Conjunto Marumbi - Abrolhos + Ponta do Tigre + Gigante + Olimpo - Morretes/PR

Photo ofConjunto Marumbi - Abrolhos + Ponta do Tigre + Gigante + Olimpo - Morretes/PR Photo ofConjunto Marumbi - Abrolhos + Ponta do Tigre + Gigante + Olimpo - Morretes/PR Photo ofConjunto Marumbi - Abrolhos + Ponta do Tigre + Gigante + Olimpo - Morretes/PR

11 mi
Very difficult
July 31, 2022
July 2022

near Marques, Paraná (Brazil)

Conjunto Marumbi - Abrolhos + Ponta do Tigre + Gigante + Olimpo - Morretes/PR

ROTEIRO:
Ascensão: Face Noroeste (Vermelha)
Descida: Frontal (Branca)

Cume Olimpo x Estação Marumbi: 02:00hs
Estação Marumbi x Estacionamento: 01:00hs

PERCURSO:
A primeira parte do Percurso da de subir de 4x4 até a Estação Engenheiro Lange. Mas como estavamos de carro normal, pernoitamos de sabado pra domingo no Camping Vó Raquel (Valor R$25,00 p/pessoa o camping ou R$15,00 o estacionamento. O tracklog foi iniciado por lá (fica uns 300m da Portaria do Parque).

São 5km de caminhada tranquila até a Estação Marumbi, onde está localizado a Base do Parque, excelente para aquecimento, já que apartir dali, é uma constante subida totalizando um pouco mais de 400 grampos na parede.

Na base do parque eles pedem os nomes, idade e qual trilha o grupo iria fazer, e se alguém do grupo já conhecia o percurso. Nesse caso fizemos a subida até o Olimpo pela Face Noroeste (trilha vermelha) e descemos pela Face Frontal (trilha branca).

O horário para adentrar o parque é das 06hs às 09hs. Sendo que tem tempo limite para retornar a base às 18hs.

Após lancharmos (já que iniciamos cedo), começamos a ascensão, os primeiros 500 metros é um passeio no bosque entre as casas dos Marumbinistas, da vontade de morar ali. Mas logo acaba e começa um subida continua, com cordas, vias ferratas (grampos), correntes e muita aventura (prepara os Glúteos e Coxas hehehe).

Após 55min de trilha chegamos na primeira Bifurcação (Ponta do Tigre x Abrolhos), ali você pode seguir direto para Ponta do Tigre ou visitar antes o Abrolhos (recomendando de mais é uma das visitas mais lindas do conjunto). Fomos primeiro no Abrolhos, e como de prache chegando no cume, paramos para lanchar e desfrutar da paisagem.

Após alguns minutos retornamos a trilha, descemos até a bifurcação e tomamos rumo a Ponta do Tigre, e após 01:35hs, chegamos no cume, o percurso lindo e com bastante partes com corda, passamos em meio as rochas, cenário jurassíco, incrivel! Assim que chegamos no cume, paramos para almoçar (aqui o povo come muuuuitooo!).

Após descansarmos e comermos por 1h, retornamos a trilha, em uma caminhada pela crista do conjunto, levamos cerca de 55min pra chegarmos ao cume do Olimpo. O local faz jus ao nome e com vista 360° de toda região, dando para ver a Serra Farinha Seca, Serra Ibitiraquire (identificamos Camapuã, Tucum, Itapiroca, Caratuva, Siririca, Conjunto Pico Paraná), Torre de Prata e a continuação da trilha (que está proíbida), onde se da a travessia Alpha Omega (travessia com relevância histórica no montanhismo Paranaense).

Chegando no Olimpo, muitos do grupo resolveram tirar um cochilo de uns 50min e claro, lancharmos novamente. Após esse tempo começamos o retorno pela Face Frontal (Trilha Branca), após 01:40hs chegamos no Rio Taquaral, onde tem poços para banho, captação de água e a Cachoeira Marumbinista. Paramos para descansar os joelhos da descida infinita e aproveitamos para comer novamente (falei que o povo come).

Dali mais uns 20min chega-se a Base do IAP (Estação Marumbi), mas ainda teria mais 1h de caminhada até a chegada no estácionamento, encerrando assim nossa atividade.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Tivemos sorte de pegarmos um dia com tempo bem seco, mas após periodos de chuva, aumenta consideravelmente o grau de dificuldade da trilha, consideramos de difícil para muito difícil;

A trilha da face noroeste é mais completo, porém a face frontal é mais curta, valeu muito apena ter feito o circuito;

Agua só encontramos no inicio e no final da trilha, por isso se prepare, indicamos levar no mínimo 2 litros p/pessoa;

O GPS oscila muito no meio dos paredões, não da de se basear, porém todo o percurso é muito bem sinalizado, bom útilizar o wikiloc, só para ter uma noção de onde vocês se encontram.

ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre;
- Levar só o necessário (ir leve);
- Luvas;
- Alimente-se bem durante o percurso;
- Hidrate-se bem durante o percurso (levar de 2 a 3L d'água).
Grupo participante: Aline Lopes, Andreza, Carlos, Charles, Edi, Felipe Torres, Luan, Willian, Vanidia.
Para entrada no Parque é necessário se registrar na Base do IAP (Estação Marumbi).
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

PictographCar park Altitude 185 ft

Estação Marumbi

Base IAP - Registro

Cotovelo do Abrolhos

Bifurcação Bica d'água

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Aug 2, 2022

Trilha espetácular com grau de dificuldade alto pra quem tem pânico de altura (trilha com bastante exposição)

• Photo of 420
    420 Jun 1, 2023

Parabéns pela trilha

Tem o número do telefone do camping

• Photo of Cambirela
    Cambirela Sep 18, 2023

Massa! Eu fiz esse rolê seguindo essa trilha!👏🏼

• Photo of Patrícia Andrade
    Patrícia Andrade Feb 7, 2024

Vocês fizeram esse circuito com guia?