Cristal Água Rosa (5km), Parque Nacional de Brasília - BR

Photo ofCristal Água Rosa (5km), Parque Nacional de Brasília - BR Photo ofCristal Água Rosa (5km), Parque Nacional de Brasília - BR Photo ofCristal Água Rosa (5km), Parque Nacional de Brasília - BR

April 24, 2023
April 2023

•   5 6 Reviews

near Setor de Oficinas Norte, Distrig Kevreadel (Brazil)

O Parque Nacional de Brasília, também conhecido carinhosamente por Água Mineral, foi criado no ano de 1961, e com seus 42.389,01 hectares abrange as regiões administrativas do Plano Piloto; Sobradinho e Brazlândia, além do município de Padre Bernardo (GO).
Detentor de uma rica vegetação como: mata de galeria, cerradão, mata seca, campo sujo, campo de Murundus, entre outros.
Também serve de berço para animais de espécies raras ou ameaçadas de extinção como: Lobo-Guará, Tamanduá-bandeira, tatu-canastra, jaguatirica, entre outros.
Sua principal atração são as piscinas de água natural e corrente, Piscina Pedreira (piscina velha) e Piscina Areal (piscina nova), construída devido a demanda da região.

Para os aventureiros, a Água Mineiral dispõe de duas trilhas:

•Capivara: trilha leve, com cerca de 20 minutos de caminhada, podendo ser feita por crianças e respectivos responsáveis.
E a trilha deste domingo à tarde, Cristal Água.

Vale lembrar que a trilha Cristal Água possui 3 "níveis": Cristal Água Rosa (5km), Cristal Água Laranja (10km) e Cristal Água Azul (15km). Os 3 níveis compartilham do mesmo início e do mesmo final.
* Nível escolhido: Cristal Água Rosa (5km).

Optamos por nos encontrar próximo ao bebedouro na entrada para a piscina velha (Piscina Pedreira).
*Deste ponto iniciei a contagem da trilha.

Para o início oficial da trilha é necessário fazer uma subida de 10 a 15 minutos, um tanto íngreme, que talvez seja necessário recobrar o fôlego no final. 😅

Passamos pela Trilha Capivara, Centro de Educação Ambiental e Ilha da Meditação (se tiver um tempo mais flexível, vale a pena conhecer).

A trilha se inicia em uma placa com as respectivas informações da trilha: divisão da trilha (níveis), cores, informações sobre sinal de telefone celular e um número para entrar em contato caso ocorra alguma intercorrência no projeto.

A trilha é leve, basicamente estradões e retas, poucas intercessões, bem sinalizada pelas pegadas de bota na cor respectiva da quilometragem decidida a ser feita.
*Neste caso, pegada na cor ROSA.

Mais próxima ao córrego, ela se torna uma trilha mais fechada e mais fresquinha (mata de galeria).
No período chuvoso é possível se deparar com trechos escorregadios e com poças d'água, e no período de seca muita poeira.
Em outros trechos encontramos um pouco de cascalho.

Na metade da trilha encontramos um ponto de descanso/abrigo semelhante a um ponto de ônibus, infelizmente não tão bem conservado para ser usado como abrigo para chuva, por possuir uma parte destelhada. Porém, é um bom lugar para um breve descanso.

No quilômetro final da trilha temos uma subida levemente íngreme, mas nada para se preocupar.

Nos metros finais da trilha nos deparamos com uma ducha de água corrente, derivada do "suspiro" (alívio da pressão) do sistema de captação e distribuição de água no interior do parque, para poder se refrescar ao final da trilha.

A trilha em formato de circuito possui uma explosão de flona e flora típicas do bioma Cerrado!

*A trilha foi finalizada próxima a Piscina Pedreira, assim como seu início.

Localização:
Via Epia BR-040-Setor Militar Urbano.
*Ponto de ônibus "próximo" à portaria principal.

Horário de visitação:
Todos os dias com entrada de 8h às 16h e permanência até 17h.
*Feriados como: Paixão de Cristo, Finados, Natal e 1º de janeiro, o Parque Nacional é fechado.

