sem ninguém à vista durante todo o trajeto. Adorei a experiência e gastei o tempo a fazer a viagem sem pressa, a aproveitar para levantar a cara e apreciar as vistas lindíssimas. De regresso a Leonte, restava-me esperar 3.5h pelo regresso dos restantes. Combinamos ir buscá-los de carro ao fim do trilho de montanha (ainda teriam +3 kms de asfalto até Leonte). Num momento serendipitoso, no regresso da Portela do Homem, encontro-os no momento em que acabam o trilho. A experiência da descida final tinha-os marcado :) "Ainda bem que não passaste por esta parte", diziam. Senti que perdi tudo o resto... mas o Gerês estará sempre lá para voltar.