Contorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo

Photo ofContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Photo ofContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo Photo ofContorno da Juatinga - Farol e Cachoeira do Saco Bravo

5 days 9 hours 48 minutes
December 3, 2021
November 2021

near Papagaio, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 2004 times, downloaded 105 times

Contorno da Juatinga – Farol da Juatinga e Cachoeira do Saco Bravo

Iniciamos na Vila do Oratório seguimos para Praia do Curupira, atravessamos o Saco do Mamanguá de barco e seguimos pela trilha do outro lado do Mamanguá, passando pelas praias do Baixio, do Cruzeiro e do Engenho, cruzamos a montanha para chegar à praia Grande da Cajaíba e continuamos a trilha passando pelas praias Itaoca, Calhaus, Itanema e Pouso da Cajaíba. Após subirmos o morro novamente, chegamos à praia da Sumaca e Farol da Juatinga (Ponta da Juatinga). Nosso caminho seguiu para as praias Martin de Sá, Cairuçu das Pedras e Ponta Negra. De Ponta Negra fomos para a Cachoeira do Saco Bravo retornamos a Ponta Negra e seguimos para as praias do Galhetas, dos Antiguinhos, dos Antigos, do Sono e finalmente retornamos para a Vila do Oratório completando o contorno da Juatinga.
A vantagem deste percurso é não depender de resgate ou transporte para chegar ao local onde deixamos o carro estacionado. O trecho que percorremos de barco foi de apenas 1,5 km para cruzar da praia do Curupira para a primeira praia do outro lado do Mamanguá o restante foi todo caminhando.
Fizemos o contorno em 6 dias, nossos pernoites foram :
Primeira noite: Praia do Cruzeiro
Segunda noite: Praia do Pouso da Cajaiba
Terceira noite: Praia da Sumaca
Quarta noite: Praia de Cairuçu das Pedras
Quinta noite: Praia da Ponta Negra

Gravamos os tracklog de cada dia separados e neles estão as descrições mais detalhadas de cada dia.

Resumo:

Primeiro dia:

Iniciamos o primeiro dia na Vila do Oratório e seguimos para a praia do Curupira, neste trecho temos uma primeira subida em seguida uma descida suave e depois o terreno fica plano e vai acompanhando um brejo que está à esquerda da trilha, tem vários lamaçais no caminho até cruzarmos o brejo, aqui o brejo foi aterrado para passar a trilha. Mais à frente pegamos um atalho à esquerda que sobe um morro íngreme para alcançar a trilha que segue para a Curupira.
Assim que chegamos em Curupira tomamos um barco para desembarcar na primeira praia, mas o barqueiro disse que o morador de lá fechou a trilha, desembarcamos na praia ao lado e curiosamente ninguém soube informar o nome dessa praia. Seguimos a trilha para a Praia do Cruzeiro passando pela bifurcação que vai para a Cachoeira do Rio Grande, praia do Mané do Gás, praia do Baixio (com a maré alta são várias prainhas) e finalmente chegamos à Praia do Cruzeiro, onde pernoitamos.
Foram 14 km em 5 h de caminhada.

Segundo dia:

Pegamos a trilha antes das 8h e seguimos para a Praia do Engenho, passamos por diversas prainhas que não sei o nome e é um sobe/desce de pequenos morros para percorrer 5 km e chegar no Engenho, esta é a praia mais bonita das que eu conheço no Saco do Mamanguá, e para completar sua beleza existe uma cachoeira pertinho da praia. Depois veio o trecho que considero o mais difícil de todo o contorno, a subida da montanha para cruzar para a praia Grande da Cajaiba. São 420 metros de desnível em 2 km de trilha é semelhante à subida do Pão de Açúcar do Mamanguá e a descida é mais suave. Na Praia Grande tem 1 km de areia fofa para percorrer debaixo de sol. No final da praia paramos para almoçar num quiosque e foi aí que ganhamos um companheiro de trilha inseparável. Após o almoço fomos na cachoeira da Praia Grande em seguida seguimos caminho. Cruzamos mais 3 praias, Itaoca, Calhaus e Itanema para finalmente, após 5 km, chegar ao final da praia do Pouso da Cajaiba onde conseguimos uma suíte para descarregar as coisas e tomar um merecido banho.
Foram 14,5 km em 7 h de caminhada.

