Photo ofCume Anhangava + Pão de Loth + 4 Cachoeiras - Parque Estadual Serra da Baitaca - PR Photo ofCume Anhangava + Pão de Loth + 4 Cachoeiras - Parque Estadual Serra da Baitaca - PR Photo ofCume Anhangava + Pão de Loth + 4 Cachoeiras - Parque Estadual Serra da Baitaca - PR

September 17, 2023
September 2023

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

RESEUMO:
Estacionamento x Cume Anhangava - 01:30hs
Cume Anhangava x Cachoeira da Samambaia - 01:00hs
Cachoeira da Samambaia x Cachoeira do Anhangava - 01:15hs
achoeira do Anhangava x Cume Pão de Loth - 01:35hs
Cume Pão de Loth x Cachoeira Anhangava de Cima - 01:10hs
Cachoeira Anhangava Cima x Estacionamento - 00:30hs

PERCURSO:
Iniciamos a trilha a partir do Estacionamento Itupava pegando a trilha principal para o Anhangava. No caminho tem um bica d'água, excelente água para beber.

Após a bifurcação que se da ao encontro de uma outra trilha de acesso, começa-se a ganhar mais aclive, seguindo assim até o cume, passando por trechos de grampos e rocha com uma certa inclinação, tendo que confiar na aderência da bota.

Após 01:30hs de trilha chegamos ao cume, com um belíssimo mar de nuvens, o dia estava espetacular e a previsão acertou em cheio. Temos a vista da Serra do Ibitiraquire, Farinha Seca, Conjunto Marumbi, Capivari's e até mesmo a Torre da Prata. Tivemos sorte que as nuvens não estava tão alto, podendo identificar todas as serras ali presente.

Após 1h de apreciação e nos alimentarmos, começamos a nossa descida pela Trilha da Samambaia onde em 1h chegamos nela, passamos em uma cachoeira antes que se encontra logo acima (inclusive achamos mais bonita) e em seguida descemos até a Cachoeira da Samambaia, onde tinha um pessoal fazendo um ritual religioso de oferenda, com alguns batuque.

Após essa cachoeira, retornamos a trilha, pegando um pequeno trecho de estrada de chão, pegamos o "Caminho da Confusão", até encontrar novamente a trilha principal do Anhangava.

A partir dali, seguimos para a Cachoeira do Anhangava.

Após 01:15hs chegamos nela, paramos apenas para comer algo e seguimos caminhando em direção ao próximo cume o Pão de Loth.

Todo percurso bem aberto, sem nenhum vara mato, literalmente a trilha é um passeio no parque e super movimentado com pessoas.

Por ter boas demarcações e inúmeras atrações naturais e a facilidade de acesso da trilha e da trilha em si, elas acabam sendo muito frequentadas, principalmente pelo pessoal que vive em Curitiba e Arredores.

Dando sequência na caminhada, encontramos a "Trilha do Itupava", e seguimos por ela até a Bifurcação que da acesso ao Cume do Pão de Loth.

Levamos cerca de 01:35hs para chegar no cume, mas devido ao calor que já estava fazendo (chegamos próximo das 12hs) e sem sombra, o cansaço foi evidente.

Paramos para comer, descansar (improvisamos uma sombra utilizando nossos casacos sobre a vegetação), teve bastante famílias visitando essas montanhas nesse sábado, inclusive, de ambas as montanhas a vista nos surpreendeu.

Essa em especial, por vermos toda a serra da "Travessia da Alpha Omega", planejada pela figura ilustre do "Vitamina" (quem é do meio conhece).

Após torrar um pouco no calor, hora de descer e ir ao encontra de uma cachoeira para se banhar.

Chegando na 3° cachoeira que visitamos, por conta da sujeira e pelo alto fluxo de pessoas que ali estavam, demos continuidade subindo por uma trilha costeando o rio, até chegarmos em uma 4° Cachoeira, onde podemos desfrutar de um banho beeeeem gelaaaaaaado!

Levamos cerca de 01:10hs do Cume do Pão de Loth até essa cachoeira.

Após uma hora de descanso, retornamos pelo Caminho do Itupava até a chegada no Estacionamento.
OBS:
- Estacionamento valor de R$15 carro e R$10 moto a diária (Não tem infraestrutura, é apenas estacionamento);
- Na 3° Cachoeira, vimos bastante lixo e cacos de vidro dentro d'água, tomar muito cuidado ao banhar-se nessas águas;
- Lembre-se de registrar-se no IAT e na voltar avisar que finalizou o percurso (para sua própria segurança).
ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre que possível;
- Levar só o necessário (ir leve);
- Alimente-se bem;
- Hidrate-se bem durante o percurso.
Grupo Participante: Aline Lopes e Felipe Torres
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.

PictographCar park Altitude 3,265 ft

PictographRuins Altitude 3,285 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Sep 17, 2023

Um verdadeira passeio no parque