Activity

Da Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia)

Download

Trail photos

Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia) Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia) Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia)

Author

Trail stats

Distance
12.1 mi
Elevation gain
568 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
387 ft
Max elevation
275 ft
TrailRank 
66 5
Min elevation
10 ft
Trail type
One Way
Time
5 hours 43 minutes
Coordinates
1412
Uploaded
September 8, 2019
Recorded
September 2019
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Mira, Porto (Portugal)

Viewed 1043 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia) Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia) Photo ofDa Aguda até ao Porto (pelos passadiços das praias de Gaia)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

2ª edição, com o grupo "Pés no Chão"
1ª edição, em 31/07/2019

- Trilho linear, sem marcações, com início na praia da Aguda (junto ao Mercado Peixe), e fim no Passeio das Virtudes, no Porto;
- Este trilho desenvolve-se, primeiro, pelos passadiços das praias de Gaia, e posteriormente ao longo da marginal do rio Douro, entre a praia do Cabedelo e a ribeira de Gaia, atravessando-se a seguir a ponte D. Luís, cais da Ribeira do Porto e subida até ao Passeio das Virtudes, via escadaria de S. Bento da Vitória;
- Considerei este percurso de dificuldade técnica moderada exclusivamente pela distância percorrida, pois o trajeto é acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade. Apenas há que adequar a distância a percorrer;

Waypoints

Photo ofCapela do Senhor da Pedra Photo ofCapela do Senhor da Pedra Photo ofCapela do Senhor da Pedra

Capela do Senhor da Pedra

A capela do Senhor da Pedra situa-se na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta capela foi construída em 1686 sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um Altar-mor. É considerada um local de culto e peregrinação. De acordo com um dos painéis pensa-se que a capela inicialmente recebia cultos pagãos dos povos pré-cristãos, de caráter naturalista cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo sido posteriormente convertida ao Cristianismo. Diz a tradição que a capela do Senhor da Pedra ora pertence ao mar como à terra. Vista do mar é, sem dúvida, um ponto de referência para os pescadores. Anualmente é visitada por centenas de pessoas que são atraídas pela sua “magia” sendo conhecida também por “casa dos milagres”. Os antigos acreditam que a imagem de Cristo terá ido ali parar vinda do mar. “Que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”. Daí o seu nome “Senhor da Pedra”. Dizem que esta é a única igreja virada de costas para o mar. Existem relatos estranhos sobre visitas à capela e é sabido por todos os habitantes que as suas traseiras são palco de bruxarias e feitiçarias. Lenda da Capela do Senhor da Pedra: Reza a lenda que quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, era frequente aparecerem sobre os rochedos junto ao mar um certa luz. Todas as noites essa mesma luz misteriosa reaparecia fazendo os habitantes acreditar que seria um sinal do Céu. Por este motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir a capela no sítio onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar. Nesse rochedo, atrás da capela, existe incrustada uma marca semelhante a uma pegada de boi. Os habitantes desta terra acreditam ser de um boi bento (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura) que por ali passara.

PictographPanorama Altitude 43 ft
Photo ofReserva Natural Local do Estuário do Douro Photo ofReserva Natural Local do Estuário do Douro Photo ofReserva Natural Local do Estuário do Douro

Reserva Natural Local do Estuário do Douro

O Estuário do Douro, situado entre as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia tem uma extensão de cerca de 20 hectares, englobando a Baia de São Paio (frente do estuário) e a zona arenosa do Cabedelo (parte final do estuário). Dada a sua localização, é um dos melhores locais existentes nesta região para a observação de aves designadamente as espécies migratórias e limícolas. Actualmente denominada Reserva Natural Local do Estuário do Douro, a zona em causa, inicia-se na margem sul do Rio Douro, na zona da Afurada, e termina na zona arenosa do Cabedelo. É precisamente nesta última zona que se concentram, quer em variedade, quer em quantidade, o maior número de aves. As gaivotas como o guincho-comum, a gaivota-d’asa-escura e a gaivota-argêntea, bem assim como algumas limícolas das quais se destaca o maçarico-das-rochas, são as espécies mais abundantes e que aqui podem ser vistas durante todo o ano. Além destas, muitas outras espécies de aves também aqui podem ser vistas, todavia, em determinadas alturas do ano. Assim as aves migratórias, como a garça-real e a garça-branca-pequena são duas das espécies que podem, no Inverno, aqui ser facilmente observadas. Estas duas espécies concentram-se sobretudo em pequenos charcos que existem na zona periférica que dá acesso ao interior arenoso do Cabedelo, próximas do passeio destinado a cicloturistas e peões, donde, aliás, podem ser facilmente avistadas. Outra das espécies migratórias que pode ser observada, a partir de Outubro, no Estuário por aqui se concentrar em grande número, é o corvo-marinho-de-faces-brancas. Quanto a esta espécie, a extensão do rio ladeada pela estrada desde a Afurada ao Cabedelo, é um bom local para a observar, nomeadamente do próprio veículo, uma vez que os mesmos se costumam concentrar nas rochas existentes nas proximidades da margem. No Estuário do Douro, onde já foram observadas mais de uma centena de espécies de aves, podem destacar-se ainda como de observação comum, a rola-do-mar, o guarda-rios, o maçarico-de-bico-direito e o pilrito-das-praias. Em toda a zona envolvente, nomeadamente na pequena vegetação que ladeia a estrada e terrenos circundantes ao areal também não é difícil a observação de variados passeriformes como o cartaxo-comum, a alvéola-branca, a alvéola-amarela e a fuinha-dos-juncos.

PictographPanorama Altitude 13 ft
Photo ofPanorâmica do Porto e V. N. de Gaia Photo ofPanorâmica do Porto e V. N. de Gaia

Panorâmica do Porto e V. N. de Gaia

PictographPanorama Altitude 208 ft
Photo ofPasseio das Virtudes Photo ofPasseio das Virtudes Photo ofPasseio das Virtudes

Passeio das Virtudes

Situado nas traseiras do Palácio da Justiça, o Passeio das Virtudes permite uma excelente perspectiva sobre o rio Douro e a imponente Alfândega do Porto. O Passeio das Virtudes é um espaço verde para relaxar e desfrutar de uma vista privilegiada do Rio Douro pela altura do pôr do sol. Aqui situa-se a magnífica escultura “4 Cavaleiros do Apocalipse”, da autoria de Gustavo Bastos (Figueira da Foz, 1928 – Porto, 2014). No verão é frequente haver animação e actividades neste local ao fim de semana à tarde. (NOTA: as fotografias do Passeio das Virtudes não são originais, foram obtidas na internet)

Comments  (4)

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Jan 4, 2022

    I have followed this trail  View more

    Uma boa caminhada na companhia de amigos do grupo Pés no Chão.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 5, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Continuação de boas caminhadas!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 8, 2022

    I have followed this trail  View more

    Não me canso de elogiar este trilho, tantas são as vezes que já o percorri! Fantástico, sempre. Grande abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 10, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. Grande abraço.

You can or this trail