CUMBRES ORTZANTZURIETA Y ASTOBIZKAR DESDE IBAÑETA

Photo ofCUMBRES ORTZANTZURIETA Y ASTOBIZKAR DESDE IBAÑETA Photo ofCUMBRES ORTZANTZURIETA Y ASTOBIZKAR DESDE IBAÑETA Photo ofCUMBRES ORTZANTZURIETA Y ASTOBIZKAR DESDE IBAÑETA

April 30, 2018
April 2018

•   4.8 2 Reviews

near Orreaga, Navarra (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Esta área geográfica forma um maciço montanhoso bem diferenciado entre o Puerto de Ibañeta (1.057 m) e o Collado de Arnostegi (1.230 m), onde se entronca com o Monte Urkulu (1.419 m). Os picos mais destacados são Ortzantzurieta (1.567 m), Astobizkar (1.506 m), Txangoa (1.471 m) e Leitzarateka (1.414 m), todos panorâmicos, embora nas encostas se encontrem profundos bosques de faia de beleza exuberante. Ortzantzurieta é um cume geograficamente importante pela sua altitude, uma vez que supera a de outras montanhas que fazem parte desta área geográfica pirenaica como o Gorbeia (1.481 m) ou Aizkorri (1.528 m). Astobizkar é a primeira montanha da cadeia axial pirenaica desde o oceano que supera os 1.500 metros de altitude. No sopé da montanha situa-se a famosa igreja colegial de Orreaga / Roncesvalles (952 m).

Começamos o trilho no Alto de Ibañeta (1.057 m) onde há um monumento comemorativo da batalha de Roncesvalles, embora também haja trincheiras e bunkers de batalhas mais recentes (guerra civil). Desde aqui, seguimos as marcas da GR11, para evitar o asfalto, embora algo seja inevitável. Vamos ganhando altitude progressivamente, circunda-mos o cume de Iralepo (1.282 m) e alcançamos o Collado Ziza (1.248 m). Em seguida, contorna-mos a longa colina de Astobizkar (1.506 m), à nossa esquerda, junto ao Collado Lepoeder (1.429 m), por onde cruza o chamado Caminho de Napoleão. Agora seguimos para a direita para uma cota mais baixa (1.397 m), voltando a subir para rodear o Mendimotz (1.502 m) e alcançar ao Cume de Ortzantzurieta (1.567 m). Depois do descanso e das fotos da praxe voltamos para o Collado Lepoeder para seguir para o cume de Astobizkar (1506 m), mais fotos para eternizar o momento e voltamos para Ibañeta sem passar pelo Collado Lepoeder. Seguimos pela direita da colina do Astobizkar até à intersecção do caminho realizado na subida o qual seguimos depois até ao carro.

História da Batalha de Roncesvalles

O episódio mais conhecido é o da batalha de Roncesvalles, embora alguns historiadores tenham conseguido localizar o cenário mais a leste. Aconteceu em 778 quando a retaguarda de Carlos Magno foi atacada inesperadamente pelas tribos bascas em vingança pelo empreendimento que o próprio Carlos Magno travara em Pamplona, destruindo as muralhas que o defendiam. Na batalha Roldan morreu, o famoso tenente do monarca dos francos e que também era seu sobrinho. Tudo isso tornou-se parte de uma lenda que foi estendida por populares, dando origem, três séculos depois, ao conhecido "Chanson de Roland", a música épica mais antiga da Europa, e na qual eles narram, misturando história e ficção, todas essas aventuras. O texto manuscrito é mantido em Oxford e consiste em 4002 versos.
A partir do século IX, as peregrinações a Santiago de Compostela começam para que os fieis possam ver os restos mortais do santo. Desta forma, a passagem dos Pirenéus começam a ser frequentados pelos fiéis provenientes dos mais remotos sítios da Europa. Por esta razão, um eremitério dedicado a Santiago foi criado em Roncesvalles, e foi criado um hospital para peregrinos. Anteriormente, já deveria haver um mosteiro de San Salvador, na mesma altura de Ibañeta (hoje há uma ermida sob esta invocação), bem como a ermida de Santi Spiritus em Roncesvalles, mais conhecido como Silo de Charlemagne, assumindo que nela descansa os restos dos Francos caídos na famosa batalha. Mas seria Sancho VII, el Fuerte, quem ordenaria a construção da igreja colegiada no século XIII. Numa capela se encontra precisamente sua tumba, que fica sob uma figura de 2,24 m, o que parece ser a estatura do monarca, absolutamente incomum na época. Há também as correntes que entraram na batalha de Las Navas de Tolosa, sendo mais tradição que realidade, são aquelas que aparecem no escudo de Nafarroa. A planta da igreja é uma versão reduzida da Notre Dame.

PUERTO DE IBAÑETA (ALT. 1057m)

BUNKERS

PANORAMA RONCESVALES

IRALEPO (ALT. 1292m)

COLLADO DE LEPOEDER (ALT. 1418m)

PUNTO COMUNICACIONES EMERGENCIA

ORTZANTZURIETA (ALT. 1570m)

ASTOBIZKAR (ALT. 1506m)

MONUMENTO A ROLDAN (ALT. 1062m)

• DiogoHiker May 26, 2018

Magnifico trilho, com espectaculares panorâmicas...

• Photo of antonrg6
    antonrg6 Jul 3, 2019

Um dia destes nos encontraremos por estas cumbres espactaculares muita saude e a seguir explorando..

• alcosa Jul 23, 2019

Ruta sin complicaciones y con espectaculares vistas desde el inicio.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 23, 2019

Hola alcosa!
    Gracias por tu comentario y valoración.