Ingressos:
•Público geral: R$32,00 reais
•Desconto Brasil (brasileiro ou estrangeiro residente): R$16,00 reais.
•Mensalista: R$160,00 reais.
*Insetos:
• Crianças com 12 anos incompletos.
• Pessoas a partir dos 60 anos.

Dicas:
•Procure usar roupas leves e confortáveis.
•Se possível um calçado mais adequado para trilha.
•Não esquecer da água e protetor solar.
•Devido a alta incidência solar dê preferência a boné, chapéu ou viseira.

Observações:
•É permitida a entrada de alimentos, mas atenção não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas e objetos cortantes/perfurantes.
•Apesar de possuir um quiosque voltado para alimentação, ele encontra-se fechado desde o período da pandemia.
•O Parque Nacional dispõe de banheiros, bebedouros e posto médico.
•Cuidado com carrapatos, opte por não sentar na grama, dê preferência a cangas ou toalhas de piquenique.
•Devido aos grupos de macacos prego que visitam as piscinas com frequência, não deixe seus alimentos expostos.
•Sinal de celular funciona.
•Para qualquer intercorrência durante a trilha telefone para: (61) 32334553

Photo ofPonto de encontro/Início da contagem da trilha Photo ofPonto de encontro/Início da contagem da trilha Photo ofPonto de encontro/Início da contagem da trilha

Ponto de encontro/Início da contagem da trilha

Nosso ponto de encontro e início da trilha se deu às margens da piscina velha (Piscina Pedreira). Muito procurada aos finais de semana, em especial na época de seca. As piscinas do Parque Nacional de Brasília são piscinas de água corrente e, por vezes, como na segunda imagem, partilhamos a piscina com peixinhos. *Logo na entrada do parque temos um bebedouro. *Na quarta imagem, um breve relato a respeito do Parque Nacional de Brasília ou carinhosamente Água Mineral. *Na quinta imagem a entrada/bilheteria. *Na sexta imagem placa com as proibições do PNB.

Adentrando os portais

Nos direcionando para o início oficial da trilha. Neste perímetro encontramos: posto médico, banheiros, duchas e mesas para piquenique. *Também existe um quiosque, contudo, desde a época da pandemia está fechado.

Siga em frente

Próximos do Centro de Educação Ambiental, Ilha da Meditação e do início da trilha. Siga em frente.

PictographBirding spot Altitude 3,468 ft

Espaço para observar aves e para contemplação. A poucos metros do início oficial da trilha Cristal Água.

A trilha Cristal Água possui três divisões (níveis) e elas são divididas por cores em formato de bota. Elas são: ROSA 5km, LARANJA 10km e AZUL 15km. *Essas pegadas e ou cores estão ao longo de toda a trilha. *Trilha bem sinalizada.

Início da trilha Cristal Água Rosa (5km)

Esta placa identifica início da trilha e suas divisões por cores e quilometragem. Vale salientar que é uma trilha compartilhada com ciclistas, por isso, atenção. *A placa também informa que por toda a trilha há sinal de celular. E o telefone do parque caso haja uma intercorrência.

Vire a direita

Esta é a primeira sinalização que encontramos durante o trajeto, veja que apenas a Cristal Água Rosa vira a direita neste ponto. Seguimos em um estradão.

Neste trecho já estamos próximos ao Córrego, logo a mata de galeria. Temos um ambiente mais sombreado, úmido e fresco. Mais uma vez virei à direita.

Estradão

Mais uma faixa de estradão, contudo debaixo da sombra das árvores. Trecho escorregadio, cuidado. *A sinalização também pode ocorrer apenas pela cor pintada no troco de uma árvore como pode ser observada na segunda imagem.

PictographFlora Altitude 3,433 ft

Ao longo de todo o percurso é possível encontrar várias espécies de flores, além de várias árvores com identificação de espécie. *Explosão do bioma Cerrado!

Desta vez a sinalização foi feita em formato de setas. Siga em frente. *Perceba que ao longo da trilha existem modos (formatos) diferentes de sinalização, mas todas respeitam a cor da trilha.

