Costa Atlântica: Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)

Photo ofCosta Atlântica: Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras) Photo ofCosta Atlântica: Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras) Photo ofCosta Atlântica: Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)

March 26, 2022
March 2022

•   5 2 Reviews

near Cabo Raso, Lisboa (Portugal)

Percurso pedestre linear não sinalizado, entre o Cabo Raso, no Concelho de Cascais, e a Praia de Santo Amaro, no Concelho de Oeiras.
O trajecto não é sinalizado, mas coincide em alguns troços, com a GR11-E9 (Caminho da Costa Atlântica).
Iniciámos junto ao Farol do Cabo Raso, localizado no Forte de São Brás de Sanxete, freguesia e Concelho de Cascais.
No primeiro quilómetro acompanhámos a linha de costa, o que permitiu a observação de algumas grutas, e das formações rochosas deste troço de Costa.
Seguimos posteriormente pela ecovia/ ciclovia, que acompanha a estrada, com uma primeira paragem para visita ao Forte de S. Jorge dos Oitavos.
Sem possibilidade de visita, encontrámos também o Forte de Nossa Senhora da Guia, onde funciona o Laboratório Marítimo da Faculdade de Ciências, e o farol da Guia.
Logo de seguida a Casa da Guia, um complexo comercial, com várias lojas, restaurantes, e uma vista privilegiada, que merece uma visita atempada.
Antes da chegada a Cascais, mais uma paragem obrigatória na Boca do Inferno; local sempre muito visitado por turistas.
No Farol de Santa Marta, encontrámos uma exposição sobre os Faróis Portugueses, e conseguimos subir ao topo da torre, para uma vista panorâmica ainda melhor.
Após o almoço na Marina, visitámos também a Cidadela e atravessámos algumas ruas no centro de Cascais.
Sempre junto à costa, passámos pelas Praias da Rainha, Praia da Rata, Praia do Tamariz, Praia da Poça, até chegar ao Forte de Santo António da Barra, que infelizmente não é possível visitar.
Na zona da Praia das Avencas, com a maré baixa, foi possível observar as formações rochosas características daquela zona.
Seguem-se as Praias de Carcavelos e Praia do Moinho, com vista para o Forte de São Julião da Barra, que marca o limite do Concelho de Cascais, e o início de Oeiras.
Já neste concelho, o percurso segue junto à Praia da Torre, Marina de Oeiras, Forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalazete, e Forte de Santo Amaro.
Aproveitando uma passagem inferior na praia de Santo Amaro, cruzámos a estrada marginal, atingindo o Jardim Municipal Almirante Gago Coutinho, onde terminámos esta etapa.

Outras Etapas da Costa Atlântica:
Costa Atlântica: Nazaré - São Pedro de Moel (Praia Velha)
Costa Atlântica (São Martinho do Porto - Nazaré)
Costa Atlântica (Foz do Arelho - São Martinho do Porto)
Costa Atlântica - Volta à Lagoa de Óbidos (Bom Sucesso - Foz do Arelho)
Costa Atlântica (Baleal - Bom Sucesso)
Costa Atlântica - (Praia da Consolação - Baleal)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Costa Atlântica - Etapa Cova do Vapor - Lagoa de Albufeira (Almada - Sesimbra)
Costa Atlântica: Lagoa de Albufeira - Cabo Espichel (Sesimbra)
Costa Atlântica: Cabo Espichel - Sesimbra
Costa Atlântica (Sesimbra - Portinho da Arrábida)
Costa Atlântica (Portinho da Arrábida - Setúbal)
Costa Atlântica - Praia de Vale Figueiros - Sines
Costa Atlântica - Praia de Vale Figueiros - Vila Nova de Milfontes (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Vila Nova de Milfontes - Almograve (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Almograve - Zambujeira do Mar (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Zambujeira do Mar - Odeceixe (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Odeceixe - Aljezur (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Praia de Monte Clérigo - Arrifana (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)
Costa Atlântica: Praia da Arrifana - Carrapateira (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)
Costa Atlântica: Carrapateira - Vila do Bispo (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)

PictographMonument Altitude 196 ft

Forte de Santo Amaro de Oeiras

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Apr 6, 2022

Vistas panorámicas excelentes, sobre todo de la boca del infierno y del Faro de Santa María.
    En 2019 estuve por la zona de Storil, lastima que no supiera de esta ruta. Gracias por compartir.

• Photo of Pájaro Kuy Kuy

Saludos

• Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 3, 2024

Belo percurso entre Cabo Raso e Santo Amaro. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.