Terceiro dia:

Após o café da manhã partimos para a trilha em direção à praia da Sumaca as 7:20 h. Mais uma subida pela frente 2,5 km de trilha para subir 330 metros de desnível, apesar do desnível é uma subida tranquila. Em 3 horas vencemos os 5 km e chegamos na praia da Sumaca. Fomos recebidos pelo Sr. Manequinho, dono do camping, trocamos meia hora de prosa, montamos acampamento e ficamos curtindo a praia enquanto o Manequinho preparava um pf de peixe pra gente. Após o almoço pegamos a trilha para o Farol da Juatinga, são 3,5 km, o dia estava nublado e até pegamos uma garoa no caminho, mas chegando lá a chuva já tinha parado. O Farol em si não tem muita graça, mas o visual de lá é bem bonito, mesmo com a baixa visibilidade do dia nublado; num dia de sol deve ser lindo demais. ´Voltamos para a praia, tomamos um banho frio, não tem eletricidade para o chuveiro só há uma placa solar que pode recarregar celular e tocar um radinho. Ficamos na praia curtindo o final de tarde antes de jantar um peixe preparado na água de coco, muito gostoso.
A trilha da praia do Pouso até Sumaca tem 5 km que percorremos em 3 horas.
A trilha do Farol são 7 km ida e volta percorridos em 3 horas e meia mais meia hora curtindo o visual do farol.

Quarto dia

Acordamos com a luz da lua e céu estava estrelado, esperamos o sol nascer desmontamos acampamento e partimos para a trilha novamente. Despedimos do Manequinho e partimos pra trilha às 7:20 h, a subida é semelhante à do dia anterior, porém tem três trechos desmatados e expostos ao sol.
Já tínhamos caminhado 2,5 km e terminado a subida quando encontramos uma jararacuçu ao lado da trilha. Para nossa sorte ela fez um barulho nas folhas secas se preparando para dar um bote, parei e fiquei observando aquele rabinho fino parecido com rabo de rato se mexendo, pequei a máquina fotográfica e tirei umas fotos utilizando zoom e sem mexer na folha de samambaia que escondia a cobra. Não tinha como prosseguir com a cobra ali ao lado da trilha, resolvi levantar a folha com o stick para observar que espécie se tratava, imediatamente a cobra deu um bote na minha direção, recuei e ela deu um segundo bote, recuei novamente e tentei afastá-la com o stick quando ela deu o terceiro bote, em seguida utilizei os dois sticks para empurrá-la barranco abaixo ao lado da trilha e ela então seguiu em frente sem tentar se esconder na vegetação. Eu só queria sair dali nem tentei tirar mais nenhuma foto. Eu nunca tinha visto uma cobra como aquela, mais de 1,5 metros de comprimento e de uns 7 ou 8 cm de diâmetro e uma agressividade absurda. Minha perneira não ofereceria proteção contra uma cobra desse tamanho.
Prosseguimos a trilha para chegar logo à bifurcação e tomar a trilha rumo a Martim de Sá, esta mais larga e limpa. Chegando a Martim de Sá encomendamos o almoço e fomos conhecer a praia. É uma linda praia e na próxima vez pretendo acampar lá, o camping é o mais estruturado dos que vi na Juatinga. Após o almoço pegamos a trilha para a praia de Cairuçu das Pedras chegando lá às 15:30, foram duas horas de caminhada. Fomos direto para a casa do Sr. Juvino conversamos um tempo com ele e fomos conhecer a praia. A praia justifica o nome, possui uma enorme quantidade de pedras no mar. No canto da Praia deságua uma cachoeirinha e os moradores fizeram uma piscina de cimento e pedra. A noite jantamos um excelente pf preparado pela filha do Juvino e fomos dormir.
Neste dia caminhamos 11 km em 5 horas.

Quinto dia:

Como de costume acordamos cedo tomamos café e partimos,às 7:30h para o que achávamos que seria o dia mais difícil. Para nossa surpresa, apesar do grande desnível a vencer de 500 metros, a subida não é íngreme e o trecho com pedras e erosão é curto, foi bem fácil chegar ao ponto mais alto da trilha. A descida é mais íngreme, erodida e com muitas raízes expostas é necessário atenção para descer com as cargueiras. Às 11:30 h chegamos na casa do Sr Luiz e ficamos numa suíte, deixamos as cargueiras e fomos conhecer a praia e almoçar. À tarde fomos no poço da Julia e voltamos para praia onde ficamos curtindo o final da tarde e jantamos no restaurante do Teteco.
A praia da Ponta Negra é pequena e bonita, no lado direito da Praia tem a foz de um riacho que passa por entre grandes pedras e forma pequenos lagos na areia.
Foram 6,5 km de trilha em 4 horas.

