De Armação de Pêra à Praia dos Salgados (circular)

Photo ofDe Armação de Pêra à Praia dos Salgados (circular) Photo ofDe Armação de Pêra à Praia dos Salgados (circular) Photo ofDe Armação de Pêra à Praia dos Salgados (circular)

July 14, 2017
July 2017

near Armação de Pêra, Faro (Portugal)

Sendo um percurso circular pode-se iniciar em qualquer dos locais do percurso.
Optei por iniciar junto à estrada perto da CGD em Armação de Pêra, segui esta estrada até à rotunda do Parque de Campismo de Armação, na rotunda viramos à direita pela estrada a contornar o Parque em direção à praia, apanhamos a estrada interna de ligação a Alcantarilha que faz parte da Ciclovia do Algarve para rapidamente sairmos à direita por trilho em terra no meio dos terrenos agrícolas. Através de um pontão em madeira atravessamos a Ribeira de Alcantarilha e viramos à esquerda até encontrarmos a estrada em alcatrão, neste troço ainda é possível ver rebanhos de cabras e ovelhas a pastar nos campos existentes.
Após chegar à estrada em alcatrão viramos à direita em direção à Praia Grande de Pêra entramos nos passadiços em madeira passagem junto à Lagoa dos Salgados, onde se podem ver ainda muitas espécies de aves, de salientar que neste local existe um observatório de aves construído junto à Lagoa, estes passadiços terminam na Praia dos Salgados.
Após chegar à Praia dos Salgados e como opto sempre por fazer percursos circulares, segui sempre junto ao mar através da Praia Grande de Pêra até chegar à praia de Armação, aqui apanhei o caminho em direção à Fortaleza de Armação, passagem pela igreja local até onde iniciamos o percurso.
Percurso para passear em tempo de férias, é um percurso simples e fácil que pode ser realizado por todos, ter atenção na Praia dos Salgados ao passar as águas da Lagoa dos Salgados pode ter que molhar os pés.
Aconselho sempre ao uso de chapéu e garrafa de água obrigatória, uma vez que este percurso tem bastante exposição solar, como de resto se compreende sendo um percurso de praia.