Trilha do Cruzeiro e Trilha da Onça - Cantagalo - São Bento do Sapucaí-SP

Photo ofTrilha do Cruzeiro e Trilha da Onça - Cantagalo - São Bento do Sapucaí-SP Photo ofTrilha do Cruzeiro e Trilha da Onça - Cantagalo - São Bento do Sapucaí-SP Photo ofTrilha do Cruzeiro e Trilha da Onça - Cantagalo - São Bento do Sapucaí-SP

6 hours one minute
September 16, 2021
September 2021

near Cantagalo, São Paulo (Brazil)

Fiquei hospedada na Pousada do Galo do guia Daniel.
Ele conhece toda regiao e poderá lhe dar um suporte por essa trilha que fiz em modo solo.
Conhecedor de toda regiao e faz competições outdoor direto.

La no Cruzeiro tem como fazer em modo circular a trilha da Serra da Candelaria. Mas assim como a trilha da onça, é um percurso exigente e eu só tinha um dia para fazer e nao dava para fazer os dois circuitos completos.
Essa trilha na Serra da Candelaria é feita toda a pé. Vai dar uns 15,57km.
Vou deixar o tracklog q achei aqui no wikiloc para quem queira fazer:

Trilha do Cruzeiro...Cantagalo...SBSapucaí

Entao meu projeto foi assim:
Primeiro fui conhecer o Cruzeiro e depois fiz a trilha da Onça.
Uma junção dos dois percursos.
Ambos de trilhas exigentes.

Como podem ver nos 2 toteis, são duas trilhas uma de cada lado de cantagalo.
Do lado esq (Trilha da Onça) 11km - fazer a pé
Do lado dir (cantagalo - que é a serra da Candelaria) 31km - pode ser feita por bike: cicloturismo.
As duas podem ser feitas em modo circuito.

Fora das instruções dos toteis, tem a trilha dentro da Serra da Candelaria, na qual coloquei o tracklog logo a cima.

Entao seria 3 percursos.
02 pra fazer a pé e 01 para fazer de bike.

Trilha com altimetria bem alta.

Exige uma boa condição física e psicológica.

Na duvida, contrate o guia Daniel do bar do gato e dono tbm da pousada do galo - mora em cantagalo: 3599185-1988

OBS: dica para o Cruzeiro:

A porteira de entrada fica trancada para nao ser acessada por veículos.
Tem um passador a direita do lado da porteira.
Passe o passador e fique a esquerda junto a cerca de arame.
Aqui tem um trieiro de vaca rente a cerca.
Segue essa trilha ate chegar no colchete na entrada da mata.
Ai vc pode continuar a seguir o tracklog

Se vc pretende fazer só o "Cruzeiro" segue essa trilha q foi gravada na volta de forma correta:

* Recomendo andar de polainas ante serpentes e com bastões, fora outros itens dentro da mochila q vai de cada um pra fazer esse passeio.
Leve bastante agua.
Na trilha do Cruzeiro tem uma fonte de agua com uma capelinha e estava com pouco fluxo em setembro.
Na trilha da Onça, tem um ponto de agua potavel na estrada com muita agua e outro numa manilha antes de começar a subida da serra, tbm com muita agua.
Dentro da serra nao tem ponto com agua.

Assim q vc passar a fonte de agua potavel na estrada em frente uma capelinha, ao continuar pela estrada, veja o waypont q marco sendo uma entrada na cerca da estrada e vai direto pelo pasto. Nao precisa ir na manilha de agua e dar uma volta. Coloquei um waypont com ponto da letra i de informação pra chamar sua atencao. Assim vc ve a percurso antes de ir e fazer o certo entrando numa cerca sem totei e andar por esse pasto em linha reta subindo.
Se vc for ate a manilha de agua como fiz, nao tem nada nao, o caminho segue por ali tbm.

Traga todo lixo com vc de volta ate seu ponto de pernoite ou veículos para descarte correto.

Tem dois videos no you tube que podera te ajudar a entender um pouco dos atrativos:

PictographMountain hut Altitude 3,829 ft

Photo of60m marco de inicio com os 2 toteis com descrição dos percursos Photo of60m marco de inicio com os 2 toteis com descrição dos percursos Photo of60m marco de inicio com os 2 toteis com descrição dos percursos

60m marco de inicio com os 2 toteis com descrição dos percursos

Circuito Cantagalo (Serra da Candelária) 31km. Circuito Trilha da Onça 11km

PictographMountain hut Altitude 3,812 ft

Photo ofbif importante: Esq trilha da onca e dir ir pro cruzeiro ainda no caminho da fe Photo ofbif importante: Esq trilha da onca e dir ir pro cruzeiro ainda no caminho da fe

bif importante: Esq trilha da onca e dir ir pro cruzeiro ainda no caminho da fe

1.76km 7.48h ida / 9.25km 11.04h volta do cruzeiro

Photo ofDir entrada pro Cruzeiro - passe pelo passador - seguir a trilha beirando cerca a esq - nao ir pela estrada como fiz Photo ofDir entrada pro Cruzeiro - passe pelo passador - seguir a trilha beirando cerca a esq - nao ir pela estrada como fiz Photo ofDir entrada pro Cruzeiro - passe pelo passador - seguir a trilha beirando cerca a esq - nao ir pela estrada como fiz

