Photo ofCOMBO SANTINHO: Morro das Aranhas + Pedra do Marimbondo + Praia do Moçambique (retorno por dentro) (Florianópolis) Photo ofCOMBO SANTINHO: Morro das Aranhas + Pedra do Marimbondo + Praia do Moçambique (retorno por dentro) (Florianópolis) Photo ofCOMBO SANTINHO: Morro das Aranhas + Pedra do Marimbondo + Praia do Moçambique (retorno por dentro) (Florianópolis)

December 22, 2021
December 2021

near Santinho, Santa Catarina (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA:

SE ESTIVER NO CELULAR, ABRA ESTE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=tq60xGw13y8

A subida do Morro das Aranhas é uma trilha clássica de Florianópolis. Esta versão desce o morro por outra trilha, que tem um contato mais intenso com a natureza. Atravessa três ecossistemas diferentes: costão, floresta ombrófila densa e restinga.

O caminho começa na ponta leste da praia do Santinho. O resort Costão do Santinho instalou boa infraestrutura na parte inicial, com decks e material explicativo sobre as inscrições rupestres que existem ali e a história do homem do sambaqui - de populações pré-cabralinas que habitaram a ilha de Santa Catarina.

À direita vem a subida para o topo do morro. Apesar de não ter a mesma infraestrutura, a trilha é bem aberta e demarcada por ser muito usada. No topo do morro tem uma boa vista panorâmica do Nordeste da ilha (Santinho, Rio Vermelho e Ingleses). Também tem um ponto pra observar a praia de Moçambique e o bairro Rio Vermelho.

Quem quiser pode descer pelo mesmo caminho e continuar margeando o costão por uma trilha. Optei por descer por uma segunda trilha, que está à direita de quem volta pra descer o morro. Ela é bem demarcada, porém bem mais fechada. No meio do caminho há uma saída à esquerda para a Pedra do Marimbondo, com uma excelente vista do Moçambique. Para escalar a pedra há uma escada instalada - o que pode assustar alguns, porém a subida é fácil.

Este caminho termina na trilha de restinga que liga o Costão do Santinho à praia de Moçambique. Uma trilha feita pra dar acesso dos hóspedes à praia, mas que não é privada. Virando à esquerda, chega-se ao Moçambique - a maior praia da ilha de SC. Depois, retorne pela mesma trilha. Ela termina nos fundos do Costão do Santinho e você pode caminhar dentro do hotel, até a saída - que é perto de onde começou a caminhada.

A subida pode cansar um pouco, mas nada se comparado a morros mais altos. Uma calça anula o mato mais fechado da descida. Classifico-a como fácil.

• Photo of jared vilas boas
    jared vilas boas Feb 26, 2023

Muito bom, só que quando cheguei na parte para descer para o Moçambique tinha uma pedra e o caminho terminou por ali ... mas segui por outros caminhos através desse mapa e conseguir retornar com segurança muito boa vale a pena ir