Cornos do Diabo versão otimizada

September 23, 2016
September 2016

•   3.3 1 review

near Lapa dos Dinheiros, Guarda (Portugal)

Repeti esta fantástica aventura com o meu amigo quinaz mas desta vez com algumas alterações e otimizações. A subida ao cume dos cornos do diabo, a visita a um lago próximo dos cornos, a visita ao museu de eletricidade por fora e o novo caminho que apanhámos na saída das tubagens mais limpo que o clássico. Um fantástico percurso com diversos cenários para quem gosta realmente de trekking. Rico em aventura, descidas e subidas interessantes incluíndo a descida pelas tubagens da água. Iniciei a aventura no miradouro do sagrado coração de jesus em lapa dos dinheiros. Para aquecer uma subida por caminho de terra para depois descer a colina em direção à ribeira da caniça onde encontramos os cornos do diabo num cenário de natureza deslumbrante. De seguida o percurso segue à beira da levada com mini pontes e a água bem ao nosso lado. Depois de uns km chegamos a senhora do desterro junto ao rio Alva onde deslumbramos a barragem. Segue a caminhada para o museu natural da eletricidade onde apanhei a mata do desterro. Segue-se a cabeça da velha e a capela sr. do calvário com uma bela vista. Dá-se então a volta para entrar novamente na senhora do Desterro e visitar a fonte e a capela da Sra da boa viagem.
Prossegui novamente em direcção ao Rio Alva para apanhar outra levada que conduziu até à Câmara de Carga da Ponte Jugais, onde recomeça a ação. A descida pelas tubagens da água, o caminho pelo mato alto sem trilho e presença da casa abandonada de pedra, a descida para o buraco da moura e as cascatas da caniça. Após breve descanso segue-se a subida de volta e encontramos a praia fluvial de lapa dos dinheiros. Finalmente apanha-se o estradão para regressar ao ponto inicial. Forte fisicamente!