Complexo de cachoeiras da Serrinha x Pico do Itacolomi

November 13, 2017
November 2017

near Passagem de Mariana, Minas Gerais (Brazil)

Trilha partindo do complexo de cachoeiras da serrinha, localizado na passagem de Mariana, com objetivo de chegar a pedra da baleia, próxima ao pico do Itacolomi.

*Partimos por volta de 13:00 em direção a Pedra da Baleia saindo da serrinha, com um clima muito chuvoso. Após pouco tempo de caminhada, encontramos com madeireiros (provavelmente ilegais) e seguimos na trilha que eles estavam. Até o ponto em que os madeireiros estavam tirando madeira a trilha é muito bem marcada, até porque estavam usando cerca de 10 cavalos para retirar toras.

*Pouco após passarmos pelos madeireiros, a trilha tomou outras formas, sendo que tomou feições de que a muito tempo ninguém passava pelo local. Ao chegar em um local descampado (sobre um divisor de águas) nos deparamos com um córrego a esquerda e uma trilha bem marcada a direita, tomamos a trilha da esquerda, tal trilha segue o córrego. Seguimos por algum tempo sem uma trilha bem marcada, ate nos depararmos com uma trilha um pouco melhor, que nos levou ate outro córrego, próximo a um ponto de acampamento. Daí em diante a trilha é quase toda bem marcada. (cuidado com as bifurcações).

*Atravessamos o córrego, de onde é possível avistar o município de Santo Antonio do Leite, e seguimos por uma lage de pedras, na qual a trilha praticamente desaparece, apos esse ponto, nos deparamos novamente com a trilha bem marcada.

*Chegamos a um ponto no qual é possível avistar o município de Lavras Novas (ESTE PONTO É IMPORTANTE) até ai a trilha mesmo que mal marcada, não apresenta grandes dificuldades, mas a partir desse ponto, há uma bifurcação a direita, muito bem escondida por sinal, e este deve ser o caminho a ser seguido. Pegue a bifurcação a direita para a trilha MUITO mal marcada, com muito mato, nessa trilha atravesse o córrego e em seguida a esquerda. siga ate a próxima bifurcação que deve seguir a direita novamente, suba a laje de pedra e estará aos pés da pedra da baleia.

*Trilha linda, com paisagens extraordinárias. Alguns pontos de banho e também para pegar água. Apresenta também, pontos de acampamento. Ganhou o titulo de difícil devido as partes sem marcação. De preferencia, vá com alguém que conheça o local.