Circular Cume Piornal nave da mestra

Photo ofCircular Cume Piornal nave da mestra Photo ofCircular Cume Piornal nave da mestra Photo ofCircular Cume Piornal nave da mestra

September 21, 2016
September 2016

•   3.3 1 review

near Loriga, Guarda (Portugal)

Caminhada circular de grau moderado iniciada junto à zona das salgadeiras. Deixámos a estrada na direção do marco do cume e posteriormente do marco do piornal sempre a descer com terreno irregular. Chegados ao piornal avistámos a nave da mestra e o marco do curral do martins que tomámos como referência avançando como pudemos para alcançar essas zonas. Chegámos à casa do juiz e fizemos nossa pausa para almoço. De seguida atravessámos a famosa talisca da mestra e alcançámos o geodésico do cuural do martins que apresenta vistas magníficas sobre o horizonte. De seguida rumámos ao vale do conde para depois apanhar um trilho que nos leva a lagoa dos conchos que não fomos ver por se encontrar seca nesta altura do ano. Depois dos conchos é preciso estar atento ao gps para sabermos a zona onde devemos deixar o estradão. Assim que deixamos o estradão é sempre a subir por terreno irregular e rochas até ao cume. Pelo meio temos o privilégio das vistas panorâmicas para a lagoa comprida.

Cume

Piornal

Nave da mestra

Curral do martins

Curral fo martins

Pedra grande

Vistas lagoa comprida

• Pedro Laia Oct 30, 2020

O sítio, é espetacular, vistas muito lindas, mas é um desafio, primeiro porque está indicado 15km e afinal são 18km! Para nós foi complicado porque mal o sol baixou ficou um frio bem intenso e o que vale é que estavamos perto do carro quando começou a esfriar.
    Houve muitas zonas que tínhamos de estar sempre de olho no GPS, e mesmo assim não foi fácil seguir as indicações.
    O terreno por vezes é muito complicado, é preciso ter atenção aonde colocar os pés, senão, entorse.
    Não seguimos muitas vezes o caminho porque simplesmente não era possível, simplesmente demos a volta sempre que possível.
    Adorei este percurso mas as indicações dadas são erróneas e se alguém ficar de noite no Inverno ou Outono a andar neste caminho, boa sorte.