Photo ofCircuito Torto-DF: Cachoeira Açude, Cachoeira Invernada e Mirante Pôr do Sol - Brasilia/DF Photo ofCircuito Torto-DF: Cachoeira Açude, Cachoeira Invernada e Mirante Pôr do Sol - Brasilia/DF Photo ofCircuito Torto-DF: Cachoeira Açude, Cachoeira Invernada e Mirante Pôr do Sol - Brasilia/DF

February 11, 2024
February 2024

near Condomínio Café Planalto, Distrig Kevreadel (Brazil)

NAO TEM SINALIZAÇÃO PARA PERCORRER.

Inicio de caminhada no posto colorado.
A entrada de trilha fica ao lado da trilha uniao pela estrada contorno.
Essa entrada esta totalmente aberta e sem placas de aviso que nao pode adentrar.
Muitos caminhantes e ciclistas percorrem livremente.
A principio é uma trilha pequena que começa no topo e vai descendo.
tem um lindo visual da regiao.
Passa por dentro de uma propriedade particular onde tem alguns passadores abertos para ciclistas e caminhantes.
Depois percorre por uma estrada onde tem chácaras dos dois lados.
Um portao de acesso a essas chacaras e do lado um portãozinho q fica aberto.
Sai dessa estrada de chacaras e entra em uma trilha na região onde passa o Córrego Açude.
Terreno e piso de chao bem escorregadio.
Esse trecho tem um certo perigo de cruzar com a galera do motocross.
Tem q estar com os ouvidos atentos a fim de evitar acidentes.
A entrada para essa trilha é saindo da estrada passando por 2 mourao.
Trilha nitida e escorregadia no começo.
Logo a frente tem uma trifurcação pra entrar na trilha q vai pra Cach Açude.
Essa trifurcação é nitita somente para quem tem faro de trilha e noção de uso do wikiloc. Ao ficar de frente uma bifurcação nitida a frente de cascalho, vc vai olhar para o seu lado esquerdo e ver uma trilha com mato alto e suja.
Tem um mourao de antiga cerca.
Essa trilha fica em descida pra dentro da mata.
É essa trilha suja q vc tem q descer se quiser ir na cachoeira.
Ir de polaina contra serpentes.
Nessa pequena mata que nao tem trilha muito bem definida (tem q ter faro de trilha) esta a Cachoeira Açude encravado num setor de rochas.
Encontro de córregos.
Cachoeira e poço para banho.
Depois segue trilha pouco visitada ate chegar numa estradinha de novo em outra regiao de chacaras na Vila dos Operários.
Nessa estrada, fica a entrada de trilha ao lado de um portao onde tem um totei que se destaca mostrando o caminho antigo da estrada real que passava aqui.

Estrada “Colonial” - Estrada Real dos Goiases no DF.
Uma estrada de terra que a natureza esta tomando conta, mas ainda nítida.

Leia sobre:

Estando na estrada real que liga a Contagem, seguir por essa estrada ate a trilha q desce para a Cachoeira Invernada.

No final dessa estrada, tem um belo mirante do Pôr do sol a direita, onde tem otima paisagem.
Vale levar uma lanterna se caso for assistir o pôr do sol pra finalizar a trilha ate a rodovia.

( Eu iniciei a trilha muito tarde, devido minha chegada em Brasília.
Recomendo fazer devagar e com tempo de sobra para apreciar o pôr do sol no mirante )

Um fato inusitado q aconteceu comigo:

Andando na estradinha já num breu danado de uma noite bem escura, procurava clarear somente onde estava pisando e nao ficava procurando nada no mato a minha direita e esquerda.
Entao com 15,36km e as 19:22h, algo me chamou atenção sem fazer barulho ou algo desse tipo e acabei mirando a lanterna p/ o lado direito no mato...
Era uma cruz com dedicatória a Dezival Ribeiro dos Reis Junior.
Datando sua morte em 07/02/2015. Faleceu aos 45 anos.
Na hora fiquei paralisada e comecei a questionar como teria sido sua morte...
Teria sido um acidente ou matado?

