Da Malveira a Fontelas... Á descoberta de trilhos perdidos!

Photo ofDa Malveira a Fontelas... Á descoberta de trilhos perdidos! Photo ofDa Malveira a Fontelas... Á descoberta de trilhos perdidos! Photo ofDa Malveira a Fontelas... Á descoberta de trilhos perdidos!

March 4, 2018
March 2018

near Malveira, Lisboa (Portugal)

Trilho "selvagem", em dia de temporal, onde houve muita chuva, vento, adrenalina, e no final, aquele cansaço saboroso!!!
Inicio na vila da Malveira, numa zona com bastante estacionamento, e que nos leva logo a abraçar a floresta...
Trilhamos caminhos já conhecidos, passando pela mítica Serra da Atalaia, ponto mais alto do Concelho de Mafra (431m)... Após o Alto da Urzeira lá fomos à descoberta de novos trilhos, passando por Montemuro, Carcavelos (Lousa), até chegar-mos à Serra de Fontelas...
Entramos no Parque Eólico Sardinha III, onde encontramos marcações de vários trilhos locais, dos quais o "Caminho da Missa" e o "Trilho do Tufo", dois trilhos fantásticos que seguimos parcialmente...
Foi já no ponto mais distante da nossa aventura que o céu "nos caiu" em cima, numa chuvada intensa de hora e meia, que nos levou a acelerar o passo, e a deixar as fotografias para outra altura... Ainda assim, registo pela passagem a Lousa, e aos Casais do Forno, onde a chuva nos deu um pouco de tréguas...
Voltamos a "casa" passando pela Venda do Pinheiro, e circundando o sopé da Serra da Atalaia, por onde tínhamos passado de manhã...
Finalmente no ponto de chegada/ partida, com pouco mais de 23Kms nas pernas, molhadíssimos, mas com aquele sentimento de "missão cumprida", que só sente quem chega ao fim de grandes caminhadas, sabendo que foi, não o fim, mas o inico do próximo trilho...