A porteira fica trancada para nao acessar com veículos. tem um passador a direita do lado da porteira. passe o passador e fique a esquerda junto a cerca de arame pelo trieiro de vaca subindo ladeira. Vai por esse trieiro de vaca rente a cerca q esta a sua esquerda. Vai ser uma subidinha puxada. Segue essa trilha ate chegar no colchete na entrada da mata. Ai vc pode continuar a seguir o tracklog tranquilo. Sera 1,5km da porteira ate o Cruzeiro. 3.54km 8.13h ida / 7.47km 10.30h a volta

PictographRisk Altitude 4,193 ft

o tracklog q estava seguindo era de um corredor outdoor q possivelmente gosta de dificultar o caminho fazendo algumas subidas e novas rotas. So depois q descobri isso. Mas leia com atenção e daqui pra frente esta tudo correto

Photo ofPasse pelo Colchete e siga a Dir na trilha em mata fechada subindo - 4.41km 8.41h Photo ofPasse pelo Colchete e siga a Dir na trilha em mata fechada subindo - 4.41km 8.41h

passou o colchete vc vai ver tipo uma bifurcação. mas a trilha mais nitida esta a direita subindo. Siga por ela - sempre siga as trilhas com mais nitidez

Photo ofSeguir a Esq subindo - aqui um cano com água e uma gruta a Dir com uma Nossa Senhora- 4.9km 9.05h Photo ofSeguir a Esq subindo - aqui um cano com água e uma gruta a Dir com uma Nossa Senhora- 4.9km 9.05h Photo ofSeguir a Esq subindo - aqui um cano com água e uma gruta a Dir com uma Nossa Senhora- 4.9km 9.05h

placa diz ser agua potavel. Nesse epoca estava jorrando pouca agua

tem muita competição aqui nessa serra e na da trilha da onça de trail running, ou corrida em trilhas, é uma corrida a pé, em ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas... Ouvidos atentos com eles e os bichos

Photo ofvou Dir pra ver vista da pedra do bau - mas o acesso estava impedido com mato alto e troncos - 9.19h 5.30km Photo ofvou Dir pra ver vista da pedra do bau - mas o acesso estava impedido com mato alto e troncos - 9.19h 5.30km Photo ofvou Dir pra ver vista da pedra do bau - mas o acesso estava impedido com mato alto e troncos - 9.19h 5.30km

Essa bifurcação é muito importante: a esq vai pro mirante do Cruzeiro e a dir fazer o circuito Cantagalo em cima da serra da candelaria. Quem vem fazer o circuito, vai 1° no cruzeiro e volta pra esse ponto pra finalizar o circuito. qd eu fiz: 1° fui ver o mirante para a pedra bau, o mato estava muito alto e com varios troncos caidos. nao teve como descer a trilha por isso. pode ser q qd vc for, esteja limpo. nao sei quem dá manutenção nessa trilha. vai na sorte, quem sabe tenham limpado! Tem placas de sinalização aqui

Dir trilha segue p/ circuito da Candelária - esse circuito coloque o tracklog na descrição para quem quiser fazer. Uam volta completa é de 15,57km so aqui. Estude o tracklog antes de fazer a trilha. 5.42km

PictographRisk Altitude 5,108 ft

muitos troncos caidos e mato alto. Ou fecharam o acesso pra nao ir ou a natureza fechou o acesso. nao sei a reposta. Pode ser que o pessoal de corridas em trilhas de cantagalo limpe.

Photo ofPlaca: vista de paraisopolis - continue seu curso reto ao passar por esse lagedo - 9.33h 5.64km Photo ofPlaca: vista de paraisopolis - continue seu curso reto ao passar por esse lagedo - 9.33h 5.64km

Photo ofAqui placa de altitude 1.575 - segue reto ate cruzeiro - 5.72km Photo ofAqui placa de altitude 1.575 - segue reto ate cruzeiro - 5.72km Photo ofAqui placa de altitude 1.575 - segue reto ate cruzeiro - 5.72km

Aqui placa de altitude 1.575 - segue reto ate cruzeiro - 5.72km

Photo ofcruzeiro e linda vista da regiao - vê estiva, a serra trilha da onça em frente - esse cruzeiro foi colocado ai em 03/05/1941 Photo ofcruzeiro e linda vista da regiao - vê estiva, a serra trilha da onça em frente - esse cruzeiro foi colocado ai em 03/05/1941 Photo ofcruzeiro e linda vista da regiao - vê estiva, a serra trilha da onça em frente - esse cruzeiro foi colocado ai em 03/05/1941

temos visao a esq de Paraisopoli, em frente onde fica a trilha da onça no outro morro e a dir a Luminosa. 5.79km 9.40h ida / 5.82km 9.50h saída - ir pra trilha da onça agora - pegar agua potavel na fonte da fazenda na estrada. Agua confiável.

vc vai olhar pra frente e vai ver um trieiro de vaca a esq e uma estrada a direita - siga o trieiro de vaca subindo rente a cerca q estara a sua esquerda ate chegar no topo em frente o colchete. Passe o colchete e em seguida vire a direita subindo dentro da mata.

