Cueva de Jimbo - Cañadon de La Oveja - Ushuaia/AR

Photo ofCueva de Jimbo - Cañadon de La Oveja - Ushuaia/AR Photo ofCueva de Jimbo - Cañadon de La Oveja - Ushuaia/AR Photo ofCueva de Jimbo - Cañadon de La Oveja - Ushuaia/AR

March 1, 2024
March 2024

near Barrio Almirante Brown, Tierra del Fuego (Argentina)

Cueva de Jimbo - Cañadon de La Oveja - Ushuaia/AR

RESUMO:
Estacionamento x Cueva de Jimbo - 03:05hs
Cueva de Jimbo x Estacionamento - 02:25hs

DESCRIÇÃO:
Essa trilha iniciamos com a previsão do tempo nada favorável, mas sem chuva. Como tinhamos apenas 1 semana no Ushuaia tinhamos que aproveitar ao máximo, nossa ideia era fazer a travessia, fazendo o "Sendero Del Caminante", subindo o Cañadon de La Oveja, até chegar na Cueva de Jimbo, após cruzar a montanha e chegar na Laguna Del Caminante e dar sequencia na trilha, finalizando lá no começo da trilha que da acesso ao Glaciar Vinceguerra.

Porém, um pouco antes de sair do bosque começou uma forte chuva e vento, seguimos subindo o vale e a chuva foi ficando mais forte, e seguindo a filosofia do "Já que tamo aqui", decidimos ir pelo menos até a Cueva de Jimbo para conhecer, caso melhore tempo damos sequencia na travessia, se seguir feio e piorando, retornamos para o carro e deixamos para fazer essa travessia em uma outra viagem.

Como devem imaginar, o tempo piorou (videos em nosso instagram nos destaques), então chegamos até ela, não ficamos mais do que 15min, por conta da forte chuva e vento (os dedos estavam congelando), mesmo com capa de chuva, já estavamos encharcados.

A trilha tem o início não muito sinalizado, dentro de uma propriedade privada, até a chegada a uma cerca, ontem tem a placa (marcado no tracklog), partir dali é toda sinalizada, ingressa-se dentro de um bosque e ao final do bosque, começa-se a subida pelo vale, até a chegada na bifurcação, que você pode ir para a Cueva de Jimbo ou seguir para a Laguna del Caminante (após o bosque, não tem mais sombra ou quaisquer tipo de proteção de vento, chuva ou sol).

OBS:
- Cuidado no inicio da trilha para não se perder, da para fazer o acesso pela casa ou seguir o nosso tracklog;
- Tem bastante sinalização em toda trilha, menos na subida para Cueva de Jimbo, como teoricamente não se pode acessar, não tem sinalização, mas da para ver o rastro de tantas pessoas subirem (com o tracklog não tem erro);
- Fizemos numa época que não tinha nada de neve, acredito que no inverno e outono mude o cenário.
Grupo Participante: Aline Lopes e Felipe Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.