Activity

Trilho do Castelo (PR2 TBR)

Download

Trail photos

Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR) Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR) Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR)

Author

Trail stats

Distance
11.83 mi
Elevation gain
2,418 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,418 ft
Max elevation
3,143 ft
TrailRank 
35
Min elevation
1,715 ft
Trail type
Loop
Moving time
5 hours 7 minutes
Time
7 hours
Coordinates
3369
Uploaded
August 27, 2022
Recorded
August 2022
Be the first to clap
Share

near Covide, Braga (Portugal)

Viewed 40 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR) Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR) Photo ofTrilho do Castelo (PR2 TBR)

Itinerary description

PR2 TBR - TRILHO DO CASTELO
O Trilho do Castelo – o Castelo de Bouro ou de Covide – estende-se pelas chãs e cumeadas da memorável e histórica serra de Santa Isabel. O seu percurso, de 16 km, atinge uma cota altimétrica de 990 metros e percorre-se com dificuldade média, por veredas singulares, ladeadas pelos maciços montanhosos da Amarela e do Gerês. Ao longo do seu traçado apresentam-se, novamente, as modalidades de organização de paisagem natural e construída, oriundas da época medieval. O Trilho do Castelo abrange o território de três freguesias: Sta Isabel do Monte, Chamoim e Covide.
O seu traçado apresenta dois pontos de início:
1. Igreja de Sta Isabel do Monte até ao Monte do Castelo;
2. Lugar do Calvário, em Covide, até ao Monte do Castelo;
Desta forma, o pedestrianista ou visitante tem duas opções para calcorrear o Trilho do Castelo: a primeira, mais longa, possibilita um contato direto com a riqueza arquitetónica rural, com a comunidade e tradição agro-silvo pastoril da freguesia de Sta Isabel e a segunda, mais curta, poderá contemplar a natureza paisagística e o Castelo de Covide.

SERRA DO GERÊS
Repartida entre o Minho e Trás-os-Montes, a serra do Gerês integra o único parque nacional existente em Portugal. Com os seus mais de 1500 metros de altitude máxima, esta serra alberga uma avifauna interessante e variada, incluindo diversas espécies que não ocorrem
no resto do país, o que, em conjunto com as magníficas paisagens, fazem com que este local seja de visita obrigatória para qualquer observador de aves. A serra do Gerês estende-se por uma vasta área. Para a visitar, existem duas zonas distintas: por um lado, o sector central, situado na zona da vila do Gerês e seguindo para norte, a partir daqui, até à Portela do Homem; por outro lado, o sector oriental, situado já na região de Trás-os-Montes.

SERRA AMARELA
A serra Amarela desenvolve-se num extenso território que abrange a área de Terras de Bouro, bem como do concelho de Ponte da Barca. Trata-se de uma montanha áspera, concordante com o seu nome – Amarela -, cuja raiz etimológica significa, precisamente amargo, duro. As mariolas que harmonizam a paisagem agreste constituem marcas dos pastores aquando da guarda dos animais na serra. Actualmente, servem de marcas de sinalização a indicar o caminho certo do trilho pedestre, que vai ao encontro de sítios paisagísticos. O maciço montanhoso do Gerês fica-lhe fronteiro e nesta extensão de paisagem serrana prevalecem interessantes testemunhos arqueológicos relacionados com as duas mais importantes actividades exercidas pela população na serra: a defesa da fronteira e a pastorícia. A primeira expressa no complexo defensivo da Chã do Salgueiral e a segunda especialmente manifesta no fojo do lobo de Vilarinho. Na Chã do Salgueiral encontram-se, entre outros vestígios edificados, as casarotas e a trincheira, onde se fazia a defesa da célebre fronteira Portela da Amarela, tarefa cometida aos habitantes de várias aldeias do vale alto do rio Homem, já desde a Idade Média, como bem documentam as inquirições do século XIII.

VALE DO RIO HOMEM
O Homem é um rio português, afluente da margem direita do Cávado, com um comprimento de 37 quilómetros, nasce na serra do Gerês. Neste rio localiza-se o aproveitamento hidroeléctrico de Vilarinho das Furnas, com uma capacidade útil da albufeira de 69,7 hm³.
A parte superior do Rio Homem até às Minas dos Carris localiza-se na Zona de Proteção Total do PNPG . Existe um percurso por este vale até às Minas dos Carris. Trata-se de um percurso linear (não circular), com cerca de 9,6km com dificuldade elevada (817m de desnível acumulado a subir, piso maioritariamente em cascalho e poucas sombras). Este trilho acompanha sempre o leito do Rio Homem e ao longo da primeira metade existe vários acessos à água que é translúcida.

Comments

    You can or this trail