De Celas às Minas dos carris

September 24, 2023
September 2023

near Sela, Vila Real (Portugal)

Começamos perto de Celas, por uma subida (algo fechada no início) até à Cabana de Biduiças. Aí perto vimos os primeiros cavalos do Gerês do dia. Eram muitos e com várias cores. Continuamos a subir até chegarmos ao curral da matança e depois aos prados da lamalonga. Daí viramos à direita até avistar as construções da Lavaria das minas. O enquadramento é espetacular, as antigas instalações, as represas ja destruídas a uma vista fantástica da lamalonga.
Um pouco mais em cima ficam as minas do carris e a represa. Cobtinuamos no trilho para a nevosa mas antes de lá chegar e como já era tarde, começamos a descer em direção ao curral das negras. Aí tivemos de fazer um pouco corta mato pois o trilho nem sempre é visivel e muitas vezes está impedido. Mas com esforço sempre lá chegamos.
O curral das negras está num sitio fenomenal com vista para a escarpa das minas. Lanchamos por lá tendo por companhia um solitária vaca do Gerês.
Depois foi só voltar para trás.