Activity

Convento dos Capuchos - Sintra

Download

Trail photos

Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra

Author

Trail stats

Distance
6.22 mi
Elevation gain
1,270 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,270 ft
Max elevation
1,390 ft
TrailRank 
57 5
Min elevation
1,390 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours one minute
Coordinates
679
Uploaded
November 30, 2014
Recorded
November 2014
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Capuchos, Lisboa (Portugal)

Viewed 334 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra Photo ofConvento dos Capuchos - Sintra

Itinerary description

Percurso Pedestre não sinalizado, em Pleno Parque Natural Sintra-Cascais, com início/ fim junto ao Convento dos Capuchos.

O Convento dos Capuchos, também conhecido como “Convento da Cortiça”, foi fundado em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado do rei D. Sebastião, com o nome de Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, e entregue a frades arrábidos franciscanos, em resultado do cumprimento de um voto de seu pai, D. João de Castro, quarto vice-rei da Índia.
Notável pela extrema pobreza da sua construção e pelo uso extensivo da cortiça na proteção e decoração dos seus pequenos espaços, materializa os ideais da Ordem de S. Francisco de Assis: a busca do aperfeiçoamento espiritual através do afastamento do mundo e da renúncia aos prazeres associados à vida terrena. De dimensões reduzidas, o convento foi edificado no respeito pela harmonia entre a construção humana e os elementos naturais pré-existentes: a construção divina. A sua rusticidade e austeridade são indissociáveis da vegetação envolvente, numa integração total com a natureza, até ao ponto de incorporar na construção enormes fragas de granito.

A mata que rodeia o edifício foi, durante séculos, acarinhada e mantida pelos religiosos que o habitaram, tendo sobrevivido à gradual desflorestação da serra de Sintra. Constitui, assim, um exemplo notável da floresta primitiva da zona, cuja composição florística o visitante pode identificar no percurso botânico proposto. Pela sua raridade, estado de conservação e porte de muitos exemplares, esta mata representa um significante valor natural que importa salvaguardar.
A exiguidade dos espaços, corredores e portas do convento, a humildade que se sente perante a intimidade e o despojamento do local, a penumbra do quotidiano destes religiosos e as belas vistas desta vertente da serra de Sintra que ali se podem observar, são experiências únicas que impressionam, há séculos, todos quantos aí se deslocam.

Em 1581, Filipe I de Portugal (II de Espanha) visitou o eremitério tendo, nessa altura, proferido a célebre afirmação de que, em todos os seus reinos, os dois sítios de que mais gostava eram o Escorial, pela sua riqueza, e o Convento dos Capuchos, pela sua pobreza:

De todos mis reinos, hay dos sitios que mucho estimo, el Escorial por tan rico y el Convento de Santa Cruz por tan pobre.

Abandonado em 1834, com a extinção das ordens religiosas que o regime liberal determinou, foi adquirido em 1873 por Francis Cook, primeiro Visconde de Monserrate, e em 1949, pelo Estado português.

O Convento dos Capuchos integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995.

Nota: (texto retirado da página Parques de Sintra - Monte da Lua)

Outros percursos que fiz na Região:
Sintra - Castelo dos Mouros e Pena 13-ABR-2014
Percurso na Marmeleira
Convento dos Capuchos - Sintra

Comments  (2)

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 7, 2024

    Espectacular percurso pelo Convento dos Capuchos. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Jan 7, 2024

    Obrigado pelo comentário e avaliação.
    Um abraço

You can or this trail