Sexto dia:

Como combinado no dia anterior encontramos o guia Valdeci (conhecido como Ci) e tomamos café na padaria da Estela e Rafa. Às 6:30 h iniciamos a trilha da Cachoeira do Saco Bravo. Logo a trilha começa a subir o morro e depois de passar a Pedra do descanso entra na mata até encontrar a costeira. No alto da costeira já temos uma linda vista da Cachoeira e seu poço. É realmente uma formação espetacular. A piscina tem uma parte rasa e uma funda permitindo um bom banho. O nome Saco Bravo se deve ao fato de que o mar ali é bem agitado e eventualmente passa por cima das Pedras. Depois da morte de uma turista no local o INEA (Instituto Estadual do Ambiente – RJ) tornou obrigatória a contratação de guia credenciado. Retornamos à vila, chegando às 11:20h. Arrumamos nossas mochilas e partimos em direção ao Oratório. Passamos pela Praia das Galhetas. Subimos um morro e já descemos próximo da Praia dos Antiguinhos: pequena, linda e deserta. Em seguida a praia dos Antigos, esta um pouco maior e igualmente linda e deserta. A trilha segue e sobe um morro e no seu ponto mais alto há um mirante onde se tem uma vista deslumbrante da Praia do Sono. Paramos num quiosque da praia do Sono e almoçamos um PF de peixe grelhado. Às 15:35 h com as forças repostas seguimos caminho para a Vila do Oratório, onde o carro estava estacionado chegando lá às 17:10 h.
A trilha da cachoeira do Saco Bravo tem 9 km ida e volta foram 4 horas de trilha mais uma hora curtindo a cachoeira.
A trilha da Praia da Ponta Negra até a Vila do Oratório tem 9 km que percorremos em 4 horas e meia.

Dicas:
Estacionamento na Vila do Oratório, Camila 24-988158759 WhatsApp.
Barco na Praia do Curupira - Gilberto 24-999516466 WhatsApp.
Praia do Cruzeiro – Pousada – Daiane 24-999058862 WhatsApp.
Praia do Cruzeiro – Restaurante do Orlando
Praia do Pouso da Cajaiba –Suítes – Natália 24-999056739 WhatsApp
Praia do Pouso da Cajaiba - Restaurante da Ana.
Praia da Sumaca – Camping do Manequinho (serve refeição)
Praia Martim de Sá - Camping do Maneco - 24-999997072 Alexandre (serve refeição)
Praia de Cairuçu das Pedras - Suite - Sr. Juvino - 999065685 WhatsApp
Praia da Ponta Negra – Suítes – Sr Luiz - 24-999039858 WhatsApp.
Praia da Ponta Negra – padaria da Praia - doces, lanches e café da manhã.
Praia da Ponta Negra – Restaurante do Teteco.
Guia para a cachoeira do Saco Bravo – Valdecir (Ci) – 24-999430435 WhatsApp
***********************************************
A trilha é 100% dentro da mata Atlântica. Por ser na mata a possibilidade de acidente com cobra é real, se encontrar alguma nunca a mate, pois ela está no seu habitat e você é o intruso; desvie ou retire-a do caminho utilizando um galho. O uso de botas e perneiras são indispensáveis.
Tem cursos de água e nascentes por todo o percurso, indiquei a maioria no tracklog dia/dia.
É possível fazer a trilha sem levar comida para almoço e jantar, mas pode ocorrer de alguns quiosques estarem fechados nos dias de semana.
A maioria das praias tem suítes ou quartos para pernoite, mas são poucos e podem estar ocupados, se optar por não levar barraca reserve os pernoites com antecedência.
Todos os locais em que ficamos e comemos são de moradores locais, a maioria nasceu e se criou na Juatinga. É importante respeitar a cultura e a religião deles.