So quem foi la e sabe onde fica podera ver ele assim na rocha. A distancia é muita para olhos normais e sem saber do cruzeiro. Coloquei zoom na maquina pra ver ele.

Photo ofágua potável - Cortezia Sr Sebastiao - Tio do Daniel e Ricardo do Bar do Gato - 9.64km 11.13h Photo ofágua potável - Cortezia Sr Sebastiao - Tio do Daniel e Ricardo do Bar do Gato - 9.64km 11.13h Photo ofágua potável - Cortezia Sr Sebastiao - Tio do Daniel e Ricardo do Bar do Gato - 9.64km 11.13h

uma delicia de agua. leve muita agua pois a serra é exigente e vc vai precisar pois nao tem por la. Logo a frente tem outro ponto de agua numa manilha, mas fiquei na duvida. Achei melhor essa agua daqui.

Esq seguindo estrada - totei - 10.68km

Photo ofDir pulando a cerca em direção a fonte e depois a Dir subindo pelo pasto no trieiro de vaca - 11.39km11.50h Photo ofDir pulando a cerca em direção a fonte e depois a Dir subindo pelo pasto no trieiro de vaca - 11.39km11.50h Photo ofDir pulando a cerca em direção a fonte e depois a Dir subindo pelo pasto no trieiro de vaca - 11.39km11.50h

qd ver um colchete - tem uma fonte de agua do lado direito por dentro do pasto. Passe ou pule a cerca pro lado de dentro e seguir um trieiro de vaca em direção a uma arvore ate o proximo ponto de virada. Essa agua parece ser potavel. na duvida, filtre ou coloque clorin se nao tiver pego agua da fonte anterior.

PictographInformation point Altitude 4,373 ft
Photo ofVire aqui a esq nesse trieiro subindo - nao vai por onde andei pois estava errado - seguir aqui ate totei na cerca Photo ofVire aqui a esq nesse trieiro subindo - nao vai por onde andei pois estava errado - seguir aqui ate totei na cerca

o totei de madeira fica do lado de fora da cerca. Entao tem uma entrada la na estrada passando pela cerca e vindo direto por um trieiro de vaca ate aqui nesse totei. Repare ao visualizar o mapa um trieiro? Nao precisa ir ate a manilha de agua como fui se ja estiver com agua. Era subir por aqui. mas nao tinha nada na estrada sinalizando essa entrada.

PictographRisk Altitude 4,380 ft

Photo ofseguir Esq subindo beirando a cerca por 730m - totei aqui - 11.84km 12.09h - parada de lanche e descanso Photo ofseguir Esq subindo beirando a cerca por 730m - totei aqui - 11.84km 12.09h - parada de lanche e descanso

Photo offim da subida desde totei na cerca - linda vista a dir no descampado - 12.57km Photo offim da subida desde totei na cerca - linda vista a dir no descampado - 12.57km

fim da subida desde totei na cerca - linda vista a dir no descampado - 12.57km

ao ver o totei repare q tem uma seta apontando antes de passar o passador. Isso significa q ao passar o passador é para virar a direita.

Photo ofPedra da Onça a dir - Totei com bandeira quadriculada q vc chegou na pedra - altitude 1.592m -- 14.41km 13.50h Photo ofPedra da Onça a dir - Totei com bandeira quadriculada q vc chegou na pedra - altitude 1.592m -- 14.41km 13.50h Photo ofPedra da Onça a dir - Totei com bandeira quadriculada q vc chegou na pedra - altitude 1.592m -- 14.41km 13.50h

Uma linda rocha encravada na serra e que bela vista dessa onça.

o final da trilha é ao lado da igreja e em frente o posto de saude de cantagalo

Photo ofDir pelo passador e totei - andar na trilha pelo pasto descendo por 1,3km pra chegar na estrada - 16.22km 14.57h Photo ofDir pelo passador e totei - andar na trilha pelo pasto descendo por 1,3km pra chegar na estrada - 16.22km 14.57h Photo ofDir pelo passador e totei - andar na trilha pelo pasto descendo por 1,3km pra chegar na estrada - 16.22km 14.57h

Photo ofEsq - totei - andar na estrada agora ate o bairro - segue o tracklog pois nao coube mais waypoint - 17.52. 15.32h Photo ofEsq - totei - andar na estrada agora ate o bairro - segue o tracklog pois nao coube mais waypoint - 17.52. 15.32h

estrada tranquila ate o bairro cantagalo.

Photo offim ao lado da unidade de saude e igreja com bandeira quadriculada no totei - 18.60km 15.48h Photo offim ao lado da unidade de saude e igreja com bandeira quadriculada no totei - 18.60km 15.48h Photo offim ao lado da unidade de saude e igreja com bandeira quadriculada no totei - 18.60km 15.48h

agora é comemorar la no bar do gato ou no jucemar no centro de cantagalo. Lanchar e beber algo. Aqui tem a pousada do galo e do jucemar.