Activity

Pico Jurapê

Download

Trail photos

Photo ofPico Jurapê Photo ofPico Jurapê Photo ofPico Jurapê

Author

Trail stats

Distance
3.69 mi
Elevation gain
3,763 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
397 ft
Max elevation
3,609 ft
TrailRank 
36
Min elevation
138 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 41 minutes
Time
4 hours
Coordinates
1054
Uploaded
August 29, 2020
Recorded
August 2020
Be the first to clap
Share

near Vila Nova, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 183 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofPico Jurapê Photo ofPico Jurapê Photo ofPico Jurapê

Itinerary description

Antes de mais nada vamos alinhar algumas coisas. Quando eu utilizar o termo "técnica" quero dizer que é necessário técnica, habilidade, conhecimento.
Outra coisa; a qualificação da trilha como muito difícil é subjetiva. Para mim, para o meu corpo, foi extremamente difícil.

Bom, conquistar o Jurapê exige que você esteja com o corpo e com a mente preparados; tem que estar com o espírito pronto vencer ele se não ele te vencerá. A trilha é batida e bem marcada, então, perder-se é difícil desde que não você não invente moda. Contudo ainda sim é bom ser Prudente e usar um GPS, um app como esse ou algo do gênero.

A trilha é difícil, tecnicamente e fisicamente muito exigente; o primeiro terço dela é "tranquila" porém não se empolgue, dose bem sua energia e suas pernas. Próximo da metade do caminho, tem a parte da "corrente", para subir umas pedras escorregadias você usa uma corrente que uma boa alma fixou na pedra, não é tão difícil mas não subestime, é super liso.

Depois disso você subirá mais um pouco com um aumento na inclinação e aí chegará na metade do caminho bem num local ótimo pra parar e comer; é plano e tem alguns lugares para sentar. Aproveite esse trecho pra se alimentar e se hidratar, é importante para a segunda metade.

Seguindo e entrando na segunda metade da trilha rumo ao topo as coisas começar a ficar mais difíceis, a inclinação aumenta e você sobe por mais tempo, depois desce em um pequeno vale, numa cachoeira, e depois sobe novamente. Chegando no topo dessa nova subida você vai descer, de novo, sim eu sei, é estranho, mas você desce e para no Rio Cebolanos, o último ponto de água antes do cume; aqui é o km 5 de 6, ou seja, daqui até o pico são mais 1000 metros. Aproveite pra recarregar a água, descansar prq esse último km é sem dúvida nenhuma o mais difícil, fisicamente e tecnicamente.

O último km a inclinação pode chegar a 80% então é o seguinte: 1000m praticamente de "escalada"; você vai usar muito as mãos, as duas, você precisa utilizar as raízes e galhos das árvores para auxiliar na subida. Essa parte é difícil pois além de exigir muito do seu corpo e da sua técnica lembre-se que você já subiu 5km, ou seja, pode estar já cansado.

Vencendo essa etapa, você estará no cume e eu garanto, é recompensador.

Descanse bastante lá em cima pois a volta não exigirá tanto da sua capacidade cardiorrespiratória mas exigirá muito da musculatura das suas pernas e das articulações dos membros inferiores.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 773 ft
Photo ofSubida, até aqui tava tudo bem.

Subida, até aqui tava tudo bem.

PictographPhoto Altitude 953 ft
Photo ofAraçá

Araçá

2,5 km

PictographPhoto Altitude 1,008 ft
Photo ofAraçá

Araçá

PictographPhoto Altitude 1,731 ft
Photo ofQuase lá.

Quase lá.

PictographSummit Altitude 3,342 ft
Photo ofO cume

O cume

Comments

    You can or this trail