Photo ofCircuito dos Cinco Lagos + Pedra do Altar - Saindo do Abrigo Rebouças (PNI 2023) Photo ofCircuito dos Cinco Lagos + Pedra do Altar - Saindo do Abrigo Rebouças (PNI 2023) Photo ofCircuito dos Cinco Lagos + Pedra do Altar - Saindo do Abrigo Rebouças (PNI 2023)

1976
June 11, 2023
June 2023

•   4.7 1 review

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

Feito em 09 de junho de 2023.

Uma das trilhas mais belas no PNI, que te brinda com visuais incríveis. Uma experiência obrigatória para quem visita o Parque.

É recomendável o uso de sapatos adequados para trilhas. O caminho passa por pedras íngremes e exige boa aderência da bota ou tênis.

Não iniciar a trilha em horário muito tarde. Deixar avisado no Posto Marcão (Portaria do PNI) que vai fazer o Circuito e pedir a braçadeira para a trilha.

O caminho é pouco protegido do sol, com poucas sombras e vegetação predominantemente rasteira. Até nos dias mais frios, o sol bate com força e queima bastante. Não esqueça do protetor solar.

A maior parte do caminho é feita sobre trilha demarcada, que está bem cuidada, limpa, em excelentes condições.

Uma porção do caminho, porém, é feita sobre um caminho de pedra. Nessa seção é possível se guiar pelos postes de marcação e pelas pilhas de pedra.

Toda a trilha conta com extensa sinalização e placas informativas.

Leve no mínimo 1,5 L de água. Existe fonte de água (Cachoeira dos Cinco Lagos) que te permite encher a garrafa, jogar uma água no rosto e se abastecer. Está marcado no mapa.

A água aparente ser de boa qualidade. Recomendo descer uns 10 metros para baixo da cachoeira, saindo da trilha, e pegar a água mais corrente e volumosa.

Não existe dificuldade técnica, apenas alguns trechos de caminhada sobre pedra. Justamente por isso, não se deve fazer a trilha em tempos chuvosos ou com o caminho molhado.

A trilha não é muito longa e te permite imprimir um ritmo mais tranquilo. A parte da ascensão para a Pedra do Altar é bem inclinada, mas muito fácil de ser feita. O cume é acessível por simples caminhada.

Não altere em nada o meio ambiente. Não jogue lixo, traga tudo que é seu de volta. Nem mesmo resto de comida e cascas de frutas podem ser jogadas na natureza. Não polua as fontes de água.

Boa trilha!

Pegar para direita

• Photo of Ricardo Rosa 6
    Ricardo Rosa 6 Feb 1, 2024

Realmente é uma das trilhas mais belas do parque.

Fácil de se fazer, no sentido de estar bem sinalizada, mas o trecho da carrasqueira não é tão fácil, tinha vários pontos com água minando e alguns trechos são relativamente altos.

Acabei não subindo a Pedra do Altar, tinha que voltar cedo, mas foi ótimo seguir essa trilha só pelo circuito.