Cueva del Esplendor - Jardin

February 6, 2023
February 2023

near Jardín, Departamento de Antioquia (Republic of Colombia)

Trilha de ida e volta até a Cueva del Esplendor, uma cachoeira lindíssima em Jardin, Colômbia.

Saímos andando da cidade de Jardin e subimos por 3h até a cachoeira, atravessando várias fazendas no caminho. O acesso se dá por uma propriedade particular e é preciso pagar 20.000 COP para entrar. O portão de acesso estava fechado e tivemos que ir e voltar em grupo com um guia após pagar a entrada. Essa caminhada final é bem curta e dura uns 15-20min.

Era fim de semana e por isso estava bastante cheio, mas praticamente ninguém chega por trilha desde a cidade, a maioria contrata um tour que vai até carro até mais perto da propriedade. Só nós dois mais outro casal fez a trilha desde a cidade.

Tivemos o tempo de permanência limitado a cerca de 30min, mas também é possível esperar para voltar com outro grupo se estiver cheio. Conversamos com outras pessoas que tinham ido durante a semana e nos disseram que não tinha praticamente ninguém e que não tinha limite de tempo de permanência.

Vimos algumas pessoas ficarem “presas” do lado de dentro do portão pois voltaram antes ou depois do guia que estava com eles.