Activity

Complexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO

Download

Trail photos

Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO

Author

Trail stats

Distance
12.34 mi
Elevation gain
1,749 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
994 ft
Max elevation
4,043 ft
TrailRank 
50
Min elevation
2,658 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 27 minutes
Time
7 hours 13 minutes
Coordinates
2403
Uploaded
September 19, 2021
Recorded
September 2021

near São José, Goiás (Brazil)

Viewed 2372 times, downloaded 47 times

Trail photos

Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO Photo ofComplexo Águas lindas e Canjica - Cavalcante - GO

Itinerary description

A trilha a pé tem ao total entre 10 e 13 km não 19! Eu esqueci de pausar quando saí de lá, então uns km marcados são de carro.

Trilha feita em setembro, final da época de seca!!!

Saímos de Cavalcante as 7:30 da manhã.

A trilha é circular, começa e termina no estacionamento, onde também fica a portaria. A portaria abre entre 6:00 e 6:30 da manhã e na época custou R$40,00 reais por pessoa.

Todas as atrações de Cavalcante obrigam você ir com guia, inclusive nessa. Haviam alguns pontos com fogueiras apagadas perto da primeira parada, então não sei se rola chegar lá, conversar com os nativos donos da cachu e ver com eles se rola ir sem guia ou parar o carro bem antes e tentar burlar a portaria.

Pra quem segue trilhas por Wikiloc o caminho da trilha em si, seria muito tranquilo, sem necessidade nenhuma de guia, pois o caminho é super demarcado quando nas veredas e não tem nenhum ponto de atenção extrema no que tange caminhos super perigosos pra cruzar… a parte mais sensível é caminhar pelo Canion de pedras, mas ainda assim eu achei bem tranquilo o caminho para quem tem experiências em trilha.

Tenha atenção na estrada de terra na ida e na volta de carro, tem algumas curvas muito perigosas principalmente no caminho de volta, que a gente já está cansado, muita gente já se acidentou feio lá, por estar rápido (mais de 50km hr) ou atrás de um carro e ter ficado cego pela poeira e varar a estrada e cair no barranco ou passar direto pelo lado das pontes. Nesse ponto ter um guia no carro foi primordial, ela foi nos avisando. Um dos pontos de cuidado fica serra do tombador. O nome já diz tudo !

A estrada de carro até lá, saindo de Cavalcante tem alguns bolsões de areia, bastante cascalho e muita costela de vaca, que faz o carro perder aderência. 4x4 é indicado mas vimos até uno lá. Só não desçam até o estacionamento se não for 4x4, vai ser ruim de subir. Tô escrevendo aqui pensando se o casal que estava tentando subir com o uno, conseguiu ou está lá até agora esperando o guincho!!!Um pessoal parou antes e achei mais prudente. E se for carro baixo tem que ser bom motorista pq tem umas subidas e descidas que vai ser difícil, mas com fé acho que vai!

O mato não pega na perna então dá pra ir de shorts tranquilo. Tem muita pedra então é bom usar tênis. (Apesar do meu marido ter ido de chinelo!!!)

Dá para começar a trilha por onde eu comecei ou ao contrário, porém ao contrário além de ter mais trechos em subida você vê as duas coisas mais lindas no começo, sem contar que se for ao contrário vc chega na cachoeira de borda infinita pelo lado e não por cima vendo o visu, que me emocionou ao chegar. Eu achei que a luz pra tirar foto na cachoeira do canjica estava perfeita deixando ela pro final, já que o sol estava batendo refletindo do lado da cachoeira, mas o poço ainda estava azul. Eu achei perfeita essa volta desse jeito.

Por mais que esteja calor, a trilha vai margeando o rio por quase todo o caminho, e dá pra se refrescar. Antes de sair da cachoeira de borda infinita, molhe uma canga e coloque em você, pra dar uma aliviada no calor que é até a cachu do canjica! Dá pra pegar água no rio pra beber. Levamos 1,5l por pessoa e deu sem ter que beber do rio.

