Wikiloc will stop soon for maintenance

Photo ofCircuito: Torre Amarela / Morro do Vigia / Morro do Canal + Morro do Carvalho (Piraquara PR) Photo ofCircuito: Torre Amarela / Morro do Vigia / Morro do Canal + Morro do Carvalho (Piraquara PR) Photo ofCircuito: Torre Amarela / Morro do Vigia / Morro do Canal + Morro do Carvalho (Piraquara PR)

one hour one minute
April 10, 2022
April 2022

near Madeireira Dal’Pai, Paraná (Brazil)

Percurso bem bacana sinalizado com fitas e estruturado com cordas e grampos. Na base do morro tem uma lanchonete e estacionamento que custa R$ 20,00.

ATENÇÃO: Circuito Torre Amarela, Morro do Vigia e Morro do Canal não possui ponto de coleta de água e não tem área de camping.

A trilha da Torre Amarela e do Morro do Canal iniciam juntas, uns 50 metros após o inicio pegamos na bifurcação a esquerda sentido a Torre Amarela.

Trilha da Torre Amarela possui bastantes raízes e grutas, sendo a menor dos três morros com 1263 metros. Do cume é possível observar o conjunto Marumbi em Morretes.

Depois seguimos sentido o Morro do Vigia, mas antes desviamos do circuito sentido ao Morro do Carvalho para ter acesso aos destroços de um avião que caiu no local na década de 60. A trilha até lá e totalmente diferente do restante do circuito, não possui indicação nem sinalização e tem alguns trechos com vegetação bem fechada, além de umas pequenas escaladas, indicado apenas para quem está acostumado a andar nessas condições.

Atenção: Único ponto de coleta de água desse trajeto fica no vale antes da subida do Morro do Carvalho.

Infelizmente nessa região do Morro do Carvalho o GPS falhou em alguns momentos, não marcando a distância correta. Estimo que esse desvio do circuito até aos destroços do avião são de 3 km (1,5 km de ida e 1,5 km de volta). Mas da pra seguir tranquilamente, da pra ver no mapa onde ocorreram as falhas.

Retornamos e seguimos para o cume do Morro do Vigia com seus 1357 metros, que na minha opinião tem a vista mais bonita dentre os três cumes.

E por fim passamos pelo Morro do Canal, que a trilha melhor estruturada com indicações demarcadas com setas no chão, fitas, correntes, bastantes grampos (em lugares que nem precisaria, mas que auxilia bastante para quem tem dificuldade), até chegar ao estacionamento novamente.

Em resumo de grau de dificuldade indicaria:
Fácil: Bate-volta no Morro do Canal
Médio: Circuito Torre Amarela / Vigia / Canal
Pouco mais difícil: Circuito + Morro do Carvalho

• Photo of Rodrigo AGC
    Rodrigo AGC Apr 24, 2022

Ola, esse desenho da foto é uma arte Rupestre? Se sim onde está localizado?

Orbigado

• Photo of Jeferson Krapp
    Jeferson Krapp Apr 25, 2022

E aí beleza? Acho que está mais para uma "pixação" bem desenhada, rsrsrsrs. Encontrei dentro de uma das grutas que indiquei no percurso, na trilha da torre amarela. Valeu

• Psy Night Jul 30, 2022

Semana que vem quero fazer essa