Gravado com Etrex 32x

PictographCar park Altitude 34 ft

PictographIntersection Altitude -7 ft

Seguir à esquerda

subir o morro na trilha íngreme e discreta à esquerda

Fundo do Saco do Mamanguá

Praia do Sono

• Photo of Robson R. Da Silva
    Robson R. Da Silva Feb 8, 2022

Olá Adelino. Parabéns pela volta. Eu fiz uma parecida em 2008. Mas foi em 3 dias, sem poder curtir melhor as praias. Acampei na Martin de Sá e na praia de Antiguinhos. Pretendo voltar um dia com mais tempo para subir o Corcovado, ir na Sumaca, Cairuçu das Pedras e cachoeira do Saco Bravo que eu não conheci. As praias estão bem preservadas ainda? A Grande da Cajaíba é muito linda com aquele rio do lado. Abraço.

aacoelho Feb 8, 2022

Olá Robson.
    A caminhada foi muito legal.
    As praias estão bem conservadas e lindas.
    A Grande da Cajaiba é a mais bonita e tem a cachoeira pertinho.

• nmsassaki Mar 21, 2022

Trilha muito bonita passando por praias lindas.

• Photo of Walyson Machado
    Walyson Machado Jan 9, 2023

Valeu demais por compartilhar! Eu fiz parte da travessia agora no começo do ano de 2023 e foi maravilhoso! As praias são incríveis e a vista do Pico Pão de Açúcar é espetacular!
    Um trecho da trilha entre a Praia do Cruzeiro e a Praia do Engenho desmoronou, tem que pegar um barco pra passar, na praia anterior, Ponta da Romana.

aacoelho Jan 9, 2023

Olá Walyson, eu também gosto muito desse paraíso.
    Estive no Mamangua dia 31/12 pra subir o Pão de Açúcar e me contaram desse desmoronamento da trilha. Acho que em breve farão algum desvio.
    Obrigado pelo comentário.

• Photo of Joana G. W.
    Joana G. W. Jun 15, 2023

Obrigada pelo caminho, as marcações estão ótimas! Fizemos agora essa trilha circular e só tenho os seguintes comentários.
    No primeiro dia para pegar a trilha para o curupira, quebrando a esquerda, o caminho está muito fechado, mas subindo pelo matagal onde está marcado no tracklog você acaba encontrando a trilha. Se você for reto pela trilha que começou na vila oratório irá parar na ponta da foice, não no curupira, e tem que dar sorte para conseguir um barco lá, mas se marcar antes com algum barqueiro pode seguir de lá, parece ser um caminho mais fácil.
    Os deslizamentos do ano passado ainda estão prejudicando a região. Então, até este momento, não é possível ir andando da praia do cruzeiro até a praia do engenho. Você tem que andar do cruzeiro até vila Romana e de lá pegar um barco até o engenho. Nem os moradores estão passando, pq disseram que está bem arriscado, com vários fios elétricos entre os destroços.
    Na ponta negra TB há deslizamento, mas dá para passar, só precisa ir com cuidado, pois tem muitas pedras soltas.

aacoelho Jun 15, 2023

Oi Joana
    Obrigado pela atualização.
    Realmente dá pra combinar com um dos barqueiros do Mamaguá para te esperar na ponta da foice, mas tem que combinar antes, geralmente não tem ninguém por lá.
    Estive na praia do Cruzeiro mês passado, vi as “cicatrizes” nas montanhas, os deslizamentos foram grandes por lá.
    Achei que já tinham arrumado a trilha.

• Photo of Joana G. W.
    Joana G. W. Jun 15, 2023

Pois é, mais de um ano se passou e ainda não arrumaram. Segundo o barqueiro que pegamos devem começar a arrumar lá para o final do ano, já que ano que vem tem eleições municipais.

• Photo of Rodrigo Pozo
    Rodrigo Pozo Jul 19, 2023

Passei neste trecho entre a praia do Cruzeiro e Engenho há 2 semanas… a trilha está bem suja e com alguns degraus altos, mas dá p passar tranquilo!

aacoelho Jul 19, 2023

Olá Rodrigo
    Esse trecho estava interditado até recentemente.
    Obrigado por atualizar as informações.
    Valeu.

• Photo of Rodrigo Pozo
    Rodrigo Pozo Jul 19, 2023

Sim, tem a placa até hoje referindo o trecho como interditado. Mas já passa. Obrigado por compartilhar seu percurso.

• Photo of Pedrão do Brasil
    Pedrão do Brasil Dec 8, 2023

Top demais. Em breve neste paraíso