Corcovado, Paineiras e Primatas

January 29, 2024
January 2024

near Humaitá, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha do Parque Lage à Rua Sara Vilela, com passagem por:
- Cristo Redentor (4,5 km)
- Centro de Visitantes das Paineiras(6,2 km)
- Figueira centenária (7,1 km)
- Mirante da Lagoa (9.9 km)
- Cachoeira dos Primatas (10,2 km)
- Gruta dos Primatas (10.6 km)

O traçado da trilha vem mudando nos últimos anos. A primeira mudança ocorreu um pouco antes das Olimpíadas de 2016, quando uma parte muito íngreme foi substituída por outra mais longa e mais suave. Recentemente, uma segunda parte ainda mais íngreme, que incluía uma corrente de ferro para ajudar na subida de uma pedra, foi substituída por uma parte ainda mais longa e mais suave. Agora, basicamente, a trilha leva para o Centro de Visitantes das Paineiras primeiro (na verdade, a trilha chega a uma bifurcação a partir da qual são 300 metros até o centro), e depois segue o traçado da Trilha Transcarioca até encontrar a trilha antiga a poucos metros da passagem por sobre os trilhos do Trem do Corcovado. E há sinais que o trecho final também deve ser alterado, para evitar exatamente atravessar os trilhos do trem. Ao final das contas, houve uma melhora significativa da trilha: ela está agora mais acessível (a única parte em que se tem que usar as mãos é logo após a terceira passagem do rio, onde há uma escada íngreme de pedras), mais ecológica (a trilha íngreme resultava em muita erosão e um alargamento desnecessário em muitas partes), e menos perigosa (não tem mais corrente de ferro, e logo nem mesmo a passagem pelos trilhos)! Parabéns pela mudança!

Infelizmente há outra mudança que não foi agradável. Antigamente a gente conseguia acessar as lojas antes da entrada no complexo do Cristo, pra comprar água ou comer alguma coisa antes da descida. Isso não é mais possível sem pagar a entrada no complexo. Por outro lado, agora a trilha passa muito perto do Centro de Visitantes das Paineiras, e lá sim é possível tudo isso.

Foi tão agradável a subida ao Cristo, a companhia excelente, que a gente resolveu "esticar" e descer pelo outro lado, passando por árvores colossais, como a figueira centenária (agora, aparentemente morta), riachos, a cachoeira dos Primatas com máximo volume por causa da estação e das chuvas recentes, até a descida na Rua Sara Vilela.

• lauracosta Jan 31, 2024

Uma bela saída. Muito obrigado pelo guia e pela companhia