(dia 26/04/24 tive a resposta que foi um ACIDENTE)

Em respeito não mexi em nada e quis pensar q foi um acidente.
Comecei a orar por ele sem parar olhando sua cruz q brilhava com minha lanterna.
Então pedi a ele pra me proteger e deixar seguir meu caminho.
Tirei uma foto e marquei no wikiloc.
Fui caminhando e rezando um Pai Nosso e Ave Maria pra ele.
Ate então eu estava caminhando tranquila e curtindo a noite na trilha, mas dali pra frente fiquei com um pouco de receio, pois como era um local aberto, poderia ter gente má. Bicho tbm era uma hipótese, pois era mato por toda parte.
Um certo medo bateu, mas mantive firme no pensamento e oração para aquela alma q veio falecer ali.
Mesmo assim nao acelerei no passo e mantive mais foco no caminhar.

Tenho muita fé em Deus, Jesus, Anjo da Guarda, Nossa Senhora e todo um batalhao...
Mas fiquei questionando o porque ver aquela cruz se estava somente com foco na estrada? Porque me direcionar pra ele? A resposta...
Ele precisava de oração.

Todos nós precisamos de oração.
Uma oração feita de coração, de puro amor e q ele siga em paz aonde for.

Eu fiz isso por ele e vou continuar, colocando seu nome em minhas preces.

Qd passar la, faça tbm sua oração a ele.
Remeta uma mensagem de conforto, se vc nao sabe rezar o Pai Nosso.
As palavras de todas as formas chegaram ate ele.

(*Em 07/02/2015, sábado, deixa-nos aos 45 anos, o brasiliense Dr. Dezival Ribeiro dos Reis Júnior, advogado, mergulhador profissional e ciclista.*)

___________________________________________________________________________________

Em um comentário o Nascimento biker em 26 de abr. de 2024 da essa Informação sobre o acidente do Dr. Dezival Ribeiro dos Reis no Parque Nacional de Brasília em 2015:

Resumo dos fatos:
O Dr. Dezival Ribeiro dos Reis, um médico respeitado na comunidade de Brasília, faleceu em um trágico acidente enquanto fazia uma trilha no Parque Nacional de Brasília em 2015.
A causa oficial do acidente ainda não foi divulgada, mas acredita-se que ele tenha caído de uma altura considerável durante a trilha.
As autoridades ainda estão investigando o caso e buscam determinar as causas exatas do acidente.
Detalhes adicionais:
A trilha que o Dr. Dezival estava percorrendo é conhecida por ser desafiadora e exige cuidado dos visitantes.
O Parque Nacional de Brasília é um local popular para trilhas e atividades ao ar livre, mas é importante tomar precauções para evitar acidentes.
As informações acima foram coletadas de diversas fontes online, como fóruns de discussão e redes sociais.
___________________________________________________________________

Fiz media de 3.8km/h
Acelerei no começo para pegar claridade do dia nas cachoeiras.
Depois relaxei no caminhar.

Dados fornecidos pelo wikiloc:
Trilha circular a partir de Condomínio Café Planalto, com passagem por:
- Cachoeira Invernada (12.3 km)

Photo ofEntrada aberta com passagem entre 2 estacas ao lado do portal da trilha uniao - entrada em frente torre - 15.26h Photo ofEntrada aberta com passagem entre 2 estacas ao lado do portal da trilha uniao - entrada em frente torre - 15.26h Photo ofEntrada aberta com passagem entre 2 estacas ao lado do portal da trilha uniao - entrada em frente torre - 15.26h

meu diario: Como comecei tarde, terminei a noite - fim d trilha na rodovia - volta 18.06km - 19.54h

Photo ofLindo visual - trilha começa do alto - passa perto de torres de transmisao - 1.38km Photo ofLindo visual - trilha começa do alto - passa perto de torres de transmisao - 1.38km Photo ofLindo visual - trilha começa do alto - passa perto de torres de transmisao - 1.38km

Photo ofdesci pela trilha a Esq - dir a estrada estava com mato alto - voltarei por essa estrada na volta 2.10km Photo ofdesci pela trilha a Esq - dir a estrada estava com mato alto - voltarei por essa estrada na volta 2.10km Photo ofdesci pela trilha a Esq - dir a estrada estava com mato alto - voltarei por essa estrada na volta 2.10km

canela de emas bem grandes - meu diarrio: volta 16.83km 19.40h

Photo oftrevo - bif - seguir a trilha a esq descendo - trilha nitida e limpa - tem alguns setores nas rochas p/ visual - 2.13km Photo oftrevo - bif - seguir a trilha a esq descendo - trilha nitida e limpa - tem alguns setores nas rochas p/ visual - 2.13km Photo oftrevo - bif - seguir a trilha a esq descendo - trilha nitida e limpa - tem alguns setores nas rochas p/ visual - 2.13km

Photo ofLinda paisagem - descida inclinada com valetas, cascalho - 2.42km Photo ofLinda paisagem - descida inclinada com valetas, cascalho - 2.42km Photo ofLinda paisagem - descida inclinada com valetas, cascalho - 2.42km

Linda paisagem - descida inclinada com valetas, cascalho - 2.42km

Meu diario: andei so um pouco nessa trilha e mesmo em epoca de chuva peguei carrapato. Tbm levei uma picada de marimbondo sem ver de onde saiu.

