Circuito Dunas da Joaquina, Praia Secreta, Praia do Gravatá (Florianópolis SC)

Photo ofCircuito Dunas da Joaquina, Praia Secreta, Praia do Gravatá (Florianópolis SC) Photo ofCircuito Dunas da Joaquina, Praia Secreta, Praia do Gravatá (Florianópolis SC) Photo ofCircuito Dunas da Joaquina, Praia Secreta, Praia do Gravatá (Florianópolis SC)

July 24, 2021
July 2021

•   3.7 1 review

near Rendeiras, Santa Catarina (Brazil)

Circuito de trilhas passando pelas Dunas da Joaquina, Praia Secreta e uma prainha de pedras que eu nem conhecia, e a minha praia preferida: a Praia do Gravatá. Passamos por alguns mirantes bonitos, como a pedra do Urubu, que pouca gente conhece.

O recomendo levar:
1,5 litros de água
Lanches leves (Sanduíches, amendoim, barras de proteína)
Botas (Há um trajeto por costão que não recomendo fazer de tênis, mas dá)
Protetor solar
Protetor labial
Casacos

Estacionamos o carro na ponta do Pitoco e caminhamos um pouquinho até o início das Dunas da Joaquina. Fizemos isso pra driblar o trânsito intenso que estava no momento, já que começamos a trilha por volta das 13h. Não foi nenhum problema caminhar pela beira da lagoa, atravessar a ponte e ir pelas rendeiras, inclusive recomendo essa caminhadinha pra aquecer haha.
Chegando nas dunas, pela avenida das rendeiras, começamos a subir sentido Praia da Joaquina, costeando a mata que se encontra por ali. A caminhada pelas dunas é exigente, tanto pelo possível calor, quando por trechos de subida em areia fofa. Seguimos pelas dunas até encontrar a Av. Prefeito Acácio, por onde seguimos para encontrar a entrada da trilha pra praia secreta. Essa trilha é bem agradável, por entre árvores e com uma brisa show, onde fomos até o costão e encontramos uma prainha de pedras, parecida com a praia secreta, que eu não conhecia. Haviam algumas pessoas pescando pelo costão. Da praia de pedras em direção à Praia Secreta, passamos pelo costão, ou seja, pedras enormes que encontram a água do mar. Há bastante espaço até a água e as pedras são bem porosas, o que torna o trajeto bem ok, mas provavelmente depende da maré. Não recomendo passar por ali de tênis, pois o risco de escorregar e machucar é maior. Logo após a passagem pelo costão, é possível ver o rastro de trilha onde você vai começar a sair das pedras e vai subir por trilha. O ponto culminante é um mirante lindo formado por uma pedra gigante, que te dá a visão da praia secreta e do costão.
Seguindo adiante por trilha, chegamos na Ponta do Gravatá, com as pedras características e muito conhecidas da Praia do Gravatá. De lá descemos em direção à praia e começamos a retornar pela trilha tradicional do Gravatá.
Demos uma apressada pra pegar o pôr do sol na Pedra do Urubu, uma pedra enorme que fica mais ou menos no caminho da trilha do Gravatá. Pra chegar nela é preciso pegar um caminho auxiliar, onde a entrada é pela trilha do Gravatá mesmo. Da Pedra você vai ter uma visão de quase 360 graus, onde é possível ver a lagoa, a barra da lagoa, as dunas da joaquina (nosso ponto de partida), praia mole, galheta, morro da galheta, e por aí vai ;D
Já escurecendo, seguimos pela trilha até a rodovia. Trânsito intenso de fim de tarde, e nós apenas passamos caminhando de volta em direção ao carro, pela orla da Lagoa da Conceição.
Todas as trilhas são bem demarcadas e inclusive o trajeto por costão não demonstrou grandes perigos, por isso estou classificando o percurso como fácil. Porém, o trajeto completo é longo e demanda um pouco de condicionamento físico. Nada impede fazer as trilhas individualmente, visitar às praias e voltar pela mesma trilha de forma a reduzir ou fracionar o trajeto.

Já e possivel ver o local da praia

Chatinha de subir

Possível chegar via trilha

• mateusnasser74 Aug 4, 2022

Trilha exigente fisicamente mas com cenários exuberantes. Não possui muitas placas é possível pessoas iniciantes se perderem, mas seguindo o wikiloc bem da pra fazer. Trilha com muitos mirantes exuberantes e lindos