Costa Nova a Vagueira Circular

August 27, 2020
August 2020

near Costa Nova, Aveiro (Portugal)

Um percurso velho conhecido no distrito de Aveiro, mais propriamente, pelas praias da Costa Nova e Vagueira circulando a Ria da Aveiro.
Iniciei na Costa Nova em frente ao mini golf, daqui pela esquerda segui na direção da Barra, sempre pela ciclovia entramos na ponte da A25 e após passar a ponte, virei à direita e segui na direção da Vagueira, primeiro pela estrada de alcatrão, depois virei à direita na direção da Ria e entrei no caminho em terra junto à Ria denominado "Caminho do Praião".
Este caminho, sempre junto à Ria, permite ver toda a beleza deste local, com especial referência para os diversos tipos de barcos tradicionais, as aves e a flora única desta região.
O caminho, em terra, muito fácil para caminhar é também muito frequentado nesta altura do ano, com várias pessoas de bicicleta ou a correr o que faz deste caminho do Praião um local agradável para as caminhadas.
Este caminho termina junto à ponte da Vagueira, atravessei a ponte e virei à direita, depois entro novamente na ciclovia, agora na outra margem da Ria, esta construída paralela à estrada de alcatrão que segue para a Costa Nova, também muito fácil para caminhar e sempre presente a Ria de Aveiro à direita desta Ciclovia.
Assim, rapidamente cheguei ao local onde iniciei este percurso, fácil, apesar de ter cerca de 18km.
A única atenção que devem ter é com a exposição solar por isso ter atenção ao chapéu, protetor e, claro muita água.