Córrego do Ouro Invertido Via Catingueiro

Very difficult
October 4, 2022
October 2022

near Boa Vista, Distrig Kevreadel (Brazil)

TRILHA: CÓRREGO DO OURO “Invertida”
🚵🏻 Nível: Brutalidade Total (Difícil)
Nível Técnico: média
Tracklog: https://www.strava.com/routes/2857780294926216302
*Aproximadamente 49 km e 1300 m de ganho de elevação
🕣 Partiu: 7:30
🚵🏻 *Ponto de Encontro: Pesque e Pague do Juvenal - Comunidade Boa Vista/FERCAL, Sobradinho - DF

ITENS OBRIGATÓRIOS:
• Capacete, Luvas e Óculos
• O uso de máscara e/ou bandana que cubra nariz e boca

RECOMENDAÇÕES:
1. Levar água suficiente para todo o trajeto.
2. Alimento para comer ao longo da trilha.
3. Procure ter uma ótima noite de sono na véspera, faz toda diferença.
4. Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
5. É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
6. Andar em grupo.
7. Revise sua bike (freios, pneus, marchas, lubrifique a corrente, ...).
8. Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar).
9. Dinheiro para despesas esporádicas.

PRINCIPAIS DESAFIOS:
1. Subida do Córrego do Ouro: de categoria 3 com 6.24 Km e 3.9% de inclinação média.
2. Subida da Caixa d’Água de categoria 4 com 1.16 Km e 6.1% de inclinação média

ITENS OBRIGATÓRIOS:
Capacete, Luvas e Óculos
O uso de máscara e/ou bandana que cubra nariz e boca

PONTOS RELEVANTES DO PERCURSO:
Trilha difícil, desenvolvida em terreno movimentado com subidas e descidas acentuadas. Inicia na região da FERCAL no Pesque e Pague do Juvenal nessa versão a parte de asfalto será feita no início totalizando 14.6 Km iniciais, seguindo em direção ao povoado Córrego do Ouro. A partir do km 20.6 inicia aquele que é o maior desafio que é a subida da DF-205, subida do Córrego do Ouro com seus pouco mais de 6 Km de subida. Se tem grandes subidas também haverá grandes descidas e, portanto, todo cuidado é necessário, uma vez que há movimento de carros na região. Seguimos até o Km 35 quando é feita a transição para o trecho de volta da Trilha Catingueiro, serão aproximadamente pouco mais de 14 km até a volta para nosso ponto inicial.
Atenção aos pontos de parada no Km 9.5 em frente à fábrica de cimento CIPLAN, A segunda opção é em uma descida por volta do Km 29.7 onde temos um restaurante com a possibilidade de comer um petisco para seguir viagem até o próximo ponto de apoio que estará no Km 39.8 já na parte final da trilha, já que faltarão apenas certa de 10 Km para o final.
Atravessa regiões de rara beleza, oferecendo ao biker belas paisagens e exuberantes formações geográficas. É recomendada para iniciados em boa forma física, sendo proibitiva para iniciantes e bikers sem preparo físico tanto pelo tamanho do seu percurso quanto pelas aclividades que possui.

RECOMENDAÇÕES:
SEGURANÇA:
• Pedale em grupo.
• Utilize o tracklog, consulte a publicação no Strava (https://www.strava.com/clubs/713946/posts/12850635), caso tenha dificuldades solicite ajuda à coordenação.
• Tenha sempre com você um meio de comunicação: rádio (canal 1.1), celular, apito, ...
• Luvas e capacete, máscara/bandana são importantes e de uso obrigatório.
• Se possível, monte um pequeno kit de primeiros socorros.
• Tenha um kit de sobressalentes p/reparos e câmara reserva

ALIMENTAÇÃO:
• Tenha sempre água e comida suficiente para todo o percurso, apesar de termos pontos de apoio nos Kms 9.5, 29.7 e 39.8.
• Alimente-se bem antes de pedalar.
• Sentiu-se mal durante a trilha??? Avise a quem estiver do seu lado

ATITUDES INDIVIDUAIS:
• Mantenha distância do biker a sua frente, principalmente nos trechos de descida.
• Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio". Ouviu o aviso de "esquerda", "direita" ou "meio", não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado.
• Traga de volta o lixo que produziu.
• Atenção aos trechos de asfalto, mantendo-se à borda da pista, pedale em grupo.