Serra João do Vale: Circuito Tapuias via Cachoeira do Tapuio (Campo Grande-RN)

Photo ofSerra João do Vale: Circuito Tapuias via Cachoeira do Tapuio (Campo Grande-RN) Photo ofSerra João do Vale: Circuito Tapuias via Cachoeira do Tapuio (Campo Grande-RN) Photo ofSerra João do Vale: Circuito Tapuias via Cachoeira do Tapuio (Campo Grande-RN)

Very difficult
2 days 6 hours 31 minutes
June 1, 2022
May 2022

near Poço Redondo, Rio Grande do Norte (Brazil)

ATENÇÃO Leia as observações no final para seguir algumas regras de conduta no local e os trilheiros continuarem bem-vindos

CIRCUITO TAPUIAS

O objetivo desse circuito é explorar um pedaço da Serra João do Vale saindo do Poço Redondo, passando na Cachoeira do Tapuio e por fim voltando ao Poço Redondo por baixo da serra. Caminhada feita em 3 dias com primeiro acampamento selvagem na serra e outro próximo ao poço da Cachoeira do Tapuio.

Diferente de outras serras no Rio Grande do Norte, a Serra João do Vale é um local perfeito para trekkings e trilhas de longo curso (TLC). Isso em grande parte devido a sua extensão e sua fartura de pontos de água. Na época das chuvas, a serra é uma verdadeira esponja de água, formando cachoeiras, nascentes, riachos e açudes. Um verdadeiro oásis no semiárido norte-rio-grandense.

Devido a alguns trechos da trilha estarem fechados e a necessidade de mochila cargueira, classifiquei a dificuldade técnica como muito difícil, mas a trilha possui um esforço físico moderado.

Por ser ainda pouco visitado, o local é ideal para quem curte isolamento em áreas remotas em meio às matas de Caatinga. Abaixo você encontra todos os detalhes do percurso, locais de acampamento e de oferta de água para fazer essa trilha.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking autônomo com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 28 Km;
Ganho de elevação: 696 m;
Dias: 3 dias;
Melhor época: No período das chuvas entre abril a julho;
Data: 23 de maio de 2022;

COMO CHEGAR

Como visto, a trilha está em forma de circuito, logo tem começo e fim no mesmo local onde deixamos o carro. Assim, como sabido, o caminho não se repete e a logística de resgate é facilitada. O início fica numa casa situada no Poço Redondo, onde pedimos permissão para deixar o carro e fazer a trilha. Mais à frente do percurso, há uma outra casa que o carro também pode ser deixado, mas na época não havia ninguém morando. Sempre evite deixar o carro a esmo sem que avise a alguém próximo.

O percurso da trilha passa pelas cidades de Triunfo Potiguar/RN e Campo Grande/RN e tem ao todo 28 km incluindo a parte de cima e de baixo da serra. Além dessas cidades, a Serra João do Vale ainda pertence às cidades de Jucurutu/RN e Belém do Brejo do Cruz/PB.

A cidade mais próxima do começo da trilha é Triunfo Potiguar/RN. Uma cidade pequena com opção de pousada. Você ainda pode chegar a partir das cidades de Campo Grande/RN e Jucurutu/RN, que possuem mais opções de hospedagem.

A partir da cidade de Triunfo Potiguar, para chegar ao início da trilha, utilize a estrada vicinal que é utilizada para ir até o distrito de João do Vale (povoado pertence à cidade de Jucurutu/RN e localizada em cima da Serra João do Vale). Para isso, estando na RN-226, pegue a estrada com nome de Rua Francisco Estevam e siga as placas com nome “João do Vale”. A casa que deixamos o carro fica logo antes da subida para João do Vale, à direita da estrada.

O CIRCUITO

A ideia do circuito é sair do Poço Redondo, passar na Cachoeira do Tapuio e por fim retornar ao Poço Redondo por baixo da serra. O percurso situa-se no lado noroeste da serra e foi dividido em 3 dias para melhor aproveitar o lugar. Essa janela maior de tempo também foi importante, por não conhecer a região e devido a grande presença de vara-mato, que acabou dificultando a caminhada. Fizemos a cachoeira no segundo dia, mas dependendo da tirada, pode-se chegar nela ainda no primeiro dia.

As trilhas utilizadas são estabelecidas na serra, mas devido a pouca frequência de pessoas nelas e ser o período de chuvas, estavam bastante fechadas. Perdemos algum tempo e energia para visualizar as trilhas e cortar os galhos e matos que bloqueavam a passagem. Quando for fazer considere levar um facão e esse tempo a mais ao decorrer da caminhada.