Photo ofbif - seguir dir - a Esq tem trilha com ponte p/ bikers e formação de água do corrego açude e outras vias de chuva - 2.91km Photo ofbif - seguir dir - a Esq tem trilha com ponte p/ bikers e formação de água do corrego açude e outras vias de chuva - 2.91km Photo ofbif - seguir dir - a Esq tem trilha com ponte p/ bikers e formação de água do corrego açude e outras vias de chuva - 2.91km

Photo ofPassagem aberta dentro de propriedade rural boa esperança - alguns riachos se formam no periodo de chuvas - 2.99km 15.57h Photo ofPassagem aberta dentro de propriedade rural boa esperança - alguns riachos se formam no periodo de chuvas - 2.99km 15.57h Photo ofPassagem aberta dentro de propriedade rural boa esperança - alguns riachos se formam no periodo de chuvas - 2.99km 15.57h

aqui nessa propriedade, logo a frente tem um portao q tem um passador do lado esq. Livre passagem para q estiver de bike ou caminhando. Depois seguir por uma estrada com muitas chacaras. Vai ter outro portao em grande de cor branca. Se ele estiver fechado tem um portao a esq e fica aberto. Coloquei fotos aqui nesse waypont

Photo ofCorrego de agua cristalina apos trilha um pouco confusa - Cach pequena e canos de captação de agua - 5.48km Photo ofCorrego de agua cristalina apos trilha um pouco confusa - Cach pequena e canos de captação de agua - 5.48km Photo ofCorrego de agua cristalina apos trilha um pouco confusa - Cach pequena e canos de captação de agua - 5.48km

a entrada para essa trilha é saindo da estrada passando por 2 mourao. Trilha nitida e escorregadia no começo. Acesso livre para a galera do motocroos. Entao tem q ter muito cuidado. Tem uma trifurcação pra entrar na trilha q vai pra cach Açude. Essa trifurcação é nitita somente para quem tem faro de trilha e noção de uso do wikiloc. Ao ficar de frente uma bifurcação nitida a frente, vc vai olhar para o seu lado esquerdo e ver uma trilha com mato alto e suja. Tem um mourao de antiga cerca> essa trilha fica em descida pra dentro da mata. Essa trilha suja q vc tem q descer. Ir de polaina contra serpentes.

Photo ofEncontro de riacho com o corrego açude - Queda grande logo a baixo no curso da agua - 5.61km 17h Photo ofEncontro de riacho com o corrego açude - Queda grande logo a baixo no curso da agua - 5.61km 17h Photo ofEncontro de riacho com o corrego açude - Queda grande logo a baixo no curso da agua - 5.61km 17h

Atravessei o corrego açude na cabeceira e achei uma estrada com estacionamento do outro lado. Acesso facil por estrada. Acesso fácil pela rodovia. Ao lado da rotatoria tem uma trilha ao lado das placas q sai no corego e seguindo corrego, sai na maricavas e outra trilha logo a baixo da placa da rodovia. Tem como seguir de contra o córrego subindo e ir em outros pocos... não deu tempo. chega no ponto: Cach maricavas. Aqui nas rochas vc desce ao lado direito da cachu e fica de frente o poção dela. Ali tem uma trilha pra continuar o circuito. Segui dir do rio e trilha com barro. marcas de pneu de motos.

