Circular na Serra da Freita - (Tebilhão+Cando+Rio de Frades+Cabreiros)

Photo ofCircular na Serra da Freita - (Tebilhão+Cando+Rio de Frades+Cabreiros) Photo ofCircular na Serra da Freita - (Tebilhão+Cando+Rio de Frades+Cabreiros) Photo ofCircular na Serra da Freita - (Tebilhão+Cando+Rio de Frades+Cabreiros)

April 24, 2023
April 2023

near Cabreiros, Aveiro (Portugal)

Este trajecto é uma mistura "espetacular" de 5 trilhos, "trilho do Carteiro, trilho do Juízo Final, trilho do Pacto do Diabo, trilho do Ouro Negro e trilho Asiático. É um percurso lindíssimo nesta altura do ano por causa do contraste de cores que nos aparecem pelas encostas daquelas montanhas. A parte inicial depois de passarmos pela aldeia do Cando, é espantosamente bonita, é uma cumeada em que o contraste das cores é verdadeiramente espetacular!😲Esta cumeada é sempre a descer forte até á aldeia de Ribeiro de Frades, que nos proporciona uma vista privilegiada de tudo o que a nossa vista alcança! Não fomos fazer o trilho previsto para a serra da Peneda por causa da chuva, e escolhemos este como alternativa, foi uma excelente troca! O trajecto novo para fazer o Curro da Velha, e não só, vai ter de esperar!😉😃
A mina de rio de Frades, está localizada á esquerda do trilho do carteiro, acerca de 40 metros! É uma mina segura, bem escorada em várias partes do seu interior, tem acerca de 70 metros de comprimento, o trajecto não ficou marcado dentro da mina, mas nós fizemo-la toda até ao trilho do Asiático do outro lado. Vimos as duas cascatas do outro lado da montanha, e uma lagoa enorme, bem bonitas!
Depois de visitarmos a mina voltamos atrás os 40 metros e apanhamos o trilho principal e aí, começou a parte dura do trajecto, 🥴😅uma subida forte até á aldeia de Cabreiros e depois outra descida forte até ao ribeiro Pequenino, e a seguir a subida final 😢🥴até ao ponto de partida a aldeia de Tebilhão 👌👍🤟.
Foram 14.3 Km de distância real e +975m de acumulado.
No fim fomos a Arouca procurar as castanhas doces... 😂😂😂👌🤟!