Activity

Circuito Serra Velha e Serra da Catuama

Download

Trail photos

Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama

Author

Trail stats

Distance
17.37 mi
Elevation gain
3,901 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,901 ft
Max elevation
2,146 ft
TrailRank 
64
Min elevation
-1,371 ft
Trail type
Loop
Time
one day 18 hours 53 minutes
Coordinates
4698
Uploaded
October 2, 2023
Recorded
September 2023
Share

near Itatuba, Paraíba (Brazil)

Viewed 142 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama Photo ofCircuito Serra Velha e Serra da Catuama

Itinerary description

Circuito Serra Velha e Serra da Catuama

ATENÇÃO Leia as observações no final

Circuito por trilha a pé saindo do sítio Surrão em Ingá/PB e passando pela Serra Velha em Ingá/PB e pela Serra da Catuama em Fagundes/PB. Trilha autônoma com distância total de 30 km aproximadamente. Feita em três dias (2 dias e meio) com pernoites em acampamentos selvagens. Também pode ser feita em dois dias começando cedo no primeiro dia.

Acampamento do primeiro dia na Serra Velha e do segundo dia na Pedra do Urubu na Serra da Catuama. Toda a água para beber foi conseguida nas casas de moradores. Confira a seguir os detalhes de como fazê-la.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking independente e autossuficiente com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 30 Km;
Ganho de elevação: 1189 m;
Dias: 3 dias (2 dias e meio);
Melhor época: Pode ser feito em qualquer época do ano, mas o ideal é no período menos quente do ano entre maio e agosto;
Data e hora de início: 22 de setembro de 2023 às 16h;

COMO CHEGAR

A cidade de Ingá/PB fica a 100 km de João Pessoa e 40 km de Campina Grande e é possível chegar de ônibus pela empresa Viação Rio Tinto ou de carro através da BR-230. Caso esteja de carro, a trilha começa e termina no mesmo local não sendo preciso nenhum tipo de transfer. Deixei o carro em frente à casa de Seu Aluísio, morador local do sítio Surrão de Baixo, no ponto marcado como estacionamento.

A estrada de Ingá até o ponto de estacionamento é relativamente boa e consegui chegar sem ser com carro 4x4 (fui num carro popular motor 1.6). Apenas tive uma certa dificuldade em um ponto na subida já chegando no Surrão, devido à inclinação e às condições da estrada, com muito cascalho e pedras soltas.

Outra questão a se atentar, é que na época em que fui, ainda não existia no Google Maps a estrada que vai até o Sítio Surrão. Então pode ser que o Google Maps não consiga traçar a rota até o ponto marcado como estacionamento. Para contornar essa dificuldade, coloquei no meu Wikiloc o tracklog “Ingá ao Sítio Surrão” que pode ser utilizado para chegar de carro até o local de estacionamento.

CIRCUITO

O primeiro dia (DIA 1 - SÍTIO SURRÃO DE BAIXO AO ACAMPAMENTO NA SERRA VELHA) tem apenas 2 km saindo do estacionamento no sítio Surrão ao acampamento na Serra Velha. Ao longo da subida é possível passar em alguns mirantes e ir apreciando a vista.

O segundo dia (DIA 2 - ACAMPAMENTO NA SERRA VELHA À PEDRA DO URUBU) tem 12 km saindo do acampamento na Serra Velha para o acampamento da Pedra do Urubu na Serra da Catuama. A trilha continua em direção à porção da Serra da Catuama em Fagundes/PB por sobre a serra. Esse dia passa por lugares como a Pedra do Convento, a Pedra da Furna e o Lajedo Bonito.

O terceiro e último dia (DIA 3 - PEDRA DO URUBU AO SÍTIO SURRÃO DE BAIXO) tem 15 km e é a volta para o local do estacionamento pela parte de baixo da serra.

DIA 1 - SÍTIO SURRÃO DE BAIXO AO ACAMPAMENTO NA SERRA VELHA

Esse dia inicia em frente à casa de Seu Aluísio, morador local do sítio Surrão de Baixo, que gentilmente nos recebeu e permitiu deixar o carro na sua propriedade. Após estacionar o carro, voltamos um pouco pela estrada até o ponto de subida da serra.

São cerca de 2.3 km até o ponto de acampamento com alguns trechos de subidas inclinadas até ficar mais suave em cima. Começamos a subir às 16h e levamos cerca de 1h para subir.

A trilha é bastante consolidada com trechos bem demarcados e abertos. Apenas ficar atento à primeira bifurcação do dia, para não errar e seguir em direção à Serra da Catuama. O caminho segue sempre à esquerda.

Me hidratei bem antes e subi com 2,5l de água, bebi meio litro na subida, usei 1l no acampamento para cozinhar/beber e 1l no começo do dia seguinte (poderia ter sido meio litro). Acabei indo com mais água pelo fato da trilha ter sido exploratória e não saber se haveriam moradores nas casas em cima da serra. Na subida 2l seriam suficientes.

Local do acampamento com bastante espaço para armar barracas e bem abrigado do vento. Bem próximo é possível ter acesso à Pedra do Campo, que tem vista tanto para o nascer como para o por do sol. De lá também é possível avistar algumas cidades como Itatuba e Ingá.