O primeiro dia (DIA 1 - POÇO REDONDO AO CRISPINIANO) começa no Poço Redondo e sobe em direção ao Crispiniano. No segundo dia (DIA 2 - CRISPINIANO À CACHOEIRA DO TAPUIO), descemos e fomos em direção ao poço da Cachoeira do Tapuio, onde acampamos para começar a voltar no terceiro dia. O terceiro dia (DIA 3 - CACHOEIRA DO TAPUIO AO POÇO REDONDO) é basicamente a retrocedência da trilha para chegar até a cachoeira em conjunto com a volta por baixo da serra em direção ao Poço Redondo.

DIA 1 - POÇO REDONDO AO CRISPINIANO

O objetivo deste dia é acampar no açude do Crispiniano. Para chegar ao açude, siga a estrada sempre contornando o morro visível à esquerda até descer para o segundo riacho do dia e depois subir em direção ao Crispiniano.

O percurso começa numa estrada carroçável mais aberta e em seguida pega uma trilha mais fechada numa mata (primeira bifurcação do dia). Logo após a casa, pega-se a primeira travessia de riacho. Na época não tinha pontos de passagem a seco e já começamos com os calçados molhados (prefira calçados respiráveis). Após a travessia, pegue a estrada novamente e siga subindo, enquanto a vista da Serra João do Vale vai ficando para trás.

Mais à frente, saia da estrada na bifurcação à esquerda na mata (observe ponto no tracklog). A partir desse momento até o começo do terceiro dia, a caminhada se dá na sua grande maioria em trilha fechada por dentro de mata de Caatinga. Para melhor se orientar, é preciso sempre estar atento à navegação pelo GPS e aos locais mais abertos na mata. O uso de GPS (celular ou dedicado) ou mapas é imprescindível.

Continuando na mata, a primeira cerca do dia aparece. Use um mourão mais a esquerda para poder pular. Somente mais a frente a trilha fica batida e começa a descer até a segunda travessia de riacho. Apesar de no dia estar correndo bastante água, fizemos a travessia a seco pisando por sobre as pedras.

Ao atravessar o riacho agora é hora de subir. Mais em cima passamos por um platô com uma boa área para acampamento, mas seguimos. A trilha continua bem batida e aberta até entrarmos numa mata mais fechada na segunda bifurcação do dia. Nesse momento pegamos o primeiro vara-mato da trilha.

Fique atento à essa bifurcação para não seguir pelo caminho atual e perder o ponto de entrada para o Crispiniano. A entrada na mata fica à direita da trilha principal, próximo a um córrego que no dia estava com água corrente (ponto de água no tracklog). A depender da época, esse pode ser utilizado como ponto de água na trilha.

Mais a frente surge uma subida mais íngreme, em meio a mata fechada já próximo ao açude do Crispiniano. Ao final dela, pegue a trilha que desce em direção a barragem do açude (ponto de percurso no tracklog). Em cima da barragem, seguimos vendo um profundo vale do lado direito que corre em direção à cidade de Triunfo Potiguar.

Após a barragem, passa-se por um colchete e o trajeto continua por uma trilha mais batida e de mata mais aberta que margeia o açude. Devido à mata ser densa, o açude não pôde ser avistado. Continue na trilha, até a terceira bifurcação no tracklog para ir à casa do Crispiniano. Na bifurcação, pegue à esquerda e mais em cima observe uma cerca do lado direito. Nesse trecho há um ponto de acampamento, mas preferimos acampar próximo ao açude.

A trilha segue bem ao lado da cerca e logo abaixo avista-se a porteira e a casa de taipa do Crispiniano. Chamamos para ver se havia alguém, mas ninguém apareceu. Entramos para olhar a casa mais de perto e achamos um tonel usado para captar água da chuva. Mais um ponto de água da trilha! A casa fica fechada, por favor respeite a propriedade alheia e não tente entrar ou dormir dentro dela.

Pegamos um pouco de água do tonel para encher nossas garrafas e seguimos para acampar. Para pegar a água, usamos uma garrafa pet cortada que estava sobre o telhado. Evite colocar a mão dentro para não contaminar a água da casa. Esse é o terceiro ponto de água da trilha.

O açude fica próximo a casa e o caminho até lá segue por uma trilha bem batida. Chegamos e achamos uma área aberta para acampar e montar as barracas.

DIA 2 - CRISPINIANO À CACHOEIRA DO TAPUIO

O objetivo deste dia é sair do Crispiniano, caminhar por cima da serra e chegar até a Cachoeira do Tapuio por baixo. A maior parte do percurso até a cachoeira é de descida. O começo segue um trecho bastante batido e aberto, que vai do açude até a primeira bifurcação do segundo dia.

A partir do açude, antes de chegar na bifurcação, caminhe até a casa de taipa e procure ao lado direito a continuação da trilha. Continue nela e fique atento para não perder de vista a primeira bifurcação à esquerda . Às vezes, com o mato fechado, nem se tem ideia que por ali existe alguma trilha. Observe o chão e a abertura na mata para encontrá-la e pegue à esquerda.

