Circuito W Torres Del Paine D2 a D4 - Patagonia Chilena

2 days 2 hours 50 minutes
February 21, 2016
February 2016

near Estancia Pudeto, Magallanes (Chile)

Circuito W feito em 3 dias e meio desta maneira :
Chegada via catamarã no acampamento Paine grande no final da tarde (o ônibus que vem de Puerto Natales, saindo as 14h30, chega em Pudeto por volta das 17h30, permitindo uma travessia do Lago Pehoe as 18h00).
- Dia 1 : Caminhada até o mirador de glaciar Grey (12 km ida e volta). Da para ir tranquilamente até o glaciar (22km ida e volta) mas as condições climáticas estavam tão ruins que optei por parar no mirador.
- Dia 2: Caminhada Paine Grande até Acampamento Los Cuernos. Total de 18 kms somente (inicial previsto era 26) pois o valle frances ficou fechado por causa de avalanchas...
- Dia 3: Caminhada Los Cuernos até acampamento Las Torres (acampamento público, fazer reserva ou na portaria de entrada ou no acampamento Italiano, cuidado as vagas são limitadas, mas é o melhor para dormir perto das torres e acordar cedo para assistir nascer do sol no topo). Neste dia, almocei no refugio El Chileno, montei a barraca no acampamento Las Torres e subi até a base das torres no mesmo dia. Total de 20km também.
- Dia 4: Acordei as 5 da manhã para subir de noite de novo até a base das Torres, para assistir ao nascer do sol. Depois desci até o acampamento, guardei a barraca e descida até o Hotel Las Torres, para pegar a van que te leva até a portaria Laguna Amarga e retorno para Puerto Natales com ônibus das 14h30. Total de 8kms.

Recomendo fortemente este trek, sem dificuldade maior a não ser as condições climáticas que mudam muito rapidamente e os ventos extremos podendo derrubar barracas caso não ficar muito bem armada.