Coto da Fonte Fria, Pedra Laço e Currais de Pitões

Photo ofCoto da Fonte Fria, Pedra Laço e Currais de Pitões Photo ofCoto da Fonte Fria, Pedra Laço e Currais de Pitões Photo ofCoto da Fonte Fria, Pedra Laço e Currais de Pitões

1975
May 27, 2023
May 2023

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Este país, que agora também é meu, está repleto de locais incríveis para explorar e descobrir. São as magníficas paisagens montanhosas e verdejantes, as fragas com figuras imponentes, os bosques frondosos, as lagoas e cascatas que enchem os cartões de memória das máquinas fotográficas, os lugares pitorescos, a fauna, a flora, nas várias estações do ano, as pequenas aldeias rústicas que parecem saídas dos contos de fadas o que torna por vezes difícil escolher qual o melhor destino para escapar ao stress da vida urbana e aqui, neste cantinho raiano, temos encontrado o nosso espaço de eleição.
Para esta caminhada, que já pretendíamos realizar em tempo, recolhemos a informação de um ponto de passagem que nos oferecia dúvidas dois dias antes ao realizar-mos o reconhecimento com a realização do trilho: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/currais-de-montanha-pitoes-das-junias-135971372
Consideramos este percurso magnífico, incrível (não encontro melhores adjetivos), mas que requer algum cuidado na passagem de pelo menos dois pontos do circuito:
1. A subida do Coto da Fonte Fria, faz-se por trepada simples e não é nada complicada, mas requer algum cuidado com tempo húmido e/ou com ventos excecionalmente fortes;
2. A passagem da Corga da Tulha, vindo do lado do “Cabeço Formoso”, não sendo também complicada, deve ser evitada nos dias seguintes a grandes chuvadas (a vegetação aqui é mais frondosa, mas não constitui um obstáculo, devendo-se apenas evitar o uso de calções).
Recomendações:
Esta não é uma rota sinalizada, apesar de passar por alguns troços com marcações de pequena rota (sinalética amarela e vermelha) pelo que, para sua segurança, a orientação deve ser feita com recurso a GPS com boa receção de sinal e acompanhada de carta topográfica da zona.

PictographDoor Altitude 3,769 ft

Início JF-Pitões

PictographProvisioning Altitude 3,810 ft

Fonte de Valongo

Calçada e vista para Fraga da Espinheira

Penedo gigante

PictographBridge Altitude 3,740 ft

Estrutura recentemente renovada e que ajuda a transpor a ribeira do Peredo ou dos Fornos, como popularmente é mais conhecida.

PictographFlora Altitude 4,133 ft

Lírio-do-gerês

Espécie endémica e rara do Parque Nacional da Peneda--Gerês (PNPG). Para que a sobrevivência desta planta não seja ameaçada, o ponto de passagem não corresponde ao local onde nós a avistamos.

Pico Fraga de Bruzalite

Nascente Fonte Fria e vistas

Photo ofCoto da Fonte Fria (pormenor da subida) Photo ofCoto da Fonte Fria (pormenor da subida) Photo ofCoto da Fonte Fria (pormenor da subida)

Coto da Fonte Fria (pormenor da subida)

Coto da Fonte Fria e vistas

PictographInformation point Altitude 4,475 ft

Linha de àgua

Contornando o 'Cabeço Formoso'

Photo ofInicio da descida para a Corga da Tulha Photo ofInicio da descida para a Corga da Tulha Photo ofInicio da descida para a Corga da Tulha