Photo ofsaída do lado do poção da cachu - trilha rente o corrego - trilha a dir na mata - 5.63km - 17.12 Photo ofsaída do lado do poção da cachu - trilha rente o corrego - trilha a dir na mata - 5.63km - 17.12 Photo ofsaída do lado do poção da cachu - trilha rente o corrego - trilha a dir na mata - 5.63km - 17.12

otimo poço para banho - cachu ate grandinha - agua cristalina mesmo tendo muita chuvas esses dias

Photo ofOutra entrada para o corrego - logo a frente tem um pasto com capim bem alto - quase sem trilha Photo ofOutra entrada para o corrego - logo a frente tem um pasto com capim bem alto - quase sem trilha Photo ofOutra entrada para o corrego - logo a frente tem um pasto com capim bem alto - quase sem trilha

pe de manga e capim alto - 5.84km

Photo ofbif - tanto a trilha da direita e da esquerda se encontra logo a frente - eu segui pela esq - trilha nitida - cascalho5.94km Photo ofbif - tanto a trilha da direita e da esquerda se encontra logo a frente - eu segui pela esq - trilha nitida - cascalho5.94km

As trilha se encontra aqui vir por qq uma

Vê rodovia e escuta os veículos

Photo ofsaída da trilha e seguir a dir pela estrada com movimento de veiculos das chacaras - 6.21km 17.24h Photo ofsaída da trilha e seguir a dir pela estrada com movimento de veiculos das chacaras - 6.21km 17.24h

Photo ofentrada a esq na trilha e placa - Piso escorregadio - cuidado - 6.49km 17.28h Photo ofentrada a esq na trilha e placa - Piso escorregadio - cuidado - 6.49km 17.28h Photo ofentrada a esq na trilha e placa - Piso escorregadio - cuidado - 6.49km 17.28h

entrada a esq na trilha e placa - Piso escorregadio - cuidado - 6.49km 17.28h

Photo ofsaída da trilha - seguir a direita agora na estrada de chacaras - cuidado com veiculos - 6.94km Photo ofsaída da trilha - seguir a direita agora na estrada de chacaras - cuidado com veiculos - 6.94km

Photo ofSeguir a esq da Praça da lua - praça com mato alto - regiao da vila dos operarios - torto - 7.62km Photo ofSeguir a esq da Praça da lua - praça com mato alto - regiao da vila dos operarios - torto - 7.62km Photo ofSeguir a esq da Praça da lua - praça com mato alto - regiao da vila dos operarios - torto - 7.62km

nucleo rural granja do torto - ainda estrada de veiculos

Photo ofEntrada de cerca a esq do portao - do lado de dentro o marco da est real - segue Esq na antiga estrada - 8.34km Photo ofEntrada de cerca a esq do portao - do lado de dentro o marco da est real - segue Esq na antiga estrada - 8.34km Photo ofEntrada de cerca a esq do portao - do lado de dentro o marco da est real - segue Esq na antiga estrada - 8.34km

A entrada sem cerca ficava logo a frente na proxima entrada a direita. Estando dentro, seguir em direção a uma caixa d´agua branca a frente. Estrada “Colonial” - Estrada Real dos Goiases no DF. A Estrada Real dos Goiases, — “aberta” ou oficializada em 1734, com 3 mil km, da Bahia até a fronteira da Bolívia, passava dentro do Distrito Federal. Uma estrada de terra que a natureza esta tomando conta, mas ainda nitida.

Photo ofcomeça a subida na estrada real - bif a esq ver trilha - corrego vauzinho - fui e voltei logo - 9.13km 18h Photo ofcomeça a subida na estrada real - bif a esq ver trilha - corrego vauzinho - fui e voltei logo - 9.13km 18h

fui ver a trilha da esq - Trilha limpa e com cano de captação de agua no corrego vauzinho. Depois voltei e continuei subindo a estrada - se manter na Subida sempre a dir nas bif. 10.36km tem um plano na estradinha. Nao é tudo subida esses 2km pra chegar na bif da cachu.

Córrego vauzinho maior e trilha segue após cruzar esse pequeno riacho q desagua - voltei daqui.... nao ia dar tempo de ver tudo

Photo ofentrada a dir p/ trilha de acesso a cachu - uma descida forte no final q requer cautela - 11.64km 18.24h Photo ofentrada a dir p/ trilha de acesso a cachu - uma descida forte no final q requer cautela - 11.64km 18.24h

18.43h volta - ainda tinha claridade do dia - agora tocar subindo a estrada direto ate o mirante - pegar lanterna mais a frente

Photo ofcachoeira Invernada - otimo poço - tem trilha pro outro lado atravessando curso de agua - 12.45km 18.30h Photo ofcachoeira Invernada - otimo poço - tem trilha pro outro lado atravessando curso de agua - 12.45km 18.30h Photo ofcachoeira Invernada - otimo poço - tem trilha pro outro lado atravessando curso de agua - 12.45km 18.30h

Descida forte no final - raizes, valeta e cascalho

meu diario: Água da garrafinha acabou ali atrás. Repor do camelback. Fiz isso só na rodovia pra nao perder tempo.

