Circuito Peixe Tolo

one day 20 hours 59 minutes
June 1, 2021
May 2021

near Ouro Fino, Minas Gerais (Brazil)

Estacionamos no camping bar do Geraldo da Dodora, e começamos a caminhada as 15:00 horas, pelo estradão. Caminhamos até a casa do senhor Milton, onde com sua autorização, atravessamos o pasto e iniciamos a subida de aproximadamente 2km, com ganho de elevação aproximado de 380m. Subida dura, onde pegamos MUITO micuim. Encontramos um espaço pra barraca bem próximo do rio, onde tomamos um bom banho e passamos a noite. Segundo dia acordamos com calma e atravessamos o cânion por cima, podendo avistar a parte baixa por vários ângulos. Finalizamos o dia descendo por entre pedras, sem trilha marcada, até chegar na parte alta da cachoeira do altar, onde passamos o resto da tarde, tomamos um banho e acampamos alguns metros adiante, em uma área que parece ser de tropa. Se proteja de carrapatos e formigas. Roupas sujas em cima de árvores podem ser picadas durante a noite, assim como o fundo da barraca. Terceiro dia acordamos na parte alta do altar, e depois de tomar café com calma e desfrutar do poço, seguimos a caminhada descendo lateralmente, numa passagem estreita que deu acesso à cachoeira do alta. Linda. Ficamos pouco e a atravessamos tomando rumo à florestinha, uma subida dura, mas entre árvores, diminuindo o desgaste com o sol. A subida e rápida e logo chegamos em um platô, onde, por um mirante, podemos avistar a cachoeira do altar de frente, e a fenda por onde desce o córrego Teodoro. Depois é só descer a rampa de cascalho branco, e já chegamos no camping da Dulce (lindo, organizado, e bem próximo à cachoeira rabo de cavalo), onde não tem Heineken. Seguimos para o carro que estava no camping Bar do Geraldo, onde pedimos um almoço (Heineken). Finalizamos sem fazer a cachoeira rabo de cavalo e o cânion por dentro. Temos o que fazer no próximo retorno à Candeias, Itacolomi, distrito de Conceição do Mato Dentro.