DIA 2 - ACAMPAMENTO NA SERRA VELHA À PEDRA DO URUBU

Esse dia tem um total de 12 km e segue em direção à Serra da Catuama para o acampamento na Pedra do Urubu. No começo do dia, desmontamos acampamento e subimos novamente na Pedra do Campo para ver o nascer do sol e aproveitar a vista dos morros vizinhos.

Começamos a caminhada às 8h e chegamos no acampamento por volta das 15h. Até o primeiro ponto de água são cerca de 2.2 km. Pegamos água gentilmente cedida pelo morador e seguimos em direção à Pedra do Convento e Pedra da Furna que estão logo ali próximo.

Das pedras, seguimos por cima da serra andando em alguns momentos com trechos sombreados pela vegetação da mata existente na serra. Trilha bastante demarcada e aberta. Algumas bifurcações para descer a serra são encontradas pelo caminho, mas sempre seguir pelo percurso do tracklog.

Após 5 km da Pedra do Convento, fizemos uma parada na casa de morador para descansar e almoçar. Entramos e pedimos permissão ao morador para sentar nas mesas que existiam no local. Lugar simples, mas aconchegante em meio à natureza.

Após o almoço, o percurso segue por mais 2km e meio até o próximo ponto de água antes da subida da Serra do Urubu. Esse percurso pega um caminho mais aberto até chegar numa estrada rural e tem a subida mais longa do dia.

Chegamos na casa do morador e abastecemos novamente de água. Na casa há uma venda com alguns itens. Subi a serra com 1,5l de água. No dia seguinte a trilha passa novamente pela casa.

Até o ponto de acampamento são cerca de 2 km. Chegamos na Pedra do Urubu com tempo para aproveitar o por do sol. É possível avistar as cidades de Fagundes, Galante e Campina Grande.

DIA 3 - PEDRA DO URUBU AO SÍTIO SURRÃO DE BAIXO

Esse dia é basicamente a descida da Serra da Catuama e a volta para o local de estacionamento por baixo da serra. Dia todo feito por estrada rural e tem 15 km no total. É possível pegar água nas casas nos primeiros 5 km do percurso, mas depois água somente após 12 km no Bar do Geraldo já chegando no Surrão.

OBSERVAÇÕES

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA, FECHE AS PORTEIRAS/TRONQUEIRAS, EVITE DANIFICAR AS CERCAS;

- Propriedades particulares no caminho, seja gentil e peça permissão para passagem;

- Lembre-se que você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- A progressão do terreno depende da sua condição física, se conheça primeiramente para por segurança chegar antes do final do dia no acampamento e no final da trilha;

- Trilha de dificuldade moderada pela distância, possui algumas subidas íngremes no começo do dia. Para iniciantes ou pessoas sem condicionamento físico pode ser uma trilha de alta dificuldade principalmente devido ao peso da mochila;

- Travessia com partes expostas ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios. Há boa oferta de água nas casas dos moradores;

Waypoints

PictographCampsite Altitude 2,014 ft
Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1

Acampamento Dia 1

PictographCampsite Altitude 2,054 ft
Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2

Acampamento Dia 2

PictographFountain Altitude 951 ft

Bar do Geraldo

Bar com venda de bebidas

PictographIntersection Altitude 1,821 ft

Bifurcação

Pegue à esquerda

PictographIntersection Altitude 1,837 ft

Bifurcação

Pegue à esquerda

PictographIntersection Altitude 1,683 ft

Bifurcação

Direita para mirantes

PictographIntersection Altitude 1,447 ft

Bifurcação

Pegar à direita

PictographIntersection Altitude 807 ft

Bifurcação

Direita

PictographIntersection Altitude 961 ft

Bifurcação

Seguir pela direita

PictographWaypoint Altitude 1,027 ft

Casa Seu Aluísio

Sítio Surrão de Baixo

PictographWaypoint Altitude 1,719 ft

Casas de Moradores

PictographWaypoint Altitude 1,762 ft
Photo ofDescanso

Descanso

Ponto de almoço e hidratação. Pegamos água na casa do morador

PictographCar park Altitude 1,043 ft

Estacionamento

PictographWaypoint Altitude 1,037 ft

Início Subida

PictographWaypoint Altitude 1,654 ft

Mercado

Venda na casa do morador

PictographWaypoint Altitude 1,703 ft
Photo ofMirante Photo ofMirante Photo ofMirante

Mirante

PictographWaypoint Altitude 1,696 ft

Pedra da Furna

PictographWaypoint Altitude 1,972 ft
Photo ofPedra do Campo Photo ofPedra do Campo Photo ofPedra do Campo

Pedra do Campo

Mirante 360

PictographWaypoint Altitude 1,732 ft

Pedra do Convento

PictographWaypoint Altitude 2,060 ft
Photo ofPedra do Urubu Photo ofPedra do Urubu Photo ofPedra do Urubu

Pedra do Urubu

PictographWaypoint Altitude 1,549 ft

Visual

PictographWaypoint Altitude 945 ft
Photo ofVisual Photo ofVisual

Visual

PictographFountain Altitude 1,703 ft

Água

Água na casa de morador

PictographFountain Altitude 1,654 ft

Água

Pegamos água na casa do morador

PictographFountain Altitude 1,654 ft

Água

Água na casa de morador

Comments

    You can or this trail