Apesar de planejar o trajeto com trilhas já estabelecidas na serra, nessa primeira bifurcação e ao longo da trilha, havia muito mato no chão bem como galhos atrapalhando a passagem. Havia um bom tempo que alguém passava por ali. Foi o primeiro vara-mato do segundo dia. Perdemos um pouco de tempo abrindo a trilha até chegar na segunda bifurcação.

Na segunda bifurcação, novamente pegue a esquerda, para descer em direção à cachoeira. Seguindo em frente, irá para a casa de Seu Antônio (trecho percorrido no terceiro dia). Desça mais um pouco até ficar na mesma direção do vale do riacho Tapuio. A cachoeira está logo em frente. A trilha até a cachoeira vai margeando a serra sendo possível avistar os paredões da serra ao lado e ouvir o barulho da água correndo em alguns pontos.

Continue até chegar ao riacho. Ao chegar nele, você tem duas opções para ir até o poço da Cachoeira do Tapuio: uma é por dentro do riacho caminhando por sobre as pedras ou por cima, num acesso de terra mais alto que fica na margem direita do riacho. A segunda opção leva até ao acampamento e também é a forma mais segura quando o nível de água está muito forte.

Para achar o ponto de subida para a trilha, logo após chegar ao riacho, caminhe mais um pouco e observe à direita um poço com água. O ponto de subida fica a direita desse poço. Suba utilizando as árvores e encontre em cima a trilha que vai para o ponto de acampamento e a cachoeira.

DIA 3 - CACHOEIRA DO TAPUIO AO POÇO REDONDO

O objetivo deste dia é basicamente a volta por baixo da serra em direção ao Poço Redondo. Volta-se pela mesma trilha da cachoeira até chegar na segunda bifurcação do terceiro dia.

Nessa bifurcação, pegue à esquerda para seguir pela trilha que vai até a estrada vicinal próximo a casa de Seu Antônio. Ao chegar na estrada a ida até a casa é opcional. Seu Antônio é morador local no Sítio Batalha na cidade de Triunfo Potiguar e conhece bem a região, vale a pena um papo com ele ou ir para pegar um pouco de água gelada.

O restante do dia é todo por estrada que facilita a caminhada. Alguns sítios e casas ainda são encontrados pela frente.

TRACKLOGS UTILIZADOS

Utilizei os seguintes tracklogs como base para auxiliar o mapeamento do percurso:

- Trecho de 2 km do tracklog do Marlon Aronson para chegar até a Cachoeira do Tapuio por baixo: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/cachoeira-tapuio-estrada-boa-22848911;

- Trecho de 5 km do tracklog do Júlio Formiga para ir do Poço Redondo à barragem do açude do Crispiniano: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/trilha-15699713;

O restante do percurso foi feito por conta própria.

OBSERVAÇÕES

- Lembre-se, você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- Leve seu lixo de volta;

- Sempre feche os colchetes, as porteiras/tronqueiras e evite danificá-los;

- Não adentre as casas alheias sem permissão;

- Deixe um morador local informado da sua intenção e evite deixar o carro a esmo sem que avise a alguma casa próxima;

- No acampamento, por se tratar de uma propriedade privada, seja discreto;

- A progressão da trilha depende do terreno, estado da trilha, da sua condição física, da navegação, etc. Se conheça primeiramente para poder chegar com segurança antes do final do dia no acampamento. Alguns pontos de acampamento intermediários podem ser encontrados no caminho;

- Apesar da grande presença de mata, o circuito possui algumas partes expostas ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;

Travessia Riacho

Pegar trilha à direta

Barragem do Açude

Bifurcação 3 (Dia 1)

Pegue à esquerda em direção a casa no Crispiniano

Ponto de Acampamento

Um bom lugar para acampar

PictographCampsite Altitude 820 ft

Acampamento Dia 1

Lugar de acampamento para o dia 1

Bifurcação 1 (Dia 2)

Pegar trilha à esquerda

Bifurcação 1 (Dia 3)

Entrada da trilha à esquerda

Motor

Ponto Subida

Ponto de subida à direita de poço com água (ponto de escavação)

Bifurcação 2 (Dia 3)

Pegar a trilha à esquerda

Bifurcação 3 (Dia 3)

Pegue à esquerda para voltar para o Poço Redondo e à direita para a casa de Seu Antônio

Casa Seu Antônio

Sítio Batalha

PictographCampsite Altitude 738 ft

Acampamento Dia 2

Bifurcação 2 (Dia 2)

Pegar trilha à esquerda. Em frente segue para casa de Seu Antônio (caminho dia 3)

PictographWaterfall Altitude 801 ft

Cachoeira do Tapuio

Quando chegamos no segundo dia a cachoeira estava com pouca água, mas durante à noite caiu uma forte chuva que fez com que a cachoeira pegasse água.