Circuito Ferradura + Garganta do Diabo e Cachoeira Anúbis.

Photo ofCircuito Ferradura + Garganta do Diabo e Cachoeira Anúbis. Photo ofCircuito Ferradura + Garganta do Diabo e Cachoeira Anúbis. Photo ofCircuito Ferradura + Garganta do Diabo e Cachoeira Anúbis.

January 24, 2022
January 2022

near Rio Grande da Serra, São Paulo (Brazil)

Da pra passar facilmente por baixo do duto atravessando o riozinho, mas o legalzinho é passar por cima no tronco ver seu equilíbrio 😅

Só um potinho 'turístico' mesmo para bem se localizar no caminhozinho.

PictographLake Altitude 2,402 ft

PictographCampsite Altitude 2,392 ft

Áreazinha de camping, creio que cabe umas 4 barracas.

PictographLake Altitude 2,385 ft

Lago da Cristal, e logo abaixo após espaço de camping temos a Cachoeira da Cristal.

Sempre se atente ao segurar nas cordas, antes veja se está firme, muitas delas por ali estão com nó já bem antigo, e material de corda desgastado, para certificar que terá firmeza e segurança para utilizar como base de apoio.

Cachoeira Encantada

Sempre me encanto não importa quantas vezes vejo essa lindeza.

Foto para noção de localização.

Cachoeira dos Ventos.

Quedinha d'água parte de baixo da Cachoeira, logo após segunda foto já se avista a Cachoeira dos Ventos, que comumente a chamam de Cachoeira Escondida também.

Beirando a direita subimos pela quedinha de água, para a Cabeceira da cachoeira, subidinha na queda d'água pelas pedras, tomar cuidado com as chances de escorregar durante a subida entre as pedras, nem tão escorregadias nesse pequeno trecho.

Cabeceira Cachoeira dos Ventos

Com baixa visibilidade, mesmo com a neblina, só a vista da Cachoeira de cima já é linda. Na cabeceira temos o inicio da queda da Cachoeira, e que pra mim foi o que deu sentido ao pessoal muito chamar a Cachoeira dos Ventos de escondida. Como não se da para ver esse início de sua queda de baixo, acredito que na verdade chamam esse trecho dela de Escondida, e comumente acabou ficando conhecida como Cachoeira Escondia ela por si toda, por conta de inicio de sua queda não ser visível de baixo, somente subindo a cabeceira, é uma queda muito bonita inclusive.

Descemos novamente o trecho de pedras que subimos para a cabeceira, e fomos indo sentido as pedras e rio.

Pedrona - Mini Caverva

Pedrona que acho bonita indo pra baixo dela tem uma mini caverninha 😊

Passagem Vale da Morte

Eu chamo de passagem do multiverso 😄

PictographInformation point Altitude 1,748 ft

Placa colocada pelos bombeiros afim de facilitar o resgate na região com facilidade de localização de alguns pontos.

Poço do Portal

Descendo abaixo do poço do portal, trajeto beirando as pedras via destino Garganta do Diabo.

Encantada com essa quedinha de água, por isso o registro 😊

PictographLake Altitude 1,536 ft

Subida de corda

😈

PictographLake Altitude 1,489 ft

Passa por esse pocinho depois ir sentido a esquerda para chegar ao Anúbis.

Possui cordinha para apoio mas sempre bom lembrar que é para um apoio alternativo, procurando sempre apoio mais nas pedras com segurança de firmeza, e certificar se a corda que já esta ali está com o nó bem feito e segura. (Maioria das cordas da Garganta e Anúbis estavam em estado de novas até, parecem que forma recém trocadas).

Cachoeira Anúbis

Acesso ao Anúbis, por onde entramos e saímos, saindo da garganta do diabo para descer ao Anúbis entre a esquerda dessa pedra.

Retornamos o caminho todo do Vale beirando as pedras para chegar ao portal do Vale da Morte novamente, e fizemos a volta pelo caminho da fumaça. No caso para fazer a volta para cachoeira dos grampos - Janela do Céu, entre a esquerda, e sentido a volta pelo caminho da Cachoeira da Fumaça entre a direita.

Photo ofQuedas da Fumaça - Subida beirando a direita Photo ofQuedas da Fumaça - Subida beirando a direita Photo ofQuedas da Fumaça - Subida beirando a direita

Quedas da Fumaça - Subida beirando a direita

Ponto de melhor localização.

Cachoeira da Fumaça (lago da fumaça).

Baixa visibilidade com bastante neblina para o mirante da fumaça, ai digo em minhas palavras que seria o 'lago da fumaça'.

PictographLake Altitude 2,426 ft

Fim do trajeto

Esse caminho da volta tem muita lama no percurso kkkk, até em dias não chuvosos. Fim da trilha com serenidade do tipo de canseira mais gostosa que amo sentir.