Activity

Da Batalha a Fátima, evitando estrada sem passeio ou berma larga.

Download

Trail photos

Photo ofDa Batalha a Fátima, evitando estrada sem passeio ou berma larga.

Author

Trail stats

Distance
10.3 mi
Elevation gain
1,270 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
407 ft
Max elevation
1,454 ft
TrailRank 
24
Min elevation
387 ft
Trail type
One Way
Moving time
3 hours 42 minutes
Time
3 hours 51 minutes
Coordinates
2965
Uploaded
May 12, 2024
Recorded
May 2024
Share

near Batalha, Leiria (Portugal)

Viewed 53 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofDa Batalha a Fátima, evitando estrada sem passeio ou berma larga.

Itinerary description

Desde a Batalha ao alto do Celeiro sobe-se sempre por um passeio construído há pouco. Ainda que o ruído e poluição automóvel sejam incomodativos, esta é a solução mais curta e rápida para atingir este ponto.
A seguir à "Pérola do Fetal" tomámos um caminho à esquerda que sobe até uma pedreira e depois desce, retomando a N-356 já depois da curva perigosa que antecede o cruzamento com a estrada das Cortes. Com este pequeno desvio, que não acrescenta mais de 100 m ao percurso, evita-se ko perigo da estrada sem bermas e curvas sem visibilidade. Daqui até ao Reguengo há passeio largo do lado direito da estrada.
Depois de um cafezinho, deixamos o Reguengo em direção à N-356 mas, logo que nesta entramos, saímos pelo pouco conhecido "Caminho dos Peregrinos" que nos leva até ao Alto do Reguengo entre carrascos e moitas e com belas paisagens à nossa direita.
A Estrada dos Vales (estradão de terra batida coberto de tout-venant) leva-nos até ao Vale de Ourém. Contrariamos a sinalização e cortamos à direita pela Estrada do Barreiro, depois a da Cavadinha, atravessamos a direito a estrada de São Mamede (Estrada das Milheirices) seguindo por uma travessa sem nome para a Estrada do Cemitério. Vamos à direita uns 50 m e logo cortamos à esquerda. Entramos na floresta e dela só saímos quando faltarem 2,5 para Fátima. Estes caminhos da floresta, por serem pouco utilizados, podem ter erva alta e mesmo silvas. No entanto, para mim, são bem mais agradáveis que as estradas de asfalto. A existência da A1 corta-nos a possibilidade de seguir pelos pinhais, obrigando a que sigamos pela N-356 o resto do caminho.

Waypoints

PictographReligious site Altitude 1,326 ft
Photo ofBasílica da Santíssima Trindade

Basílica da Santíssima Trindade

Comments

    You can or this trail