Congonhas do Norte a Fechados

one day 8 hours 54 minutes
January 14, 2019
January 2019

near Congonhas do Norte, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 2068 times, downloaded 100 times

Congonhas do Norte a Fechados

Nível Moderado*

Bela Travessia de 02 dias e 01 noite realizada no Espinhaço Mineiro que liga o Município de Congonhas do Norte, ao Vilarejo de Fechados (Santana do Pirapama). Essa Rota contempla várias cachoeiras, pois passa por diversos córregos e Ribeirões importantes daquela região.

Logística e Informações complementares no Rodapé.

1º dia: > Início da caminhada ás 08:00hs Am, partindo do Alto da Serra Talhada.
Rumo a 1º Cachoeira do dia (das Virgens), passando pela Trilha chamada "dos Pereira".
30 Min depois, pausa para um mergulho e contemplação.
OBS: A trilha que parte da cachoeira, rumo sentido Retiro do Barbado, possui uma descida técnica, pois se dá entre as rochas.
Após cruzar o Retiro, chegamos as Corredeiras do Cedro por volta das 11, belo complexo de cascatas e quedas. Nova Pausa , dessa vez para lanche também.
Em seguida, adentramos o Vale do Rio Preto, passando por extensa e confusa mata de galeria. Logo após., nova parada em mais uma cachoeira, dessa vez a do Cedro, e uma breve passada nas Cascatas do Rio Preto. Em seguida, partimos sentido a Fechados, em uma rota a bastante tempo já estabelecida, rumo a nossa área de camping. Chegamos nesta às 16:00. Após armar camnping, alguns partirão rumo a Cachoeira da Samambaia, para banho, e contemplação de um maravilhoso pôr do Sol Andamos aproximadamente 12k.

2º dia> Partindo da área de camping as 07:30hs . Após considerável subida, atingimos platô. Passando por matas, e campos de altitude, chegamos por volta das 14;00hs próximo ao apoio da Casa do Valtinho.
Em seguida, fomos para a Cachoeira Cobú, onde permanecemos por 1h ou mais.
após tudo isso, ainda tínhamos uma última cachoeira a visitar, à dos Horizontes.
Esse dia andamos aproximadamente 18k.

* percurso moderado, não apresenta subidas consideráveis, além da trilha a partir do Retiro do Barbado ser bem demarcada.

Logística:
BH a Congonhas do Norte +/- 4h e meia
212km

Saímos do Terminal Turístico Jk às 01:20hs am. De BH a Congonhas do Norte, são 04 horas e meia.
Em Congonhas do Norte, tomamos nosso Café da manhã na padaria próximo a igreja Matriz.
Fomos maravilhosamente recepcionados pelo Sec de Tur de Congonhas, o Sr Cloves.
Esse por sua vez, nos falou das belezas e "causos" da região.
Em Fechados fomos recebidos com uma maravilhosa Almojanta feita pela Dona Amélia, e sua Mãe, a Dona Mariquinha. Deve-se encomendar a Janta antes.