Ponto de apoio

Uma espécie de abrigo em formato de ponto de ônibus, toda em madeira, mas com telhado frágil e avariado. Infelizmente, pela falta de manutenção não é possível se abrigar de chuva e do sol dependendo de sua posição. Porém é um bom lugar para um leve descanso Na lateral só "abrigo" mais uma vez a sinalização das trilhas. Continue em frente

Mais um longo trecho de estradão, desta vez com uma enorme poça d'água. Contudo, siga em frente e cuidado com o cascalho solto. *Vale relembrar que a trilha é compartilhada com ciclistas, por isto atenção!

Vire a Direita

Neste trecho temos duas sinalizações, pegadas e placa com o respectivo nome da trilha. Em frente ao portão de ferro, vire a direita. *Neste ponto você está chegando no quilômetro final da trilha.

Vire a esquerda

Vire à esquerda para se deliciar nesta ducha de água corrente feita do "suspiro" (alívio da pressão) do sistema de captação de água no interior do parque. Retorne até a intercessão e siga em frente para finalizar a trilha, assim como indica o toten.

Siga em frente

Descida levemente íngreme até adentrarmos novamente a área da piscina. Passando novamente ao lado do Centro de Educação Ambiental. Terceira imagem próxima a entrada da trilha Capivara.

Final da trilha

Finalizei a trilha próxima ao mapa do parque, mesa para piquenique, ducha, piscina, banheiros e a placa da terceira imagem que nos fala sobre a vida da folha, "independente de caída e seca, ainda assim é vida". *Na sexta imagem temos a saída em direção ao estacionamento interno, conseguimos observar pequenas nascentes em meio as árvores.

• Photo of Ingrid Lopes Mãe de três
    Ingrid Lopes Mãe de três Apr 24, 2023

Arrasou

E uma trilha maravilhosa, a descrição está bem escrita. Agradeço a Melissa

• Photo of Professor Raphael Rodrigo Sabóia
    Professor Raphael Rodrigo Sabóia Apr 24, 2023

Parabéns. Excelente descrição da trilha

Parabéns. Excelente descrição da trilha.

Muito obrigada, irmã! 🥰

Obrigada, pelo comentário, Raphael! 😊

• Photo of Pati Nasario
    Pati Nasario Apr 24, 2023

Ótimas informações e orientações!!!!

Coloquei na linha lista de quero ir! Obrigada pelas orientações!

• Photo of Pati Nasario
    Pati Nasario Apr 24, 2023

Ótimas informações e orientações!!!!

• Huzalo Apr 24, 2023

As orientações são precisas e claras. Muitos pontos de indicação para orientar na trilha.

• Photo of ALESSANDRA PORTO
    ALESSANDRA PORTO Apr 24, 2023

Muito boa sua descrição e suas dicas estão bem precisas. Parabéns.

• Huzalo Apr 24, 2023

Trilha sensacional!

• Yaran Apr 24, 2023

Indicações ótimas. Já fiz essa trilha. Ótimo para conhecer esse lugar lindo.

Adorei as suas fotos e as suas indicações.

Muito obrigada, Pati!
    Certamente irá gostar desta trilha! 😊

Muito obrigada, Huzalo! 😊

Obrigada, Alessandra! 🥰

Obrigada, Yaran! 😊

• Photo of Maíra Valadares Eco Ser
    Maíra Valadares Eco Ser Apr 24, 2023

Trilha no PNB é ótima que termina na piscina. Parabéns pela marcação.

Muito obrigada, Maíra! 😊
    Infelizmente não conseguimos entrar na piscina, o parque já estava fechando... 😅

• Photo of Professor Raphael Rodrigo Sabóia
    Professor Raphael Rodrigo Sabóia May 4, 2023

Parabéns. Excelente descrição da trilha

Parabéns. Excelente descrição da trilha.

• Photo of Mordaxjr
    Mordaxjr Oct 30, 2023

Olá, posso visitar essa trilha com meu cachorro? Aceitam pets?

Melissa_Silva Nov 1, 2023

Oiê! No Parque Nacional não é permitida a entrada de pets.