Circuito Trilha da Mamona + cachoeira dos Marumbinistas

Photo ofCircuito Trilha da Mamona + cachoeira dos Marumbinistas Photo ofCircuito Trilha da Mamona + cachoeira dos Marumbinistas Photo ofCircuito Trilha da Mamona + cachoeira dos Marumbinistas

July 11, 2021
July 2021

near Porto de Cima, Paraná (Brazil)

Trilha iniciada no restaurante da Dona Siroba, pagasse uma taxa de R$ 10,00 o carro.
Inicialmente começa na antiga estradinha de terra sentido Estação Porto de Cima hj totalmente desativada e abandonada.
Em torno de 45 minutos de estrada, e depois uma longa caminhada pelo trilho do trem, (atenção, risco iminente a vida). Na primeira trilha é mais tranquila, 20 minutos de subida até chegar na parte de cima do trilho de trem, e encontra-se o primeiro túnel que está ativado, (cuidado ao atravessar esse túnel). Segue por mais uns 50 minutos pelo trilho do trem até chegar na segunda trilha, atenção para essa trilha, risco alto de se perder deve prestar a atenção no caminho levemente batido. Como a trilha é pouquíssima vez frequentada a mata se fecha rapidamente.
No final da trilha encontra-se o segundo túnel ativado, porém deve se passar pelo túnel desativado que se encontra logo a frente da descida da trilha.
Depois de passar pelo túnel, deve-se continuar pelo trilho até a Estação do Marumbi.
Atenção: Trilha e trilho se alterna o tempo tempo, cuidado com trens, pouquíssimos lugares de escape em caso de encontro com trem.
Tempo de percurso até a estação do Marumbi 3 horas
Tempo de descida pela estradinha 2:30 horas.

Inicialmente começa na antiga estradinha de terra sentido Estação Porto de Cima hoje totalmente desativada e abandonada.
Em torno de 45 minutos de estrada, e depois uma longa caminhada pelo trilho do trem, (atenção, risco iminente a vida). Na primeira trilha é mais tranquila, 20 minutos de subida até chegar na parte de cima do trilho de trem, e encontra-se o primeiro túnel que está ativado, (cuidado ao atravessar esse túnel). Segue por mais uns 50 minutos pelo trilho do trem até chegar na segunda trilha, atenção para essa trilha, risco alto de se perder, deve prestar a atenção no caminho levemente batido. Como a trilha é pouquíssima vez frequentada a mata se fecha rapidamente.
No final da trilha encontra-se o segundo túnel ativado, porém deve se passar pelo túnel desativado que se encontra logo à frente da descida da trilha.
Atenção: Trilha e trilho se alterna o tempo todo, cuidado com trens, pouquíssimos lugares de escape.
Tempo de percurso até a estação do Marumbi 3 horas
Tempo de descida pela estradinha 2:30 horas.

Trilha até a cachoeira dos Marumbinista:
Início pela trilha do Olímpio em torno de 50 minutos de subida, antes de cruzar o rio que começa a subida pela branca segue a frente passando por uma corda até a fita branca.
Cuidado, local de difícil acesso, trecho de descida em pedra até a cachoeira, cuidado risco de escorregões e quedas.

Traga se lixo de volta, evite trilhas alternativas, cuidado ao caminhar nos trilhos de trem.

Final da estradinha - Direita até o inicio da trilha

Inicio primeira trilha

Trecho de subida até o trilho de trem um bom corta caminhinho, trilha de acesso fácil sem risco de se perder. Depois de alcançar o trecho de trilho segue até o segundo trecho de trilha.

PictographRisk Altitude 980 ft

Muita atenção ao passar pelo túnel

PictographTunnel Altitude 943 ft

Nesse trecho muito cuidado, há muitos caminhos de ratos, fácil de se perder.

A trilha para o túnel abandonado encontrasse loga a frente.

PictographTunnel Altitude 1,143 ft

Túnel abandonado está do lado desse

PictographTunnel Altitude 1,380 ft

Pequena queda d´água com uma deliciosa piscina