Daniela - Praia Brava

December 18, 2016
December 2016

near Daniela, Santa Catarina (Brazil)

Trilha entre as praias de Daniela e Praia Brava no norte da Ilha de Florianópolis. Este caminho faz parte de um projeto de volta a Ilha, que será realizado em etapas. Primeiramente, não temos tempo hábil para realizar a volta na Ilha em dias seguidos, desta forma vamos fazendo os trajetos em datas pré-fixadas e esperamos um dia realizar a volta completa a ilha sem intervalos. Começamos a trilha na Daniela, próximo a foz do Rio Ratones, do outro lado do rio tem-se Sambaqui e avista-se as Ilhas de Ratones grande e pequena, bem próximas da costa, mais adiante perto do continente a Ilha de Anhatomirim. Saímos pela manhã perto das 8h30 e chegamos ao destino as 17h, paradas para lanches, hidratação e descanso, que não são computados no trajeto. Percorremos toda a extensão da Praia da Daniela e pegamos a trilha para a Praia do Forte, atravessamos toda a Praia até a subida para o Forte de São José da Ponta Grossa e chegamos na rua geral, até final da descida, e entramos para a Praia de Jurerê Internacional, caminhamos por toda à Praia até Jurerê velho ou Tradicional, aproximadamente 3,2 Km. O dia estava nublado, havia chovido e o sol foi abrindo devagar e espaçado, desta maneira demos uma bobeira, esquecemos o protetor solar e as camisetas não foram suficientes para a proteção adequada, e ficamos bem queimados, então, não esqueçam, mesmo com tempo nublado e com cara de chuva, muito protetor solar no corpo. Passamos pelas prainhas de Canajurê pelos costões e chegamos até a Ponta do Morretes, onde caminhou-se pelas pedras até subida de pequena trilha e saída na praia de Canajurê, caminhamos por todas as Praias de: Canajurê, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus. No final da Praia de Cachoeira, antes do manguezal, vai-se para à direita e atravessa-se uma pequena ponte até uma rua, que dará acesso a Avenida principal, Luiz Boiteux Piazza, onde caminha-se até entrada do Hotel Costa Norte (para carros rua contramão), vai-se em direção ao Hotel, ultrapassando o mesmo, mais a frente passa-se as Marinas e chega-se em uma pequena praçinha, já na Praia de Ponta das canas. Entra-se para a praia e caminha-se até seu costão. Nos costões à direita existe a entrada das trilhas para o Morro de Ponta das canas, uma trilha gostosa de caminhar, com apenas um lodaçal como o maior entrave do caminho, passando pela Ponta da Laje e chegando no costão esquerdo da linda Praia da Lagoinha. Após este trajeto caminha-se por toda extensão da praia e segue-se para a rua principal, passando ao lado do rio, atravessando a Ponte e subindo escadaria de pedra à esquerda até a Rua Cônego Valmor Castro, e indo até o seu final. Nesta parte começa a Trilha do Morro do Rapa, Trilha do Churão até a Praia Brava, Esta trilha está bem sinalizada com placas de informações, pequenas placas de distância à percorrer e pequenos postes de indicação de trajeto. São 2,8 Km até a avenida de acesso à Praia Brava, Avenida do Sol. Quando da chegada a esta avenida, é só descer até Av. Tom T. Wildi, e seguir à esquerda até seu final, e acessar a praia com facilidade. Este foi o final da trilha, com um bom descanso e um mergulho no mar. Um detalhe é que este caminho seria mais facil caso fosse feito ao contrário, pois após todo tempo de percusso, a trilha do Morro do Rapa se torna muita cansativa, então seria muito mais fácil começar fazendo esta trilha e terminar caminhando no plano da Praia da Daniela. Próxima caminhada com sapatos ou botas próprias para Trekking serão utilizadas.

Foz do Rio Ratones

Costão Ponta das canas

Prainha

Trilha Morro Ponta das canas

Trilha morro de Ponta das canas