Photo ofFátima (Cova da Iria) - Tomar (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 7) Photo ofFátima (Cova da Iria) - Tomar (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 7) Photo ofFátima (Cova da Iria) - Tomar (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 7)

January 2, 2023
January 2023

near Cova da Iria, Santarém (Portugal)

O fenómeno de Fátima comparativamente a Santiago, é muito mais recente. Enquanto que as aparições de Fátima ocorreram no século XX, no século IX já existia o Caminho Central Português (o mais percorrido), que passa por Lisboa, Coimbra, Porto e segue até à Galiza. Trata-se de um percurso de peregrinação para venerar as reliquias do apóstolo Santiago. O caminho inicia-se na Igreja de Santiago em Lisboa e não na Sé de Lisboa como muitos julgam.
Assim sendo, partindo de Lisboa, muitas etapas do Caminho Central Português de Santiago partilham o mesmo percurso do Caminho do Tejo de Fátima.
Feita a paragem de culto em Fátima, há que seguir na direção da Cidade dos Templários, Tomar, de forma a retomar o Caminho Português Central com direção a Santiago.
Trata-se de uma etapa longa, com 32,03 km, muito mal sinalizada. Sem apoio de uma pista de GPS, dificilmente se chega ao destino. Muito fácil mesmo qualquer um se perder.
Iniciámos o percurso com 7º C, que rapidamente aqueceram com a subida inicial na zona de Fátima. Depois foi fazer kms e kms de estrada, estradões e diversos tipos de caminhos de terra batida.
A certa altura do percurso a etapa coincide com a GR54 (Grande Rota do Carso), na minha opinião a parte mais bela desta etapa.
Tendo ocorrido fortes chuvadas, parte dos caminhos estavam totalmente submersos o que obrigou a muita arte engenho.
Nota: evitar fazer este percurso em dias de chuva ou de muito calor, não existem pontos de abrigo, bem como não há pontos de reabastecimento (muito mas muito espaçados).
O Inverno tem um problema adicional, os dias são muito mais curtos. Chegámos ao maravilhoso e antigo Aqueduto dos Pegões,
já de noite. Este aqueduto foi construído entre finais do século XVI e inícios do século XVII para abastecer de água o vizinho Convento da Ordem de Cristo, em Tomar. Tem cerca de 6 Km de extensão.
Foi a parte mais perigosa do percurso, houve que transpôr um desnivel acentuado de cotas, piso extremamente escorregadio, muito argiloso, mato espinhoso muito cerrado, tornou-se num trecho bastante técnico. Facilmente alguém se magoa ao mínimo descuido.
Continuámos em direção ao convento, que fica praticamente ao lado do Castelo dos Templários que domina a Vila Subjacente de Tomar. Após descida chega-se à Praça Principal da Cidade, onde existe uma estátua em homenagem ao Templario fundador da Cidade, bem como é nesta praça que se situa a Câmara Municipal em edíficio imponente.
Optámos por pernoitar na Thomar Story - Guest House. Foi excelente (recomendamos).