De Aveiro a Cacia, pelos Passadiços da Ria (Aveiro)

Photo ofDe Aveiro a Cacia, pelos Passadiços da Ria (Aveiro) Photo ofDe Aveiro a Cacia, pelos Passadiços da Ria (Aveiro) Photo ofDe Aveiro a Cacia, pelos Passadiços da Ria (Aveiro)

6 hours one minute
March 7, 2020
March 2020

near Aveiro, Aveiro (Portugal)

Percurso com início no Parque dos Remadores Olímpicos em Aveiro, junto ao Canal de São Roque, e final junto à EN 109 em Cacia.
Depois dos primeiros metros junto ao canal, passa-se sob a Auto-Estrada A25, e segue-se paralelo a esta, até à Rua de Santa Luzia, onde não existe passeio, o que obriga a algum cuidado suplementar com o trânsito automóvel, durante cerca de 500 metros, até ao local de início dos passadiços.
Esta é a parte mais agradável do trajecto, e bastante utilizada por caminhantes, ciclistas, corredores e outros amantes da natureza.
Perto do Km 8,7, existe uma roulotte, com bar, comida, e várias mesas para poder tomar uma refeição ou beber um café.
Nos quilómetros seguintes, depois do final dos passadiços, o percurso segue num estradão paralelo ao canal. Sensivelmente nesta zona, notámos a corrente a aumentar, e as águas a subirem.
No trajecto de regresso, já encontrámos todos os canais cheios de água o que dá outra beleza à Ria.
Caso possam optar, recomendo fazerem o percurso durante a Preia-Mar, e tragam uns os binóculos, pois é um bom local para observação de aves, mas que não se aproximam muito, pois existe muita gente ao longo do trajecto.

Outros percursos que fiz na Região:
Regoufe - Drave - Regoufe (PR14 Aldeia Mágica - Arouca) (09-Maio-2015)
PR3 (Oliveira de Frades) - Rota dos Cabeços - 25-04-2018
Cascata da Cabreia e Minas do Braçal - PR 2.3 SVV (02-12-2018)
Trilho dos Três Rios (PR2 Albergaria-a-Velha)
De Aveiro a Cacia, pelos Passadiços da Ria
Bioria - Estarreja [Percurso de Salreu + Percurso do Jardim + Percurso do Bocage (parte)]
Lagoas de Mira (Barrinha, Lagoa e Praia de Mira)
PR1 MRT (Percurso pedestre das Quedas de Água de Paredes) (Mortágua)
PR2 MRT – Percurso Pedestre da Fraga (Mortágua)
Rota dos Rios e Levadas (PR1) + Rota do Gaia (PR2) (parcial) (Oliveira de Frades)
Rota dos Caminhos com Alma (PR4 - Oliveira de Frades)
Serra do Caramulo - Rota das Cruzes (PR3 TND) + Rota dos Caleiros (PR4 TND) - Tondela
Areinho - Espiunca (Arouca) (Passadiços do Paiva)

PictographBridge Altitude 197 ft

PictographBridge Altitude 186 ft

• Photo of mtbbotellines
    mtbbotellines Aug 24, 2022

Ruta sencilla y bien señalizada en el entorno de Aveiro

• Photo of migueleloi
    migueleloi Aug 24, 2022

Gracias mtbbotellines.
    Saludos

• Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 20, 2024

Bonita ruta por los alrededores de Aveiro. Muy buenas fotos y explicaciones. Un fuerte abrazo.