A gente só tinha um dia pra aproveitar por lá e ficamos procurando mais informações sobre o rolê em si além de comparação com outros e foi difícil de achar, por isso tentei ser o mais detalhista possível aqui!

Eu amei essa trilha! Amei as belezas do caminho! Amei tudo e indico demais, valeu a pena!

Qualquer dúvida chama no Instagram: @euvimver @thaluthaluz @willy.psy

Waypoints

PictographWaterfall Altitude 2,776 ft
Photo ofÁguas lindas

Águas lindas

PictographWaterfall Altitude 2,733 ft
Photo ofQuedinhas do Canion - primeira queda

Quedinhas do Canion - primeira queda

PictographWaterfall Altitude 2,733 ft
Photo ofSegunda queda

Segunda queda

PictographWaterfall Altitude 2,730 ft
Photo ofSegunda queda

Segunda queda

PictographWaterfall Altitude 2,707 ft
Photo ofQueda já perdi a conta qual!!!

Queda já perdi a conta qual!!!

PictographWaterfall Altitude 2,641 ft
Photo ofCachoeira da borda infinita

Cachoeira da borda infinita

PictographWaterfall Altitude 2,648 ft
Photo ofCachoeira da borda infinita

Cachoeira da borda infinita

PictographWaterfall Altitude 2,582 ft
Photo ofCachoeira canjica

Cachoeira canjica

Comments  (6)

  • Camila Moraes 4 Jan 16, 2023

    Parabéns pelos detalhes!! Tinha mta dúvida sobre essa trilha. Vc chegou a ir pra Macaquinhos? Acha que a subida até o estacionamento é maior ou menor no Canjica? Pq em Macaquinhos paramos o carro antes da descida, pra subir de volta foi um TERROR, achei que não fosse aguentar!

  • Thaluany Castelani Jan 17, 2023

    Oi Camila!
    Não fomos pra macaquinhos pq depois desse dia eu não conseguia nem andar da sala pra cozinha 😂. Infelizmente não consigo dar dicas dessa cachoeira! A outra trilha que eu tenho aqui no meu perfil que chama cachoeira do macaco poço do pulo fica em Arraias no Tocantins. (Vale mto a pena se tiverem como ir até lá!)

  • Cahzitapelomundo Jan 17, 2023

    Menina, que loucura! Tô com medo de me enfiar nessa trilha e não dar conta depois 😂😂😂 pensando aqui em como refazer esse roteiro…

  • Thaluany Castelani Jan 19, 2023

    Eu já viajei bastante e esse foi um dos lugares mais lindos e incríveis que eu já fui. Planeja pra descansar o dia seguinte da trilha é só vai! Existem guias na chapada que possuem rádios de comunicação com a equipe fora da trilha. Tente contratar um que tenha esse recurso é caso vc tenha algum problema pode ser resgatada. Isso pode te deixar mais segura de ir! Eu não tinha mto condicionamento físico quanto eu fui não! A trilha é fácil, algumas subidas pra chegar na última cachoeira são um pouquinho pesadas pq vc já tá cansada e no fim, mas no geral a trilha é fácil! Cheguem o mais cedo possível e vcs conseguem ir devagar!

  • Thaluany Castelani Jan 19, 2023

    Obs: eu tbm fui com medo de não conseguir aguentar! Por isso cheguei bem cedo. Pq aí eu fui no meu ritmo e descansei muito no caminho.

  • Camila Moraes 4 Jan 19, 2023

    Muito obrigada pelas dicas!! Eu tô pensando em fazer isso mesmo: chegar beeeem cedo, pra poder fazer tudo com calma!!! Estaremos acampados lá perto, o que facilita tbm!! Obrigada mesmo, me convenceu a ir 🙏🏼🙏🏼

You can or this trail