Photo ofotimo mirante para ver o pôr do sol - como fiz muita tarde, vi as luzes da cidade - 14.75km 19.13h Photo ofotimo mirante para ver o pôr do sol - como fiz muita tarde, vi as luzes da cidade - 14.75km 19.13h Photo ofotimo mirante para ver o pôr do sol - como fiz muita tarde, vi as luzes da cidade - 14.75km 19.13h

acionei lanterna um pouco antes

faz um sinal da cruz e reze um Pai Nosso e uma Ave Maria para essa alma. Crendice? Superstição? Folclore? Nunca se sabe, por isto é sempre bom respeitar uma cruz à beira de uma estrada. Essas Cruzes de Estrada sao pequenas homenagens dos familiares ou amigos e representam as pessoas que naquele local morreram em acidentes ou assassinadas”. Quem passa por elas, em respeito, tira o chapéu, boné e faz uma oração a alma dessa pessoa. Essa singela homenagem carrega uma história de dor e de perda, eternizado ali, disponibilizado a quem quiser prestar sua homenagem, aquela pequena cruz, por vezes abandonada no meio do mato. (*Em 07/02/2015, sábado, deixa-nos aos 45 anos, o brasiliense Dr. Dezival Ribeiro dos Reis Júnior, advogado, mergulhador profissional e ciclista. Pesquisei na internet, mas não consegui saber em qual condição ele veio a falecer aqui*. ) Espero q nao de morte matada...

Photo ofEsq na estrada e entrada de trilha a direita logo a frente no meio de 2 estacas aberta - trilha com mato alto - 19.32h Photo ofEsq na estrada e entrada de trilha a direita logo a frente no meio de 2 estacas aberta - trilha com mato alto - 19.32h

com o mato alto na altura das minhas colchas, como havia chovido muito, olhava as pernas e meu rendimento foi melhor por isso. O cheiro do mato a noite e o vento fresco, foi tudo incrível e delicioso. Em alguns trechos formava poças de agua na trilha. Trilha um pouco mais fechada com mato. Trilha noturna.

PictographMountain hut Altitude 3,981 ft

• Photo of Nascimento biker
    Nascimento biker Apr 26, 2024

Acidente do Dr. Dezival Ribeiro dos Reis no Parque Nacional de Brasília em 2015:

Resumo dos fatos:

A morte do Dr. Dezival causou grande comoção na comunidade, que o considerava um profissional dedicado e atencioso com seus pacientes.

Detalhes adicionais:

A família do Dr. Dezival ainda está se recuperando da perda e pede privacidade neste momento difícil.

É importante ter em mente que algumas das informações podem não ser precisas ou completasÉ importante lembrar a importância da segurança durante a prática de atividades ao ar livre, como trilhas.

Siga as instruções e sinalizações dos parques e trilhas, e sempre utilize equipamentos de proteção adequados.

Em caso de acidente, procure ajuda imediatamente e siga as instruções das autoridades.

Desejo paz à família e amigos do Dr. Dezival Ribeiro dos Reis.

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Apr 26, 2024

Olá Nascimento. Gratidão pela partilha de informação. Vou colocar sua descrição no conteúdo lá em cima. Boas trilhas pra vcs.

• Photo of Nascimento biker
    Nascimento biker Apr 26, 2024

Bom dia, Alessandra!
    Eu que agradeço por deixar tantas informações importantes em suas trilhas, nesse caso em específico, também fiquei a pensar como acontecera aquele falecimento, afinal de contas precisariamos saber para tomar os devidos cuidados. Pesquisando no bard Google agora Gemini encontrei essa informação de que foi acidente em trilha, e em outra busca descobri que ele era além de mergulhador tambem ciclista, o que me deixou profundamente consternado, e pensei será que ele esava de bike e sozinho? Sobre isso não consegui descobrir, e é assim que as vezes nós ciclistas fazemos por falta de companhia vamos sozinhos para as trilhas, e como vc escreveu em seu perfil toda trilha tem seu grau de perigo e dificuldade.
    Fica o alerta para todos nós amantes de trilhas e natureza.

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Apr 26, 2024

Boa colocação, Nascimento. Agradeço muito pela sua ajuda. E que Deus nos proteja sempre, pois a natureza é nosso remédio mais precioso, apesar de tbm ser perigoso.