Coronallacs Etapa 5

Very difficult
September 13, 2023
September 2023

near Arinsal, La Massana (Andorra)

Coronallacs etapa5 tem 3 momentos mais criticos:
1) No colo a seguir ao colo de Sanfons, junto ao Pic Negre, o trilho segue pela esquuerda em direção à estãncia de SKI, sendo de grande declive e com pedrinhas deslizantes e umas pontas de rocha no chão mas, em condições de chuva, essas pontas de rocha desfazem-se quando pisadas. Muito cuidado. talvez a alternativa seja contornar este Pic negre pela sua direita, via-se ali um trilho.
2) A partir de uma zona de SKI é necessário descer por um trilho de pé pesto á direita que atravessa a pendente em ligeira diagonal descendente. Um trilho muito estreito onde não se pode escorregar sob pena de ser um acidente grave. Trilho muito estreito e que piora com chuva e vento dado a sua exposição.
3) Quase no final da etapa, depois de Sispony e Anyós encontra-se o caminha vedado com uma placa de propriedade privada e o trilho vira à esquerda numa descida vertiginosa da pendente (estreito e escorregadio, o que em condições de chuva ainda piora) onde não se pode cair sob pena de se poder ter um acidente no mínimo grave. Esta zona do trilho deverá corresponder a cerca de 100/200m de extensão mas vence um bom desnível. Seria adequado mais atrás, tentar apanhar de imediato o trilho onde esta decsida vai entrocar!